Sabia que cada vez mais tanto pré-universitários quanto universitários buscam por livros de desenvolvimento pessoal? Isso não acontece à toa, pois esse é um assunto que tem tudo a ver com entrar no mercado de trabalho e trilhar uma carreira de sucesso.
Afinal de contas, ele te deixa a par de como reconhecer, desenvolver e, principalmente, refinar as suas habilidades comportamentais, emocionais e sociais. Estas serão bastante úteis para o exercício da profissão escolhida, para a atuação em equipe e na adaptação à rotina das empresas.
Movidos por isso, listamos 10 obras sobre esse tema que vão render uma ótima leitura. Lembrando que você pode encontrar esses e outros livros sobre carreira em plataformas como a Amazon (Kindle), o Skeelo e o Audible. Dito isso, vamos aos títulos?!
1. Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso
A primeira obra da nossa lista de livros para a carreira profissional é “Mindset – A Nova Psicologia do Sucesso”. Nela, uma renomada psicóloga norte-americana apresenta o funcionamento da mente em relação às mudanças do dia a dia e como isso afeta a personalidade e o comportamento das pessoas.
A partir daí, ela discorre sobre a necessidade de criação de metas para guiar nossos passos e como é possível desenvolver uma postura flexível diante dos desafios da vida.
2. Comece pelo Porquê
Já “Comece pelo Porquê” é um título focado em como nascem os grandes líderes, responsáveis por comandar projetos, meios de marketing e mídia, colaboradores, recursos financeiros etc. Esse é um aspecto constantemente buscado pelo mercado de trabalho.
Para isso, o livro destrincha os principais pontos responsáveis por garantir que uma pessoa seja capaz de assumir responsabilidades, influenciar positivamente os outros e conquistar resultados além do esperado.
3. Conversas Corajosas
Dando continuidade à nossa seleção de livros de desenvolvimento pessoal, temos “Conversas Corajosas”. Nele, a autora aborda as principais ações ao nosso alcance para estimular, desenvolver e melhorar os relacionamentos interpessoais presentes na vida íntima, acadêmica e profissional.
Para isso, ela explica como funciona a comunicação não violenta, na prática, e quais são os princípios de humanização e empatia que a regem. Ou seja, um baita conteúdo!
4. Inteligência Emocional
Em “Inteligência Emocional” você tem a oportunidade de estudar sobre o conceito que dá nome à obra e é um dos mais populares do século XXI. Afinal, muitos profissionais são qualificados para o cargo que ocupam, mas não sabem como lidar com a pressão, as cobranças do trabalho, os contratempos que aparecem na rotina e, acima de tudo, com as próprias falhas.
É aí que entra o debate sobre a importância do autocontrole, da resiliência e da gestão de emoções em situações difíceis ou de alto nível de estresse.
5. Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar
“Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar” trabalha a cognição humana — isto é, memória, atenção, pensamento, percepção, entre outros pontos. Além disso, mostra a importância dela para as pessoas, ressaltando estratégias e técnicas que ajudam a desenvolvê-la e potencializá-la para as nossas necessidades cotidianas.
6. As Armas da Persuasão
“As Armas da Persuasão” é mais um dos livros de desenvolvimento pessoal que não pode faltar nesta lista. Isso porque ele trata justamente sobre a comunicação e a oratória, revelando como elas têm um peso muito importante sobre as nossas conquistas e realizações diárias.
Daí em diante, a obra apresenta técnicas para praticá-las e melhorá-las de acordo com a sua atividade profissional e o seu contato com clientes ou colegas de ramo.
7. O Poder do Hábito
Outro dos livros para a carreira profissional é “O Poder do Hábito”, que traz a temática da estagnação e os principais recursos pessoais que temos para combatê-la e superá-la, como a proatividade, a resiliência, o gerenciamento de tempo e a capacidade de adaptação.
Para tanto, ele explora exemplos práticos de como você pode reestruturar o seu cotidiano e adotar padrões mais favoráveis para alcançar os seus objetivos profissionais.
8. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas
Apesar do nome, não se deixe enganar, pois “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” não se trata de manipulação. Ao contrário, é um livro que debate sobre aprimorar sua capacidade de comunicação com diferentes pessoas para se tornar um indivíduo mais agradável, empático e que transmite sua mensagem com clareza.
Para completar, ele mostra como uma boa comunicação aumenta o seu poder de persuasão. E essa característica é essencial em momentos de debate e negociação, principalmente no trabalho.
9. Descubra seus Pontos Fortes
Já “Descubra seus Pontos Fortes” é um livro que discute a importância de se autoconhecer e compreender quais são as mais importantes qualidades do seu perfil pessoal. A partir daí, você pode usá-las ao seu favor no meio profissional para se destacar em qualquer empresa, não importa o ramo dela.
Em paralelo, a obra também mostra como muito gestores e líderes não dão a devida atenção a esse assunto e acabam prejudicando a produtividade da equipe.
10. A lei do Triunfo
Por fim, “A lei do Triunfo” reúne o que o autor considera lições essenciais para o sucesso de qualquer indivíduo. Seus capítulos discutem, por exemplo, a proatividade, o engajamento, a liderança, a autoconfiança e o autocontrole — aspectos que as organizações vêm valorizando cada vez mais nos funcionários que contratam.
Afinal, elas sabem que isso influencia não apenas o clima do ambiente de trabalho, mas também o relacionamento com os clientes e o controle de despesas financeiras.
Deu para ver que não faltam livros de desenvolvimento pessoal que valem a penas serem lidos, pelo menos, uma vez na vida, não é mesmo? Por isso, aproveite as dicas da nossa lista para trabalhar suas habilidades, conhecer melhor as demandas do mercado e ficar por dentro das características profissionais mais valiosas em diferentes áreas de atuação.
Tudo isso será bastante enriquecedor e vai te ajudar a se capacitar com mais qualidade para as suas experiências na carreira, além disso você ampliará seu repertório de livros.