Seguir carreira na Medicina é o grande sonho de muitos estudantes que se dedicam intensamente para passar no vestibular e ingressar no Ensino Superior. No entanto, antes de dar o importante passo de escolher esse curso tão concorrido, é interessante entender como funciona a faculdade de Medicina no dia a dia.
Afinal, essa é uma graduação complexa, que exige bastante esforço por parte do universitário diante dos desafios enfrentados ao longo do curso. Além disso, assim como nas demais profissões da área da saúde, a formação é indicada para pessoas com um determinado perfil.
Diante disso, preparamos este post com o objetivo de ajudar você a compreender como funciona a faculdade de Medicina e descobrir se tem o perfil ideal para apostar nesse curso. Acompanhe!
Características da graduação em medicina
Com 6 anos de duração, o curso de Medicina é voltado à formação de profissionais que se dedicam aos cuidados necessários para a prevenção de doenças e restauração da saúde e do bem-estar das pessoas. Além de ser uma graduação mais longa — outros cursos duram entre 4 e 5 anos —, ela também apresenta outra característica diferenciada: aulas em horário integral.
Isso significa que, em vez de frequentar a faculdade apenas no turno da manhã, da tarde ou da noite, você pode ter aulas em qualquer um desses horários. Assim, é preciso ter uma boa disponibilidade de tempo, pois terá muitas aulas em turnos variados e ainda vai precisar estudar nas horas vagas para absorver todos os conteúdos do curso.
Abaixo, listamos algumas disciplinas que fazem parte da grade curricular da faculdade de Medicina:
- Anatomia;
- Biomorfologia;
- Clínica Cirúrgica;
- Doenças Infecciosas e Parasitárias;
- Emergências Médicas;
- Epidemiologia;
- Farmacologia Médica;
- Fisiopatologia;
- Imunologia Médica;
- Microbiologia Médica;
- Oncologia e Hematologia;
- Parasitologia Médica;
- Patologia Geral;
- Psicologia Médica;
- Saúde da Criança e do Adolescente;
- Saúde da Família;
- Saúde da Mulher;
- Saúde do Idoso;
- Saúde Mental.
LEIA MAIS: Conheça o perfil do estudante de Medicina
Como é possível perceber a partir dessa lista de disciplinas, a graduação oferece uma formação generalista, isto é, que aborda diversos campos de estudo. Por isso, uma das vantagens de cursar Medicina é justamente a possibilidade de, após a formatura, escolher uma das muitas especialidades disponíveis para direcionar a carreira por meio das residências médicas.
Outra vantagem importante é o amplo leque de locais nos quais se pode trabalhar, os quais variam de hospitais, clínicas e consultórios até centros de pesquisa, entre outros, no setor público e privado. Para isso, no entanto, é necessário que o profissional esteja registrado no Conselho Federal de Medicina — a falta desse registro caracteriza exercício ilegal da profissão.
Na prática, os 6 anos da graduação são divididos em 3 ciclos, cada um com 2 anos de duração.
Ciclo básico
Os primeiros 2 anos do curso são compostos principalmente de disciplinas teóricas, com o objetivo de introduzir os estudantes no mundo da Medicina. De modo geral, elas são voltadas para o funcionamento do corpo humano, abordando conteúdos como os que são vistos nas aulas de Biologia do Ensino Médio, mas de forma muito mais detalhada.
Matérias como Anatomia, Biomorfologia e Microbiologia fazem parte desse ciclo, mas disciplinas como Patologia Geral — que estuda as doenças — também estão incluídas na grade curricular. Além disso, podem ser realizadas visitas às unidades básicas de saúde (UBS) e aulas práticas em laboratórios da instituição de ensino, os quais devem ser muito bem equipados para atender às necessidades do curso.
Ciclo clínico
O terceiro e o quarto ano da faculdade de Medicina são chamados de ciclo clínico. Nessa fase, os estudos sobre as doenças continuam, mas de forma ainda mais profunda. O objetivo é entender suas causas, a maneira como podem afetar o corpo humano e quais são as formas de tratamento disponíveis.
O ciclo clínico é focado na preparação para lidar diretamente com as pessoas, o que coloca os estudantes em contato com pacientes em consultórios e ambulatórios conveniados à instituição de ensino. Esse também é o momento de aprender a analisar os resultados de exames e de interpretar os relatos a fim de chegar a um diagnóstico.
CONHEÇA! TOUR 360° – LABORATÓRIOS DO UNIFACID
Internato
O último ciclo da graduação em Medicina, o qual se refere ao quinto e ao sexto ano do curso, recebe o nome de Internato. Ele é composto de estágios obrigatórios que precisam ser feitos em várias áreas de atuação do futuro médico, como Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Saúde da Criança, da Mulher, do Idoso e da Família, entre outras especialidades.
Quando chegar à fase do Internato, você também vai começar a dar plantões em hospitais, tendo a chance de atender situações de emergência, realizar procedimentos como suturas e até mesmo auxiliar em partos. Tudo isso, é claro, sob a supervisão de profissionais consolidados em suas áreas.
Perfil do estudante de medicina
Ao estudar Medicina e se tornar um bom profissional, é importante ter interesse genuíno em ajudar os pacientes a recuperarem a saúde e o bem-estar. Nesse tipo de trabalho que exige tanta proximidade com as pessoas, outras características essenciais são a facilidade na comunicação, para estabelecer uma boa relação médico-paciente, e a empatia, para saber respeitar as dores e dificuldades de cada indivíduo.
No perfil do estudante de Medicina também não pode faltar o gosto pelos estudos, pois se trata de um curso longo e complexo, cujo conteúdo deve ser assimilado com o máximo de precisão. Essa mesma aptidão é útil ao longo da carreira, porque um bom médico precisa estar sempre atualizado, acompanhando as novidades da área, o que exige a leitura constante de publicações especializadas.
Agora que você já sabe como funciona a faculdade de Medicina, é hora de intensificar os estudos a fim de garantir a vaga nessa graduação. Por fim, vale a pena ressaltar que é fundamental escolher uma instituição de ensino renomada para ter acesso a uma formação de excelência. Desse jeito, você vai concluir o curso pronto a enfrentar sem medo os desafios dessa profissão tão importante na sociedade.