Dicas de bem-estar infantil e saúde mental? Confira 7!

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Tempo estimado de leitura: 8 minutos

Professora do UniMetrocamp destaca quais sinais podem indicar aos pais e responsáveis que os pequenos precisam de ajuda além de dar dicas de bem-estar.

Criança não entende”. “Para criança tudo é brincadeira”. Quantas vezes não ouvimos essas frases nos últimos tempos? Em época de muito estresse e incertezas, nossa atenção parece se concentrar no impacto emocional que os adultos sofrem com o isolamento social, o receio do coronavírus, a perda de entes queridos e a crise econômica. 

Mas para a garotada  o desafio não é menor: de uma hora para outra, toda a rotina mudou, os amigos ficaram longe, os passeios cessaram, os pais parecem mais preocupados e tristes.

A imaturidade para processar tudo isso pode causar sofrimento psicológico e se refletir no comportamento. Dificuldade de se concentrar, tédio, irritação, inquietação, nervosismo, isolamento e preocupação excessiva foram os sintomas mais comuns apontados em estudo com pais de crianças entre 3 e 18 anos, quando questionados sobre as alterações emocionais dos filhos na quarentena. 

Neste artigo, conheça definições e dicas de bem-estar e saúde mental e como estes conceitos se relacionam à realidade infantil, principalmente neste momento de pandemia. Durante a leitura, ainda, confira as dicas de bem-estar da psicóloga  e professora do curso de Psicologia do Centro Universitário UniMetrocamp, Juliana Soares de Jesus, sobre atividades que estimulem o bem-estar infantil, além de como organizar uma rotina saudável para as crianças.

O que é e quais são os tópicos do bem-estar?

O conceito de bem-estar está associado ao estado de satisfação plena das necessidades do corpo, da mente e/ou do espírito. Dessa forma, para atingir tal estado, dicas de bem-estar sobre a prática de algumas atividades e a atenção às reações físicas e mentais são essenciais.

A Constituição da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 1946, define a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou de enfermidade”. 

Quando essas dimensões encontram-se em desequilíbrio, vários outros setores da vida do ser humano são afetados e isto acontece tanto com os adultos quanto com as crianças. Assim, algumas dimensões que determinam o bem-estar humano são:

1. Saúde física

A saúde física está relacionada ao pleno funcionamento corporal do ser humano. Por isso, é preciso considerar dicas de bem-estar que tragam uma preocupação com a alimentação e a atividade física

No Brasil, no entanto, segundo o estudo “Efeitos da pandemia na alimentação e na situação da segurança alimentar no Brasil”, feito por um grupo de pesquisadores da Universidade Livre de Berlim, na Alemanha, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade de Brasília, mais de 59% dos domicílios entrevistados passaram por situação de insegurança alimentar no último trimestre de 2020. A porcentagem representa 125,6 milhões de brasileiros.

Além disso, 44% reduziram o consumo de carnes e 41% diminuíram o consumo de frutas. Esses dados revelam que as instabilidades socioeconômicas foram agravadas pela pandemia.

2. Saúde mental

Já a saúde mental diz respeito ao equilíbrio entre sentimentos e emoções diante dos diversos acontecimentos que surgem na vida do indivíduo.

Segundo pesquisa do Ministério da Saúde que reuniu informações sobre a saúde mental do brasileiro durante a pandemia da Covid-19, a ansiedade é o transtorno mais presente no período

O estudo verificou dados como, por exemplo, alta proporção de ansiedade (86,5%); certa presença de transtorno de estresse pós-traumático (45,5%); e uma baixa proporção de depressão (16%) em sua forma mais grave.

Como este é um assunto que tem tido relevância atualmente, traremos dicas de bem-estar e saúde mental mais adiante.

3. Saúde social

Por fim, a saúde social envolve a manutenção de relações sociais saudáveis. Aqui, portanto, formar redes de apoio são dicas de bem-estar essenciais para manter o equilíbrio entre as dimensões e devem ir além dos familiares.

Essa dimensão da saúde foi diretamente afetada pela pandemia. Afinal, o isolamento social foi a principal medida de prevenção quanto à covid-19. Momentos de relação social foram cortados, o que obrigou as pessoas a adaptarem seus estilos de vida.

A imagem contém uma mulher seguindo as dicas de bem estar infantil e lendo para suas crianças.
Um momento de leitura com as crianças é uma das dicas de bem-estar essenciais!

Como a pandemia afetou a saúde mental das crianças?

“Já estamos há mais de um ano vivendo o isolamento imposto pela pandemia e tivemos que nos adaptar diante da impossibilidade de acessar algumas experiências diárias, mudar a dinâmica e atividades em nossa rotina, mas especificamente em relação às crianças, os pais precisam estar atentos às mudanças nos padrões de comportamento”, diz a psicóloga e professora do curso de Psicologia do Centro Universitário UniMetrocamp, Juliana Soares de Jesus.

“Alguns sinais podem estar no excesso ou no déficit, como comer mais ou menos, dormir mais ou ter insônia, por exemplo”, destaca. “Outros, surgem na forma de se expressar, como choro, isolamento, falta de diálogo, irritabilidade”, enumera. 

O que aumenta a sensação de bem-estar infantil?

Considerando todas essas mudanças de rotina e, consequentemente, no comportamento infantil, a especialista do UniMetrocamp separou, portanto, sete dicas de bem-estar de atividades que podem ajudar a apoiar a saúde mental das crianças neste período. 

“São ideias que favorecem o desenvolvimento da garotada, a vivência de outras experiências e a interação em família, mas caso os sinais de que algo não vai bem persistam, é sempre indicado buscar ajuda profissional”, recomenda Juliana. 

1. Contar histórias

Ler as histórias e conversar sobre os personagens, suas ações e sentimentos, por exemplo, auxilia a criança a entender e expressar seus próprios sentimentos. 

2. Evitar o uso excessivo de telas (computadores, TV, tablet, etc)

Além do cansaço mental, são necessárias atividades diversificadas para que diferentes características psicológicas sejam desenvolvidas.

3. Propor brincadeiras

Propor brincadeiras para que as crianças possam experienciar conflitos, lidar com os sentimentos e ampliar o diálogo entre pais e filhos.

4. Filtrar informações

Sempre passar às crianças informações com calma, explicando devagar e com clareza, buscando não transparecer aflições, medos ou raiva, pois elas ainda estão aprendendo a compreender e expressar emoções. 

5. Produzir brinquedos com objetos existentes em casa

O trabalho manual desenvolve diferentes características motoras e psicológicas além da vivência de outras experiências – que não são possíveis neste momento devido ao isolamento. 

6. Propor encontros virtuais dos filhos com os amigos da escola

Fortalecer o vínculo e a sensação de pertencimento das crianças favorece a construção da identidade e personalidade.

7. Realização de atividades físicas

Correr ou (em ambientes menores) alongar-se são atividades necessárias e importantes também nessa faixa etária para a liberação de energia.

A imagem contém um infográfico ilustrativo com as dicas de bem estar sugeridas pela psicóloga e professora Juliana Soares de Jesus.
Infográfico Dicas de bem-estar infantil

Como planejar uma rotina saudável para as crianças?

Além das dicas de bem-estar trazidas por Juliana, é importante estabelecer uma rotina saudável para as crianças, mantendo um ritmo mesmo com as atividades rotineiras alteradas.

Segundo a psicóloga e neuropsicóloga Valeska Magierek, estabelecer uma rotina saudável é importante pois, com isso, a criança se sente segura para adquirir e manter hábitos saudáveis até tornar-se adulta. 

Dessa forma, ter o hábito de fazer atividades todos os dias da mesma maneira define dimensões na vida da criança, além de estabelecer limites. Confira, a seguir, algumas dicas de como estabelecer uma rotina saudável para as crianças, tanto nesse momento de pandemia quanto após.

Definir horários para alimentação e sono

Essas duas atividades, por serem primordiais para manter a saúde física e mental das crianças, devem ser as primeiras a ter horários bem definidos na rotina. 

Afinal, ao definir horários para levantar e dormir, torna-se mais fácil distribuir as demais tarefas ao longo do dia. Horários para comer também são importantes e ajudam até na organização do próprio adulto.

Reservar momentos para atividades de lazer e estudo

Longe da escola, é preciso ainda mais disciplina nos estudos em casa. Além disso, é essencial que o responsável acompanhe a criança nessas tarefas, seja nas lições de casa ou mesmo na leitura de um livro.

Entretanto, não acredite que uma criança passará grande parte do tempo com os cadernos. Além de ser necessário, é muito importante que a criança tenha seu momento de lazer. Aqui, é fundamental estimular atividades como as citadas anteriormente pela psicóloga Juliana Soares de Jesus.

Ser flexível quando preciso

Se para o adulto mudanças são algo difícil de lidar, imagine para as crianças! Por isso, embora seja importante estabelecer uma rotina saudável, é preciso ter consciência de que as coisas podem sair do controle

Nesses casos, o ideal é não se desesperar. Pare, respire e busque compreender o lado do outro, tanto das crianças quanto também dos adultos com quem você convive.

Gostou das dicas de bem-estar? O que acha de compartilhá-las com outros adultos que também estão passando por esse momento?

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