Enem 2023: a nota saiu! Tudo o que você precisa saber 

Tempo estimado de leitura: 8 minutos

Para quem é vestibulando, o resultado do Enem 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio) é, sem dúvidas, o evento mais esperado do ano. O exame é a principal ferramenta de entrada para universidades públicas e particulares atualmente, além de trazer uma avaliação do desempenho do estudante durante o ensino médio. 

A nota da edição de 2023 do Enem foi divulgada e sabemos que muitas dúvidas surgem nesse momento. Preparamos essa matéria com tudo o que você precisa saber sobre o resultado dessa prova tão esperada. Continue lendo! 

Como acessar o resultado do Enem 2023? 

Você pode conferir o resultado do Enem na Página do Participante, onde ficam disponíveis todas as notas individuais e as provas realizadas, além da redação. 
 
Confira o passo a passo para acessar o resultado do Enem: 

– Acesse o site do Enem
– Clique no link “Página do participante”; 
– Informe o seu CPF e senha nos campos correspondentes; 
– Selecione as imagens solicitadas ou digite os caracteres pedidos; 
– Clique em “Enviar”. 

Pronto! Você terá acesso a todas as suas notas no exame, separadas pelas seguintes áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias. 

Como ver a nota da redação do Enem 2023? 

A nota da redação do Enem também fica disponível na Página do Participante, na seção “Vista Pedagógica”, onde é possível conferir o chamado “espelho da redação”, que se refere ao desempenho detalhado em cada uma das cinco competências exigidas e permite ao estudante entender os acertos e pontos de melhoria para desenvolver sua escrita e habilidade de argumentação. 

É importante ressaltar que o Enem não faz revisão da nota da redação caso o candidato não concorde com os critérios de correção. Na Vista Pedagógica também é possível verificar o gráfico que compara a sua nota em relação a dos outros candidatos. 

Como usar sua nota do Enem 2023? 

A nota do Enem abre muitas portas para o ensino superior – e isso não se limita apenas ao ingresso em instituições de ensino públicas.  

Nota do Enem no Sisu 

Aplicando a nota do Enem no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o estudante consegue acesso às universidades e institutos públicos. Para participar, basta ter feito o Enem não ter tirado nota zero na redação. Quem já participou de edições anteriores do Sisu e não está mais cursando nenhuma graduação pode concorrer novamente para seleção em alguma universidade pública e reiniciar sua fase de estudos.  

Para fazer a inscrição, é preciso acessar o Portal Único de Acesso, onde são encontradas todas as vagas e cursos disponibilizados pelas instituições de Ensino Superior do Brasil.  

Em 2024, o Sisu terá apenas uma edição. Até 2023, o programa era semestral, abrindo inscrições no início e no meio do ano. Ao todo, 127 universidades participarão do Sisu 2024, com oferta de 264.254 vagas.  

No caso das vagas disponibilizadas para o segundo semestre, serão aplicadas as regras abaixo: 

• As vagas serão preenchidas pelas instituições exclusivamente segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);  

• O candidato não poderá escolher em qual semestre irá ingressar, porque isso dependerá da sua classificação no curso pretendido, mas concorrerá às vagas do ano inteiro com uma única inscrição;  

• Todos os candidatos selecionados dentro das vagas disponíveis para a chamada regular deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.  

O ingresso do estudante no curso dependerá da sua colocação em relação às vagas disponíveis e da ocupação efetiva das vagas pelos estudantes que estiverem mais bem colocados no curso pretendido. Ou seja, será a classificação do candidato que definirá o início do seu curso, no primeiro ou segundo semestre, conforme edital específico de cada instituição de ensino superior.     

Além disso, a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular. 

Para não perder a oportunidade de fazer um curso com esse programa, é preciso ficar atento às seguintes datas: 

Inscrições — 22/01 a 25/01; 

Resultado — 30/01; 

Matrícula dos selecionados — 01/02 a 07/02; 

Lista de espera — 30/01 a 07/02. 

Nota do Enem no Prouni  

O programa foi criado em 2004, por meio da Lei nº 11.096, e desenvolvido com o objetivo de conceder bolsas de estudos para estudantes de baixa renda. 

O ProUni oferta bolsas integrais (100%) ou parciais (50%), conforme a pontuação obtida pelo estudante no Enem. Para isso, é necessário ter realizado o exame no ano anterior, ter feito mais de 450 pontos na prova e não ter zerado a redação. 

Além de realizar o Enem, o candidato precisa preencher alguns requisitos, como ter estudado todo o Ensino Médio na rede pública de ensino ou na rede particular como bolsista integral, além de não ter diploma de curso superior. 

Os portadores de necessidades especiais e professores da rede pública, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente, também podem concorrer a uma bolsa de estudos do ProUni. 

Caso você se encaixe nos requisitos mencionados, é necessário comprovar a renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa — no caso das bolsas integrais —, ou até 3 salários mínimos por pessoa, para as bolsas parciais. 

As inscrições para o Prouni já possuem datas oficiais e acontecem nos dias 29/01 até 01/02.

Nota do Enem no Fies 

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) foi criado com para financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que desejam cursar uma faculdade particular, mas não apresenta recursos financeiros para custear as mensalidades. 

Para participar, é necessário que a instituição esteja cadastrada no programa e que apresente cursos bem avaliados pelo MEC. No caso, a Estácio participa e pode receber alunos do FIES. 

Atualmente, o aluno interessado em ingressar no FIES precisa ter realizado alguma prova do Enem a partir da edição de 2010 (mesmo para aqueles estudantes que concluíram o Ensino Médio antes disso), obtido uma nota média acima de 450 pontos e não ter zerado a redação. Além disso, deve-se ter, no máximo, renda familiar mensal bruta per capita de até 3 salários mínimos. 

Antes, a solicitação do FIES podia ser feita em qualquer época do ano. Porém, o Ministério da Educação passou a determinar o período para que as inscrições sejam realizadas. Ainda, elas devem ser feitas por meio do Sistema Informatizado do FIES — o SisFIES. 

Durante a inscrição, é preciso inserir as informações pessoais e da instituição de ensino, o curso já matriculado ou que pretende fazer e outros dados relacionados à solicitação do financiamento. Desde janeiro de 2013, não há mais necessidade de apresentar fiador e atestado de idoneidade cadastral para participar. 

A dívida tem carência de 18 meses após a conclusão do curso, e o saldo devedor pode ser parcelado para que o aluno consiga pagá-la sem contratempos. Caso tenha feito um curso com duração de 5 anos, por exemplo, ele terá 15 anos para quitar a dívida. 

O edital de inscrições do FIES 2024 ainda não divulgado pelo governo. 

 
Ingresso direto em faculdades 

Boa parte das universidades públicas e privadas passaram a aceitar o resultado do Enem como único processo seletivo, o que facilitou bastante a vida dos estudantes, que não precisam mais participar de vários vestibulares e conseguem otimizar e centralizar seus esforços apenas para o Enem.  

Faculdades públicas 

A grande maioria das universidades públicas usam o resultado do Enem para selecionar alunos via Sisu. Mas é importante ficar atento também às instituições públicas que contam com o vestibular próprio acontecendo paralelamente. Isso permite aumentar as suas chances de aprovação. 

Faculdades privadas 

Nas faculdades privadas é possível ter acesso direto, sem vestibular, caso a instituição defina uma nota mínima e o candidato comprove que o seu resultado do Enem está acima dessa exigência. Além disso, a nota do Enem geralmente é utilizada para programas como o Prouni e o Fies. 

No geral, as instituições divulgam preliminarmente as notas mínimas para acesso e quando as inscrições em programas como o Fies começam, os alunos passam a concorrer pelas vagas de acordo com suas notas. 

Como ingressar na Wyden com a nota do Enem 2023? 

Na Wyden, você pode ingressar nos cursos superiores com a sua nota do Enem. E o melhor: terá acesso a benefícios exclusivos e muito atrativos. Se liga: 
 
– Bolsas de até 100%; 
– Cursos a partir de R$109 durante toda a faculdade; 
– E muito mais! 
 
Saiba mais clicando aqui! 

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios