MBA em Gestão da Tecnologia da Informação: o que você precisa saber sobre esta especialização

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

O mundo atual é impulsionado pela constante evolução tecnológica, e a área de Tecnologia da Informação (TI) desempenha um papel crucial nessa transformação. O MBA em Gestão da Tecnologia da Informação é uma especialização que tem como objetivo capacitar profissionais que visam liderar e gerenciar os recursos, processos e estratégias relacionadas à TI nas organizações. Se você pretende se especializar nesta área e quer compreender a diferença entre TI e Gestão de TI, bem como as perspectivas salariais para os profissionais de Gestão da TI, continue lendo esse texto.

A Tecnologia da Informação abrange um conjunto diversificado de ferramentas, sistemas, dispositivos e softwares que são usados para coletar, armazenar, processar e transmitir informações. Ela engloba áreas distintas, como redes de computadores, desenvolvimento de software, segurança da informação, banco de dados, infraestrutura de hardware, entre outros.

TI x Gestão de TI

A principal diferença entre TI e Gestão de TI está na abordagem e foco de cada área. A Tecnologia da Informação lida diretamente com a implementação e manutenção de sistemas de informação e tecnologia nas organizações. Isso inclui aspectos técnicos, como desenvolvimento de software, administração de redes e segurança cibernética.

Por outro lado, a Gestão de TI se concentra em liderar estrategicamente as operações de TI em uma organização. Isso envolve a definição de diretrizes, alinhamento da TI com os objetivos empresariais, gerenciamento de projetos de TI, administração de recursos, supervisão de equipes de TI e garantia de que a tecnologia seja usada de forma eficiente para impulsionar o crescimento e a inovação organizacional.

Remuneração

Geralmente, os salários nessa área são competitivos devido à importância estratégica da TI nas organizações, mas variam de acordo com diversos fatores, como a experiência profissional, tamanho da empresa, o setor de atuação do profissional, entre outros.

Profissionais com um MBA nesta área tendem a ter um potencial de ganhos mais elevado, pois combinam conhecimentos técnicos com habilidades de gestão e liderança. Cargos como CIO (Chief Information Officer), Diretor de Tecnologia e Gerente de Projetos de TI podem oferecer remuneração bastante atraentes, muitas vezes variando de média a alta renda.

O MBA em Gestão da Tecnologia da Informação prepara profissionais para assumirem papéis de liderança na integração eficiente da tecnologia da informação nas operações e estratégias das organizações. Esses líderes desempenham um papel fundamental na transformação digital e na inovação, garantindo que a TI seja um motor para o sucesso empresarial.

Sobre o curso:

Desenvolva sistemas e atue estrategicamente no contexto dos negócios. O MBA em Gestão da Tecnologia da Informação desenvolve competências e técnicas para a criação de projetos de sistemas de informação e recursos tecnológicos.

Aprenda a teoria, domine a prática:

Você será capaz de desenvolver Sistemas de Informação que atendam às necessidades dos interesses estratégicos da organização, colaborando para o desenvolvimento competitivo e inovação nesse contexto.

Seja um profissional ainda mais completo:

O MBA te prepara para a gestão de software, hardware, bancos de dados e de pessoas, com o foco na melhoria e otimização de processos, redução de custos e busca contínua de soluções empresariais.

Estrutura projetada para o seu desenvolvimento:

Com uma matriz completa e abrangente, o curso propõe desenvolver o perfil gerencial dos alunos, formando executivos com forte capacitação em TI aplicada aos negócios e competências gerenciais.

Pré-requisito:

Para cursar a pós-graduação em Gestão da Tecnologia da Informação é necessário possuir um diploma de nível superior reconhecido pelo MEC, nas funções relacionadas a Gestão da Tecnologia da Informação.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios