O que é dar significado ao trabalho? #tvnube

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Já se perguntou qual o valor do “trabalho” para você? Existem inúmeras respostas. Para algumas pessoas pode ser uma mera obrigação. Para outras, um meio de sobrevivência ou auto realização. Qual é o seu? Entenda mais sobre o assunto e encontre suas respostas na TV Nube!

Por questões práticas, é comum ingressar no mercado visando apenas um bom salário. O dinheiro pode até ser uma boa atração, mas apenas o propósito pode determinar quem permanece e conquista o sucesso. Para o escritor e consultor, Minoru Ueda, “dar significado ao trabalho é você ter uma vida rica, plena e principalmente de resultados. Não apenas por uma questão material, mas também pelo seu relacionamento interpessoal”. 

Antigamente, não se ouvia falar em testes vocacionais. Selecionava-se um emprego pela disponibilidade ou pelo prestígio das áreas mais tradicionais da época. Com os avanços tecnológicos e as alterações no mundo corporativo, tudo mudou. Embora existam diversos fatores determinantes, os motivos pelos quais se escolhe uma carreira hoje em dia é “por paixão”.

“A ocupação, ao lado do amor, pode ser a nossa principal fonte de direção na vida”, escreveu o filósofo Alain de Botton em seu livro: “Os prazeres e desprazeres do trabalho”. Passamos a maior parte do dia no escritório, por exemplo. Logo, sobra pouco tempo para outras atividades importantes como, estar com a família e amigos, cuidar da saúde, etc. 

Segundo pesquisas, quem agrega uma perspectiva às suas atividades, é mais saudável e engajado. Torna-se mais fácil lidar com os problemas e desenvolver uma visão otimista diante aos erros, encontrando uma oportunidade de evolução. Ou seja, tende a prosperar e crescer. 

Por isso, empresas com uma cultura clara e forte têm uma melhor performance financeira. Não por coincidência, a maioria delas ao redor do mundo também está na lista das melhores corporações para se atuar. Outro fator considerável são os líderes. Eles desempenham um papel fundamental em ajudar os funcionários a entender sua projeção de futuro. 

Ueda aconselha a fazer algumas reflexões, como: “pense, principalmente, se você oferece no seu dia a dia todo o seu talento e seus pontos fortes. Certamente, isso contribuirá para você ter um olhar positivo”. Nesse ponto, estamos falando sobre vocação. Por extensão, é uma tendência ou talento capaz de levar o indivíduo a exercer uma determinada carreira ou profissão. Dessa forma, pode ser considerada um chamamento interno. Vem de algum lugar profundo dentro de si mesmo, de sua individualidade. Indica quais são as atividades mais compatíveis com seus interesses, habilidades e competências.

Se manter positivo nem sempre é uma tarefa fácil. Separamos algumas dicas para te ajudar:

  • Continue aprendendo

Nunca deixe de exercitar a sua mente e adquira novas informações. Especialmente, quando se sente capaz de explorar, fazer conexões e gerar impacto. 

  • Passe seu conhecimento adiante

O seu crescimento pessoal está atrelado às suas experiências de vida. Você pode contribuir com o desenvolvimento do outro.

  • Tenha bons relacionamentos e confie nas pessoas

Isso está alinhado às necessidades e motivações do ser humano. Confiar no outro é dar a chance de todos fazerem a sua parte e conquistarem o seu espaço. 

Então, procure visualizar como uma missão, uma forma de ajudar o próximo, de servir aos outros, de ser útil e produtivo em seu ofício. Quando há um foco, mudamos nosso pensamento e comportamento, possibilitando realizar nossas atividades com dedicação e entusiasmo.  

Lembre-se: o trabalho é o contexto mais apropriado para evoluirmos e crescermos como seres humanos, pois por meio dele é possível ampliar aptidões, contribuir com o progresso de outros, aprimorar relacionamentos e conhecer as próprias limitações. Seja qual for a atividade executada, dependerá apenas de sua dedicação para ser algo grandioso.

Gostou da nossa matéria? Continue acompanhando a TV Nube para mais conteúdos e às nossas vagas!

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios