O que faz uma pessoa formada em Administração?

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 6 minutos

A turbulenta dinâmica do mercado e a consequente busca por profissionais multipotenciais fez crescer a demanda por pessoas formadas em Administração. Isso porque o curso de Administração apresenta uma extensa variedade de áreas de estudo e capacitação. Mas o que faz uma pessoa formada em Administração?

Apesar do próprio nome remeter a algo mais genérico, o profissional formado em Administração atua em diversos cargos e segmentos. Ele é, portanto, indispensável para o bom funcionamento de qualquer organização

Você está pensando em se formar nessa área, mas não sabe o que faz uma pessoa formada em Administração? Confira então algumas informações importantes para tomar essa decisão!

O que devo saber sobre o curso de Administração?

Para entender o que faz uma pessoa formada em Administração, é preciso saber que o curso é composto por disciplinas das áreas de Exatas e de Humanas. Dessa forma, o bacharelado em Administração oferece ao aluno muitas possibilidades de atuação e profissionalização, ou seja, é um curso generalista. 

Inclusive, por causa dessa grande abrangência, é uma das graduações mais procuradas no Brasil. Segundo dados do Censo de Educação Superior 2018, mais de 1 milhão de pessoas se matricularam em cursos da área de Administração.  

Durante 4 anos, o aluno de administração aprenderá, por exemplo, métodos de gerenciamento, organização empresarial e financeira, técnicas de liderança e planejamento estratégico, dentre outras competências.  

Mas quanto ganha um profissional formado em Administração? Como todas as profissões, o valor varia conforme o cargo e os anos de carreira. Um profissional iniciante ganha, em média, R$ 2 mil reais e, com o tempo, pode passar a ganhar cerca de R$ 5 mil reais. 

Para compreender melhor o que faz uma pessoa formada em Administração, essa área tão procurada, a seguir detalhamos os principais pontos que você precisa saber sobre o curso de Administração. Continue a leitura e confira! 

Quais são as matérias do curso de Administração? 

Nos primeiros anos do curso de Administração, o aluno estudará alguns conceitos básicos de Contabilidade, Economia, Estatística, Direito, Sociologia, Filosofia, Ética, dentre outras disciplinas mais gerais. 

Logo no início, os alunos também são apresentados a conceitos mais específicos, como Recursos Humanos, Logística, Marketing, Gestão e Planejamento Estratégico, Teoria da Administração e das Organizações, Administração de Produção, Administração Financeira e Orçamentária etc. 

Além das matérias citadas, o curso de Administração conta com matérias voltadas para estudos tecnológicos e científicos, como Metodologia Científica, Métodos Quantitativos e Qualitativos, Inovação Tecnológica e Análise de Mercado.

Esse é um panorama geral da grade curricular básica do curso de Administração. Contudo, cada instituição de ensino desenvolve a ementa do curso de acordo com seus métodos e objetivos. 

Portanto, se você pretende cursar Administração, é interessante pesquisar a grade curricular de cada instituição e analisar qual se encaixa melhor no seu objetivo profissional.

A imagem contém um jovem administrador que sabe o que faz uma pessoa formada em Administração, sendo uma das funções liderar uma equipe.
Para você ser um excelente administrador é preciso, muito antes, saber o que faz uma pessoa formada em Administração!

Quantos anos de duração tem a faculdade de administração?

Em média, o curso de Administração dura 4 anos, sendo que, na primeira metade do curso, o aluno passa por conceitos mais básicos e gerais. Já na segunda metade, o aluno começa a escolher um caminho profissionalizante para trilhar. Por isso, é muito importante, antes mesmo de começar o curso, saber o que faz uma pessoa formada em Administração.

No ano final, normalmente, o aluno deve apresentar um trabalho de conclusão de curso, o qual pode ser no formato tradicional de monografia (TCC) ou com a apresentação de algum projeto de estudo de caso. Além de um trabalho final, o aluno também deve fazer o estágio obrigatório, o qual é responsável por dar início à sua carreira enquanto profissional. 

Por fim, o que faz uma pessoa formada em Administração? Após formado, o bacharel em Administração pode atuar em diversas áreas, desde cargos de supervisão até cargos de gerência. Isso porque, como já exposto, o curso possui uma grade curricular generalista, ou seja, com formação diversificada em vários campos.

Mas, se para você ainda não ficou claro qual a função de um administrador, acompanhe com mais detalhes, a seguir, o que faz uma pessoa formada em Administração.

O que uma pessoa formada em administração pode fazer?

Como dito anteriormente, o curso de Administração percorre tanto o campo das Exatas (logística, finanças, contabilidade etc.) quanto o campo das Humanidades (planejamento organizacional, gestão de pessoas, RH etc.). Nesse sentido, o profissional formado pode atuar em inúmeros setores e mercados, seja no ramo industrial, comercial, empresarial ou público.

Numa empresa, por exemplo, o administrador tem a função de planejar, organizar e controlar o RH. Da mesma forma, ele também pode atuar no financeiro e na gestão empresarial.

Ainda, o profissional pode optar por algo mais flexível, como prestar consultoria de administração e gestão, desenvolvendo estratégias para melhorar a organização e o relacionamento interno de uma empresa. 

O profissional formado em Administração também se faz indispensável no setor público. Podemos vê-lo, por exemplo, atuando na área de gestão de saúde em hospitais, ou atuando em câmaras municipais, como no cargo de Administrador de Rede.  

Devido à ampla formação e capacitação, o curso de Administração é muito interessante (e essencial) para formar profissionais multidisciplinares. Esses profissionais, por sua vez, tendem a apresentar ótimas habilidades técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills), as quais são muito desejadas e valorizadas no mercado de trabalho.

Assim, se você é uma pessoa inquieta, que se interessa por diversas áreas, e tem afinidade com questões estratégicas e organizacionais, o curso de Administração é uma ótima opção de profissionalização. Aproveite e compartilhe este conteúdo com quem também tem interesse nessa área!

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios