Pirarucurta inicia submissão de curtas-metragens

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Diretamente do mundo invertido de Stranger Things, com muita aventura pela frente, o Pirarucurta – Festival Audiovisual Universitário da Faculdade Martha Falcão (FMF) abre as inscrições de curtas-metragens até o dia 30 de outubro.

Os interessados podem inscrever produções audiovisuais na Mostra Competitiva e na Mostra Não Competitiva, nas categorias de Ficção, Não-ficção, Animação e Produção Publicitária. São aceitos curtas-metragens produzidos entre os anos de 2018 e 2020, com duração de até 15 minutos.

Na Mostra Competitiva, a ficha técnica deve ser preenchida exclusivamente por estudantes universitários ou egressos de Instituição de Ensino Superior (IES) do Amazonas das áreas de Comunicação, Audiovisuais e afins, graduados entre 2018 e 2020. Já na Mostra Não Competitiva, podem ser inscritas produções que foram exibidas em outras mostras ou festivais e não precisam ser inéditas ou premiadas. Para os trabalhos que não concorrem a premiações, fica aberta também a possibilidade de exibição de curtas-metragens de profissionais.

O Pirarucurta incentiva os alunos a participarem do evento de muitas maneiras, mas principalmente visando o contato com a área que ele pretende atuar, como acredita a professora Susy Freitas. “Participar de um evento como o Pirarucurta é colaborar para conhecer e construir nossa identidade cultural a partir do audiovisual, estar a par de discussões e práticas importantes para quem é da área da comunicação, é uma forma de conhecer e criar networking entre alunos e profissionais da área. Dessa forma, são várias as vantagens em curto, médio e longo prazo aos participantes”, explicou a docente.

É o que também acredita a aluna do 8º período do curso de Jornalismo, Tarine Nery, que já participou do Festival em 2019. “Eu gostei muito de participar e ter submetido meu trabalho no evento. Foi muito proveitoso e legal ver o trabalho da minha equipe ser exibido para tantas pessoas. E mais legal ainda foi receber feedbacks positivos depois de um trabalho tão árduo”, disse a aluna que se inscreveu para a mostra competitiva e mesmo não ganhando, conseguiu junto à sua equipe ter o vídeo mais visualizado do canal, com a temática sobre relacionamento abusivo.

Além de todos os benefícios já citados, os participantes do evento responsáveis pela inscrição do trabalho, sendo aprovados para exibição poderão certificado de 20 horas complementares.

Inscrições

Para participar do processo seletivo do festival, é necessário preencher o formulário de inscrição online para cada curta.

Para mais detalhes sobre a inscrição no 2º Festival Audiovisual Universitário Pirarucurta, acesse o edital.

Para conferir os curtas inscritos na edição anterior do Festival Audiovisual, acesse o canal do Pirarucurta.

Resultados e premiações

O resultado da seleção dos trabalhos inscritos estará disponível a partir do dia 06 de novembro, nos canais de comunicação do Pirarucurta e portais da instituição.

Confira as modalidades da Mostra Competitiva:

  • Melhor Curta Metragem;
  • Melhor Obra de Não-Ficção – Documentário ou Produção jornalística;
  • Melhor Animação;
  • Melhor Produção Publicitária em Audiovisual;
  • Melhor Elenco em Curta Metragem;
  • Melhor Edição em Curta Metragem;
  • Melhor Edição em Produção Publicitária em Audiovisual;
  • Melhor Edição em Obra de Não-Ficção;
  • Melhor Roteiro em Curta Metragem (Live Action ou Animação);
  • Melhor Roteiro de Produção Publicitária Audiovisual;
  • Melhor Direção de Fotografia em Curta Metragem;
  • Melhor Direção de Fotografia em Produção Publicitária Audiovisual;
  • Melhor Obra Audiovisual (Júri Popular).

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios