SAIBA COMO EQUILIBRAR A VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL 

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Dedicar-se a uma carreira vai fazer você ter sucesso. No entanto, como encontrar equilíbrio entre a vida pessoal e profissional? Como trabalhar sem exceder um limite?

Fazer essa reflexão é essencial, independentemente da sua área de atuação. Afinal, ter uma profissão e demonstrar empenho na rotina de trabalho não deve afetar sua qualidade de vida e, muito menos, sua saúde mental.

Quer saber como conciliar vida pessoal e carreira? Acompanhe as 6 dicas que reunimos para você lidar bem com essa questão!

1. Desligue-se dos problemas do trabalho nos finais de semana

A primeira dica é deixar as preocupações com o trabalho no escritório (mesmo que você faça home office), especialmente aos finais de semana.

Tire esse período para relaxar e evite ficar olhando seu e-mail profissional ou conversar sobre os problemas da empresa com os colegas. Aproveite esses dias para ficar com a família ou os amigos, para dormir mais ou para fazer qualquer outra atividade para descansar a mente.

2. Afaste-se de pessoas pessimistas e negativas

Sabemos que o mercado de trabalho é concorrido e, muitas vezes, o profissional fica pressionado para realizar mais atividades e ser valorizado pelos gestores. Essa é uma preocupação válida, mas isso não deve custar sua saúde.

Então, fique longe de pessoas pessimistas e negativas, que só ficam apontando crises e perturbando sua cabeça, fazendo você trabalhar mais (mesmo sem necessidade). Esses colegas podem comprometer seu bem-estar ou ainda criar uma competitividade na equipe que não existe.

3. Reserve um tempo para suas relações pessoais

A rotina diária é corrida, mas separe um tempo para as relações pessoais. Se possível, tenha um momento com o companheiro, filhos, pais, amigos e até mesmo os pets.

É uma forma de se desligar um pouco do trabalho, mesmo que a sua agenda esteja cheia de pendências. Buscar um equilíbrio de vida ao tirar o foco das demandas pode até mesmo ajudar a ter mais criatividade em suas atividades.

4. Delegue tarefas no trabalho

Você pode estar com uma rotina sobrecarregada, o que dificulta encontrar um equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Então, será que não é hora de rever suas atividades e de delegar algumas tarefas para outros colegas?

Em muitos casos, até mesmo por dificuldade em dividir as atribuições ou por não saber fazer a gestão do tempo, muitos profissionais acumulam as tarefas. Isso pode, a médio e longo prazo, causar estresse.

5. Aprenda a dizer não 

Em outras situações, para não causar desentendimentos com ninguém, você é aquele colega que está sempre ajudando os outros. Mas isso pode afetar a sua rotina, deixando a sua carga de trabalho maior.

Dessa maneira, entenda que muitas vezes é preciso dizer não. Claro que você não vai negar ajuda sempre, mas é importante avaliar quando pode dar apoio a alguém.

6. Tenha um hobby

A nossa última dica para você equilibrar trabalho e vida pessoal é se dedicar a algum hobby. Reflita sobre o que você gosta de fazer, como ler livros, jogar videogame, praticar algum esporte, fazer artesanato ou dançar. É uma forma de manter sua cabeça focada em algo que não seja da sua rotina profissional.

Viu só como você pode, de forma simples, equilibrar a vida pessoal e profissional? É importante não levar trabalho para casa, saber dosar suas tarefas e ter um momento para lazer e descanso. Com isso, você alcança o sucesso e mantém sua saúde em dia.

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