Setembro Amarelo: saiba os fatores de riscos e fique atento aos sinais de alerta

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O suicídio é um problema de saúde que afeta milhões de pessoas anualmente em todo o mundo. Para abordar de forma eficaz essa questão tão delicada, é de suma importância entender os fatores de risco que podem aumentar a chance de alguém considerar ou cometer um suicídio. O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção que ocorre durante todo o mês de setembro, com o objetivo de informar, sensibilizar e mobilizar a sociedade para este grave problema.

A prevenção do suicídio envolve a identificação precoce dos fatores de risco e a intervenção adequada, oferecendo apoio emocional e acesso a tratamento profissional quando necessário. Conhecer esses fatores e estar atento às pessoas ao nosso redor é essencial para salvar vidas.

Fatores de risco

Alguns fatores aumentam a vulnerabilidade de alguém ao suicídio. Entre eles estão:

Transtornos mentais: problemas com depressão, ansiedade e transtorno bipolar podem tornar alguém mais suscetível;

Histórico familiar ou pessoal: ter um histórico de tentativas de suicídio na família ou já ter tentado no passado são fatores preocupantes e que devem acender o alerta de quem está por perto;

Isolamento social: sentir-se solitário e desconectado da sociedade é um fator significativo.

Uso de substâncias: o uso abusivo de álcool e drogas pode aumentar o risco dos usuários;

Como podemos identificar quem precisa de ajuda?

É aí que os sinais de alerta entram em cena. Mudanças abruptas de comportamento, expressões de desesperança, isolamento, perda de interesse em atividades antes de interesse, aumento do consumo de álcool ou qualquer outro tipo de droga e declarações diretas sobre o desejo de morrer são alguns sinais cruciais a serem observados. E precisamos ficar em alerta!

A campanha Setembro Amarelo nos lembra da importância de estar presente para os outros, de ouvir sem julgamentos e de buscar ajuda profissional quando necessário. Juntos, podemos criar um ambiente onde as pessoas se sintam à vontade para pedir ajuda e onde a saúde mental seja tratada com a seriedade que merece. Mas é importante que o propósito desta campanha esteja presente em todo o ano, todos os dias, pois a prevenção e atenção acontece efetivamente no dia a dia, pouco a pouco, tenho um olhar empático para o outro. Juntos, podemos quebrar o estigma em torno da saúde mental e salvar vidas!

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios