TI é o setor que mais cresce no Brasil

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Demandas por profissionais durante a pandemia

As grandes, médias, pequenas e microempresas vivem hoje uma nova realidade devido o surgimento da pandemia Covid 19 e, com o isolamento social e as outras orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), milhões de colaboradores tiveram que trabalhar de suas próprias residências.

O “novo normal” corporativo passou a contar ainda mais com o home office e as organizações estão apostando todas as suas fichas nas plataformas e programas ligados às “nuvens”.

Assim, com este cenário, os profissionais da área de Tecnologia da Informação estão sendo ainda mais requisitados.

  • A16z oferece curso gratuito sobre blockchain e criptomoedas

Durante a quarentena, as pessoas também utilizam seu tempo para o entretenimento e a indústria dos jogos digitais ganhou mais força nos games, na educação e no RH.

Asism como tokenização e blockchain impulsionado por aplicações em DeFi e contratos inteligentes.

Tecnologia é o setor que mais cresce no Brasil

O setor de tecnologia é um dos que mais cresce no Brasil e no mundo.

Assim, segundo dados do Banco Mundial, até 2024 haverá a criação de novas 420 mil vagas na área de Tecnologia da Informação.

O crescimento do número de oportunidades, porém, ainda é razoável se comparado ao aumento significativo do uso da tecnologia. Na Visão do Coordenador de Cursos de TI do Unimetrocamp, professor Ronaldo Barbosa,

“O UniMetrocamp tem uma tradição em cursos de tecnologia, que já é bastante reconhecida pelas empresas da região. Isso acontece porque buscamos manter a sintonia com as demandas do mercado, o que é um grande desafio em uma área que muda tão rapidamente.”

Profissões

“Todas as profissões, de forma mais ou menos direta, acabam sendo afetadas pelas novas tecnologias. Esse crescimento gera uma segmentação interna também em que há demanda por profissionais que apenas operam sistemas e outros que são capazes de criar soluções novas com as ferramentas disponíveis. O Brasil por ser um país muito grande e complexo necessitará cada vez mais de profissionais de TI de alto nível, daí a importância da formação universitária”, explica o coordenador. 

Assim, Barbosa destaca que o profissional da área encontra oportunidades de trabalho em todos os setores da economia, tanto no setor privado quanto no público, incluindo o transporte, as empresas de telecom, a indústria, o comércio, a saúde, o entretenimento, entre outros.

“Os cursos desta área ainda não são tradição aqui no Brasil, diferentemente do que acontece nos outros países e, por conta disso, é bem comum que os cidadãos não saibam qual é a diferença entre esses cursos e quais serão suas funções”, declara.

Porém até o momento o Ministério da Educação (MEC) organizou um catálogo com dezoito cursos superiores para a Área da Tecnologia da Informação, sendo 4 bacharelados e quatorze Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs).

Referência: Cointelegraph

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios