Você conhece as áreas de atuação na medicina? Saiba Mais!

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Muita gente não sabe, mas o mercado de trabalho da Medicina é um dos mais versáteis em termos de possibilidades de atuação. Além das diversas especializações que um médico pode cursar, esse profissional tem a chance de escolher trabalhar de uma forma mais generalista e ainda assim ganhar muito bem.

Há quem prefira o dia a dia mais agitado dos centros cirúrgicos. Outros, se dedicam à área estética com o objetivo de elevar a autoestima das pessoas. Até mesmo na carreira acadêmica um médico tem lugar cativo, contribuindo para a formação universitária dos futuros profissionais da saúde.

Qualquer que seja a sua preferência entre as áreas da Medicina, saiba que assumir a profissão de médico será algo muito nobre e gratificante.

A área clínica generalista é uma das mais procuradas pelos médicos porque permite um cotidiano mais leve de trabalho, sem aquela correria dos centros cirúrgicos, por exemplo.

Há também muitos profissionais apaixonados pela rotina dos plantões de emergência, enquanto outros amam se dedicar às descobertas científicas nos laboratórios de pesquisa.

Greys Greysanatomyabc GIF by ABC Network

Clínica

Foi-se o tempo em que a clínica generalista era considerada um setor menos nobre entre as carreiras de um médico. Esse é um ramo que sempre estará em alta na Medicina, graças à constante demanda por médicos de atenção de base no Brasil.

Afinal, esse atendimento inicial faz toda a diferença no tratamento e na evolução do paciente, permitindo redirecioná-lo de forma correta nos casos em que ele precisará ser diagnosticado por um especialista.

Cirurgia

A área cirúrgica é bastante procurada por médicos que gostam de plantões intensos e que fogem da rotina. Até porque, em um centro cirúrgico, nenhum dia é igual ao outro. Resistência física e inteligência emocionalsão características do perfil dos cirurgiões.

Mas atenção: trata-se de um segmento de maior complexidade e que exige tomar decisões rápidas e, muitas vezes, sob pressão. O trabalho em equipe também é um diferencial desse ramo do mercado de trabalho da Medicina.

LEIA MAIS: Descubra dia a dia de uma faculdade de medicina

Estética

Se você é uma pessoa empática e que se sente realizada proporcionando bem-estar ao próximo, a área da estética pode ser uma excelente escolha na sua carreira. Sem falar que os procedimentos estéticos estão sempre em alta na área da saúde.

O segmento da cirurgia plástica, por exemplo, é um dos mais promissores na Medicina, além de ser também um dos ramos com melhores médias salariais. Nada mais justo, afinal, autoestima é tudo!

Laboratório

Médicos que se dedicam ao trabalho em laboratório geralmente têm títulos acadêmicos de mestrado e de doutorado, os quais resultam de suas extensas pesquisas científicas que visam os avanços da Medicina no Brasil e no mundo.

Muitos desses profissionais também se dedicam à docência no ensino superior, trabalhando como professores em universidades públicas ou privadas. No caso da esfera pública, os cargos efetivos são ocupados por médicos concursados.

Tour 360º Laboratório de Medicina Unifacid

Principais especializações

De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), existem hoje 55 especialidades médicas à disposição do profissional da área. Em seguida, listamos algumas das mais requisitadas

Cardiologia

O coração é o foco do trabalho de um médico cardiologista. Por isso, é preciso entender a fundo o funcionamento do órgão para recomendar exames e diagnosticar eventuais disfunções. Os problemas cardíacos, inclusive, estão entre as causas de óbito mais comuns no Brasil.

Por isso, os cardiologistas têm vaga garantida tanto no atendimento clínico quanto nos centros cirúrgicos. No entanto, a residência médica para quem pretende se dedicar à área cirúrgica costuma ser mais longa.

Dermatologia

Manter pele, cabelo e unhas saudáveis é a função principal de um dermatologista. Como a pele é o órgão mais visível do corpo humano, os tratamentos dermatológicos também estão bastante relacionados ao ramo da estética.

A rotina de trabalho é em sua maior parte dentro do consultório, incluindo a realização de pequenos procedimentos cirúrgicos. Já para cirurgias maiores poderá ser necessária atuação intra-hospitalar.

Otorrinolaringologia

Os otorrinos são médicos especialistas no trato de doenças relacionadas ao nariz, à garganta e aos ouvidos. Existe uma série de problemas de saúde envolvendo esses três órgãos do corpo humano, por isso o trabalho do otorrino é crucial para diversos diagnósticos.

Além disso, esse profissional pode atuar no campo cirúrgico, realizando procedimentos como rinoplastia e otoplastia, para correções estéticas no nariz e nas orelhas, respectivamente.

Nefrologia

Um médico nefrologista se dedica a estudar a função dos rins, diagnosticando e tratando doenças oriundas do sistema urinário. Assim como os problemas cardiovasculares, as enfermidades renais são muito comuns no Brasil, o que faz com que essa especialização seja bastante requisitada.

Grande parte dos nefrologistas trabalha com plantões em clínicas de hemodiálise, atendendo pacientes portadores de insuficiência renal. É dever do médico especialista acompanhar a sessão de cada paciente e realizar exames regulares para monitorar a evolução do tratamento.

Endocrinologia

A endocrinologia é uma área da Medicina que estuda transtornos oriundos das glândulas endócrinas. Geralmente, trata-se de uma especialidade preventiva, com atendimentos clínicos que visam prevenir doenças ocasionadas por distúrbios hormonais.

As principais frentes de atuação de um endocrinologista incluem doenças da tireoide, reposição hormonal na menopausa e distúrbios menstruais. Esses médicos também costumam atender com frequência adolescentes na puberdade e pessoas com obesidade.

O que considerar?

Podemos dizer que algumas áreas do mercado de trabalho da Medicina demandam um pouco mais de empatia para lidar com as questões dos pacientes. A dermatologia e a endocrinologia são alguns exemplos.

No entanto, independentemente do ramo que você escolher, saiba que a profissão de médico exige um perfil muito característico, o qual inclui virtudes como gostar de cuidar do outro e zelar pela qualidade de vida e bem-estar coletivos.

Portanto, se você deseja seguir carreira na Medicina, jamais escolha essa profissão somente por dinheiro. Caso contrário, a chance de você se arrepender depois é grande. Afinal, a sua realização pessoal é algo que não tem preço.

Então, comece escolhendo uma profissão que você realmente gosta e, assim, antes mesmo do que imagina já estará plenamente realizado em vários aspectos da sua vida. Apenas não se esqueça de contar com uma instituição de ensino de qualidade para ter a certeza de um diploma valorizado no mercado.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios