Seguir carreira médica é o grande sonho de muitos estudantes que se dedicam intensamente para passar no vestibular e ingressar no Ensino Superior. No entanto, antes de dar o importante passo de escolher esse curso tão concorrido, é interessante entender como funciona a faculdade de Medicina no dia a dia.
Afinal, essa é uma graduação complexa, que exige bastante esforço por parte do universitário diante dos desafios enfrentados ao longo do curso. Além disso, assim como nas demais profissões da área da saúde, a formação é indicada para pessoas com um determinado perfil.
Diante disso, preparamos este post com o objetivo de ajudar você a compreender como funciona a faculdade de Medicina e descobrir se tem o perfil ideal para apostar nesse curso. Acompanhe!
O que se estuda no curso de Medicina?
Medicina é a profissão que estuda o corpo humano em sua integridade e como é mantida a sua saúde, conhecendo as diversas doenças, transtornos e condições que podem alterar o equilíbrio do organismo e comprometer o bem-estar dos pacientes.
Por conta disso, a grade curricular do curso inclui disciplinas teóricas e práticas que visam entender o funcionamento do corpo e a ação de agentes patógenos, assim como a capacidade de mutação e de malformação congênita.
Essa formação busca oferecer conhecimentos sólidos para preparar o aluno de Medicina para ter autonomia na atuação com a prevenção de doenças e a recuperação da saúde dos pacientes.
Quais são as características da graduação em Medicina?
Com 6 anos de duração, o curso de Medicina é voltado à formação de profissionais que se dedicam aos cuidados necessários para a prevenção de doenças e restauração da saúde e do bem-estar das pessoas. Além de ser uma graduação mais longa — outros cursos duram entre 4 e 5 anos —, ela apresenta outra característica diferenciada: aulas em horário integral.
Isso significa que, em vez de frequentar a faculdade apenas no turno da manhã, da tarde ou da noite, você pode ter aulas em qualquer um desses horários. Assim, é preciso ter uma boa disponibilidade de tempo, pois terá muitas aulas em turnos variados e ainda vai precisar estudar nas horas vagas para absorver todos os conteúdos do curso.
Abaixo, listamos algumas disciplinas que fazem parte da grade curricular da faculdade de Medicina:
- Anatomia;
- Biomorfologia;
- Clínica Cirúrgica;
- Doenças Infecciosas e Parasitárias;
- Emergências Médicas;
- Epidemiologia;
- Farmacologia Médica;
- Fisiopatologia;
- Imunologia Médica;
- Microbiologia Médica;
- Oncologia e Hematologia;
- Parasitologia Médica;
- Patologia Geral;
- Psicologia Médica;
- Saúde da Criança e do Adolescente;
- Saúde da Família;
- Saúde da Mulher;
- Saúde do Idoso;
- Saúde Mental.
Como é possível perceber a partir dessa lista de disciplinas, a graduação oferece uma formação generalista, isto é, que aborda diversos campos de estudo. Por isso, uma das vantagens de cursar Medicina é justamente a possibilidade de, após a formatura, escolher uma das muitas especialidades disponíveis para direcionar a carreira por meio das residências médicas.
Outra vantagem importante é o amplo leque de locais nos quais se pode trabalhar, tanto no setor público quanto no privado, incluindo hospitais, clínicas, consultórios e centros de pesquisa. Para isso, no entanto, é necessário que o profissional esteja registrado no Conselho Federal de Medicina — a falta desse registro caracteriza exercício ilegal da profissão.
Como funciona a faculdade de Medicina?
Na prática, os 6 anos da graduação são divididos em 3 ciclos, cada um com 2 anos de duração. A seguir, abordamos os principais aspectos dessas etapas para você entender melhor como funciona a faculdade de Medicina.
Ciclo básico
Os primeiros 2 anos do curso são compostos principalmente de disciplinas teóricas, com o objetivo de introduzir os estudantes no mundo da Medicina. De modo geral, elas são voltadas para o funcionamento do corpo humano, abordando conteúdos como os que são vistos nas aulas de Biologia do Ensino Médio, mas de forma muito mais detalhada.
Matérias como Anatomia, Biomorfologia e Microbiologia fazem parte do ciclo básico, mas disciplinas como Patologia Geral — que estuda as doenças — também estão incluídas na grade curricular. Além disso, podem ser realizadas visitas às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e aulas práticas em laboratórios da instituição de ensino, os quais devem estar muito bem equipados para atender às necessidades do curso.
Ciclo clínico
O terceiro e o quarto ano da faculdade de Medicina são chamados de ciclo clínico. Nessa fase, os estudos sobre as doenças continuam, mas de forma ainda mais profunda. O objetivo é entender suas causas, a maneira como podem afetar o corpo humano e quais são as formas de tratamento disponíveis.
O ciclo clínico é focado na preparação para lidar diretamente com as pessoas, o que coloca os estudantes em contato com pacientes em consultórios e ambulatórios conveniados à instituição de ensino. Esse também é o momento de aprender a analisar os resultados de exames e interpretar os relatos a fim de chegar a um diagnóstico.
Internato
O último ciclo da graduação em Medicina, que se refere ao quinto e ao sexto ano do curso, recebe o nome de Internato. Ele é composto de estágios obrigatórios que precisam ser feitos em várias áreas de atuação do futuro médico, como Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Saúde da Criança, da Mulher, do Idoso e da Família, entre outras especialidades.
Quando chegar à fase do Internato, você também vai começar a dar plantões em hospitais, tendo a chance de atender situações de emergência, realizar procedimentos como suturas e até mesmo auxiliar em partos. Tudo isso, é claro, sob a supervisão de profissionais consolidados em suas áreas.
Qual é o perfil do estudante de Medicina?
Ao estudar Medicina e se tornar um bom profissional, é importante ter interesse genuíno em ajudar os pacientes a recuperarem a saúde e o bem-estar. Nesse tipo de trabalho que exige tanta proximidade com as pessoas, outras características essenciais são a facilidade na comunicação, para estabelecer uma boa relação médico-paciente, além da empatia, para saber respeitar as dores e dificuldades de cada indivíduo.
No perfil do estudante de Medicina também não pode faltar o gosto pelos estudos, pois se trata de um curso longo e complexo, cujo conteúdo deve ser assimilado com o máximo de precisão. Essa mesma aptidão é útil ao longo da carreira, porque um bom médico precisa estar sempre atualizado, acompanhando as novidades da área, o que exige a leitura constante de publicações especializadas.
Quais são as áreas de atuação da Medicina?
Uma das principais vantagens de fazer um curso na área da saúde é o fato de que existe uma grande variedade de opções de atuação para se especializar e trabalhar. Conhecê-las é uma forma de descobrir uma especialidade para seguir durante a residência médica, caso você pretenda atuar em outras áreas, além da Clínica Geral.
As especialidades mais comuns de Medicina são:
- Cardiologia — área dedicada à saúde cardiovascular do paciente;
- Cirurgia Geral — tem o trabalho voltado para a realização de procedimentos cirúrgicos, invasivos e não-invasivos;
- Dermatologia — cuida da saúde e bem-estar da pele, cabelos, unhas e mucosas;
- Geriatria — destina-se aos cuidados com as necessidades de saúde de pessoas da terceira idade;
- Ginecologia — foca na saúde do sistema reprodutor feminino;
- Medicina da Família — trabalha em comunidade, dando atenção à saúde e bem-estar de todos os membros de uma família;
- Neurologia — atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que afetam o sistema nervoso;
- Oftalmologia — cuida da saúde dos olhos e do sentido da visão;
- Oncologia — dedica-se à prevenção e tratamento de diferentes tipos de câncer;
- Ortopedia — especialidade relacionada aos cuidados com os músculos, ossos e ligamentos;
- Pediatria — tem foco nos cuidados com o público infantojuvenil;
- Psiquiatria — trata da saúde mental dos pacientes e dos transtornos que afetam o bem-estar psicológico;
- Urologia — cuida do trato urinário e dos órgãos de reprodução masculinos.
Quanto custa em média o curso de Medicina?
A princípio, é fundamental ressaltar que a mensalidade do curso de Medicina varia de acordo com a instituição de ensino e com a estrutura oferecida pelo curso, como laboratórios e materiais. Desse modo, para saber valores exatos, você vai precisar entrar em contato com o local para consultar informações mais precisas.
No entanto, é possível dizer que a maioria das instituições de ensino cobram, em média, R$ 6.000,00 por mês. Mas você pode encontrar cursos de Medicina com mensalidades que ultrapassam R$ 10.000,00.
Além de pensar em quanto custa uma faculdade de Medicina, vale considerar os gastos com materiais, como jaleco, estetoscópio, otoscópio, oxímetro e livros, sem contar os custos com transporte e alimentação.
Quais são os desafios de cursar Medicina?
Como visto, o curso de Medicina oferece diversos desafios aos alunos. Para saber se você, de fato, quer passar por eles, nada melhor que conhecê-los!
Vestibular concorrido
O primeiro desafio de se tornar um médico se encontra ainda antes de ingressar no Ensino Superior. Como Medicina é um curso que oferece muitas vantagens de carreira, o vestibular é muito concorrido e, por isso, apresenta uma nota de corte alta.
Desse modo, vai ser necessário criar um bom plano de estudos e se dedicar intensamente para conseguir passar no vestibular de Medicina. Além disso, tenha em mente que nem sempre você vai conseguir a aprovação de primeira e que isso não é apenas por falta de estudo, mas pela ampla concorrência diante da limitação de vagas.
Rotina exaustiva
Como a graduação em Medicina é feita de modo integral, você provavelmente vai passar mais tempo na instituição de ensino do que em sua própria casa. Além disso, existe o período de dedicação extraclasse aos conteúdos e atividades da faculdade. Isso faz com que a rotina do estudante seja cansativa e com poucas horas livres.
Conteúdo sensível
Seja nas aulas de Anatomia, seja nos ciclos clínico e de internato, o aluno de Medicina tem contato com sangue e cadáveres. Quem tem sensibilidade a esse tipo de conteúdo pode sentir um desconforto muito grande nessas aulas e na prática da Medicina.
Dedicação intensa
Um profissional formado em Medicina precisa ter muitos conhecimentos sobre o corpo humano e as patologias, e isso envolve ter que aprender diversos conteúdos ao longo da graduação e da especialização. Desse modo, para dar conta da demanda, é preciso se dedicar intensamente aos estudos e lidar com cansaço mental e rotina corrida.
Quais são as vantagens de cursar Medicina?
No entanto, assim como em todas as carreiras, a Medicina não apresenta apenas desafios. A seguir, queremos falar das principais vantagens de optar por esse curso!
Ajudar pessoas
Essa é uma das vantagens que mais se destaca. Medicina é uma profissão que se dedica inteiramente a ajudar pessoas. Isso faz com que o trabalho do profissional impacte diretamente na saúde dos pacientes, podendo marcar a vida deles positivamente.
Por mais que os salários de Medicina sejam muito atrativos, uma das maiores recompensas da profissão é saber que você pode, com o seu trabalho, trazer benefícios para a saúde e o bem-estar de uma pessoa.
Várias áreas de atuação
Como visto, existem diversos segmentos para atuar em Medicina, fato que aumenta as chances de encontrar a área ideal para você seguir. Além disso, é possível fazer residência médica em até dois nichos, aumentando as possibilidades de atuação.
Bom retorno financeiro
Se você está se perguntando quanto ganha um médico, saiba que o retorno financeiro é muito positivo. Sendo uma das profissões mais bem pagas do país, um profissional de Medicina formado tem média salarial de R$ 8.575,85, enquanto um residente recebe em torno de R$ 3.259,00. No entanto, esse valor varia de acordo com a especialidade médica, região e experiência.
Reconhecimento profissional
Outro ponto forte da profissão é que um médico tem um grande reconhecimento na sociedade, devido às suas funções, sendo outra das recompensas mais fortes de cursar Medicina. Agora que você já sabe como funciona a faculdade de Medicina, é hora de intensificar os estudos a fim de garantir a vaga nessa graduação. Por fim, vale a pena ressaltar que é fundamental escolher uma instituição de ensino renomada para ter acesso a uma formação de excelência. Desse jeito, você vai concluir o curso com o preparo necessário para enfrentar sem medo os desafios dessa profissão tão importante na sociedade.