Qual a grade curricular de Medicina? Saiba mais!

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Escolher o curso ideal não é uma tarefa simples. Afinal de contas, é preciso encontrar uma profissão com a qual a gente se identifique, já que, muitas vezes, vamos trabalhar na área por muitos anos. Quem gosta do setor da saúde, normalmente acaba procurando a Medicina, que é um dos cursos mais desejados no Brasil. Mas, você já deu uma olhada na grade curricular de Medicina?

Se ainda não, você chegou ao lugar certo! No artigo de hoje, vamos mostrar um pouco mais sobre a grade curricular de Medicina. Assim, você conhece mais sobre a área e vai descobrir os detalhes dessa profissão tão importante! 

O que se estuda em Medicina?

O curso de Medicina é um dos mais tradicionais e concorridos do Brasil. Para termos uma ideia, por exemplo, no vestibular de 2021 da UEL (Universidade Estadual de Londrina), a concorrência chegou a 264,68 candidatos por vaga, um recorde na história da faculdade, segundo a Coordenadoria de Processos Seletivos (CoPS).

Em geral, o curso de Medicina tem 6 anos de duração e a grade curricular de Medicina é bastante ampla, com disciplinas práticas e teóricas, envolvendo laboratórios e hospitais-escola.

Além disso, os estudantes entram em contato com situações reais, acompanhando atendimentos aos pacientes e tratamentos em diferentes áreas da saúde.

Qual o perfil do estudante dessa área?

Antes mesmo de conhecer a grade curricular de Medicina, vale a pena saber se você realmente tem o perfil desejado para atuar na área. Afinal de contas, antes mesmo de se tornar médico, você precisa desenvolver algumas habilidades necessárias para ser um bom profissional.

Em primeiro lugar, o estudante de Medicina precisa gostar de pessoas. A humanidade deve ser algo intrínseco a todos os médicos e, a cada dia que passa, percebe-se o quão importante é tratar os pacientes com respeito e empatia.

Além disso, o estudante deve ter autonomia em seus estudos, pois boa parte do aprendizado vem de pesquisas e leituras de artigos na área. Embora a grande curricular de Medicina seja bem completa, é preciso complementar o seu repertório com novas fontes e pesquisas recentes.

Quais as fases do curso?

A grade curricular de Medicina opera em diferentes fases. Em geral, os cursos de graduação na área da saúde são divididos em três etapas, cada uma delas com duração de 2 anos.

A primeira fase é conhecida como “ciclo básico”, compreendendo as disciplinas de base para o aluno. Ou seja, aqui a grade curricular de Medicina foca em estudos de Histologia, Citologia, Anatomia, Microbiologia, entre outros.

Após esse período, o aluno entra no chamado “ciclo clínico”. Aqui, a grade curricular de Medicina tem foco em disciplinas práticas e atendimento aos pacientes. Dessa forma, o estudante terá contato com o estudo da propedêutica (exames para diagnóstico) e semiologia (exame de pacientes), além de condutas para anamnese (histórico clínico) e estágio com outros médicos.

Finalmente, o último estágio é o internato, voltado às especialidades médicas. Nele o aluno terá contato com atendimentos de urgências e emergência, ou o chamado “internato rural”, com acompanhamento de um médico em posto de saúde. A grade curricular, no entanto, pode variar em cada faculdade.

Qual a grade curricular de Medicina?

A grade curricular de Medicina pode mudar de acordo com a faculdade, inclusive com algumas mudanças no nome das disciplinas e conteúdos abordados no currículo. Em alguns casos, também há variação conforme a região, com tendência para temas e tratamentos mais necessários à população local.

Independentemente da universidade, a grade curricular de Medicina deve atender os parâmetros definidos pelo MEC (Ministério da Educação), em suas Diretrizes Gerais, que asseguram a qualidade do ensino na área.

Sendo assim, os estudantes de Medicina devem ser capazes de compreender o corpo humano e seus aspectos biológicos, estruturais e de funcionamento, bem como o processo saúde-doença do indivíduo (aspectos sociais, culturais, psicológicos, etc), além de realizar exame físico-clínico, atendendo a todos de forma ética e humana.

A imagem contém um jovem com seus cadernos de estudo. Ele está contente com a grade curricular de Medicina e faz anotações em seu caderno.
O estudante que vê e se identifica com a grade curricular de Medicina antes de se inscrever para o curso tem mais chances de ficar satisfeito com sua formação!

Abaixo, conheça as principais disciplinas presentes na grade curricular de Medicina.

1 – Anatomia

Envolve o estudo das estruturas macroscópicas do corpo humano, como esqueleto, musculatura, veias, nervos, órgãos, entre outros.

2 – Biologia celular e molecular

É o estudo das composições químicas e estruturais das células, além das funções de cada componente celular. Além disso, dedica-se à compreensão do metabolismo, organismos uni e pluricelulares, além dos processos de divisão celular e hereditariedade.

3 – Fisiologia

Disciplina voltada ao funcionamento do organismo, como, por exemplo, a integração dos órgãos e demais sistemas do corpo humano (respiratório, cardiovascular, digestivo, endócrino, nervoso).

4 – Histologia

Verifica as estruturas macroscópicas dos tecidos e órgãos. A disciplina tem como principal objetivo estabelecer uma relação entre os órgãos e suas funções no corpo humano.

5 – Imunologia

Tem como foco os mecanismos de defesa do organismo, como eles reagem contra vírus, bactérias e parasitas, protegendo o corpo humano das doenças.

6 – Patologia

É o estudo das doenças e alterações que elas provocam no organismo, verificando, assim, sintomas e suas relações com os patógenos.

7 – Embriologia

Dedica-se ao desenvolvimento dos organismos, desde a fecundação até o final do desenvolvimento do embrião. Além disso, esta disciplina também verifica possíveis alterações que podem surgir, durante as etapas do desenvolvimento humano.

Onde estudar Medicina?

Como vimos, o curso de Medicina é um dos mais concorridos do Brasil. Por isso, além de estudar muito para conquistar uma vaga nas universidades, vale a pena conhecer um pouco mais sobre a grade curricular de Medicina.

Abaixo, separamos uma lista das faculdades públicas mais concorridas e de excelência na área de Medicina. São elas:

Você também pode encontrar ótimas faculdades particulares, como o Instituto Médico Educacional Idomed que reúne instituições de excelência no ensino de Medicina como UniFacid e a Estácio.

Após conhecer a grade curricular de Medicina, o que acha de compartilhar este conteúdo com um amigo que também busca conhecer as disciplinas abordadas no curso?

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios