Descubra como passar em Medicina estudando sozinho

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Quer saber como passar em Medicina estudando sozinho? De fato, cursos pré-vestibular ajudam muito na jornada. Porém, é possível conseguir uma vaga no Ensino Superior, até mesmo nas graduações mais concorridas, aprendendo por conta própria.

Cursar Medicina é o sonho de muitas pessoas, contudo, para concretizá-lo, é importante se aplicar avidamente aos estudos. Além disso, se você pretende estudar sozinho, é necessário ter disciplina e organização como palavras-chave nessa fase de sua vida. 

Neste post, vamos mostrar como passar em Medicina estudando sozinho com algumas dicas fundamentais para ter um bom desempenho no vestibular de Medicina. Continue a leitura e veja como se preparar!

Comece agora

Independentemente de quando será o vestibular de Medicina, quanto antes você começar a estudar, maiores serão as chances de aprender mais conteúdos e ter um melhor desempenho na prova. Desse modo, comece a se preparar a partir de agora.

Para ajudar, confira o edital do processo de seleção das instituições de ensino nas quais você gostaria de entrar e conheça o conteúdo programático. Em seguida, liste todos os conteúdos que precisam ser estudados até a data do vestibular.

Para dar sequência à sua preparação, procure materiais de qualidade para aprender os conteúdos de uma maneira mais prática e eficiente. A internet é um ótimo espaço para encontrar recursos que favorecem o aprendizado. Por isso, aproveite tudo o que você tem ao seu dispor.

Além disso, vale a pena apostar em ferramentas como os aplicativos para estudos visando otimizar tempo e potencializar o aprendizado. Por meio deles, é possível aprender novos assuntos, revisar conceitos e até mesmo ter a sua redação corrigida.

Prepare um lugar tranquilo

O ambiente em que você se senta para estudar é tão fundamental quanto a qualidade do material que você usa. Isso porque os lugares que proporcionam conforto são mais favoráveis para o seu aprendizado e memorização de conteúdo.

Desse modo, tente encontrar um lugar tranquilo. Vale a pena também procurar horários ideais para estudar, como os períodos em que a movimentação da rua e de dentro de casa é menor. Com isso, é possível melhorar a produtividade e a concentração.

Caso em sua casa não seja possível encontrar um espaço em que possa colocar o seu material, sentar-se de maneira confortável e estudar sem barulho, existem outras opções. Você pode, por exemplo, ir até a uma biblioteca, estudar na casa de amigos ou aproveitar lugares com acesso à internet, como uma lanchonete.

Foque a redação

Seja no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), seja no vestibular próprio da instituição de ensino, a redação tem um grande valor na nota final. Desse modo, é fundamental treinar a escrita e estudar gramática e regras ortográficas, além de compreender como deve ser a estrutura do texto.

Existem diversos tipos de redação que podem ser cobrados em um vestibular de Medicina. O mais tradicional é a dissertação argumentativa. Por isso, estude como deve ser feito o texto e escreva sobre vários assuntos que têm potencial para cair na prova.

Saiba em quais matérias “dar um gás”

Lembra da dica de fazer uma lista com tudo o que você deve estudar? A partir disso, separe os assuntos em duas categorias: os que você já sabe e os que ainda precisa aprender. O grupo dos temas nos quais você já tem domínio só precisará ser revisado; portanto, é possível deixar menos tempo para ele.

Já nos conteúdos que você ainda não sabe, é importante se empenhar para absorver o máximo possível da matéria. Para isso, é fundamental fazer exercícios e testar os seus conhecimentos.

Além do mais, destaque os assuntos que caem com mais frequência no vestibular de Medicina. No geral, as disciplinas de Biologia, Química e Física costumam ter um peso maior nessas provas, pois são os assuntos de Ensino Médio que mais serão aproveitados e aprofundados durante a graduação.

Tenha um cronograma

Fazer um plano de estudos vai ser fundamental para se organizar. Quando se estuda sozinho, isso é ainda mais necessário para não se perder nos conteúdos nem deixar a matéria acumular. Um cronograma vai contribuir para que você fixe os temas com mais facilidade e otimize o processo de aprendizagem, criando uma rotina estudantil saudável e equilibrada.

Ter um roteiro de estudos bem-definido ainda vai ajudar a se motivar. Afinal, você já tem por escrito, em um plano de ação, tudo o que precisa fazer, não sendo necessário se preocupar em qual será o próximo passo. Agora, basta colocar em prática tudo o que planejou estudar.

Para se planejar bem, você precisa saber quanto tempo tem até o vestibular e definir quantas horas por dia poderá dedicar exclusivamente aos estudos para passar em Medicina. Nesse momento, é preciso ser realista e não tirar momentos de descanso para estudar.

Esse é outro ponto importante: programe pausas e planeje o descanso. Sem momentos para se divertir e cuidar de você, o seu desempenho vai cair consideravelmente depois de um certo tempo estudando. Por isso, tenha equilíbrio nos estudos desde o começo e vivencie esse período de maneira muito mais saudável.

Além disso, faça planejamentos semanais, selecione cada conteúdo que será visto nos próximos dias e reserve tempo para exercícios, leituras e simulados. Por fim, é necessário ter disciplina para seguir o plano de estudos adequadamente, fazendo apenas ajustes para que ele fique mais prático e ajude você a conquistar o objetivo de entrar no curso de Medicina!

Aprenda a dizer não

Aqui vem novamente uma das palavras-chave: disciplina. Os momentos que você reservou para estudos devem ser cumpridos à risca, mesmo que pareça tentador destiná-los a outras atividades. Desse modo, se surgir alguma ocasião não planejada e não urgente, é necessário dizer “não”.

Ressaltando que, ao construir a sua rotina de estudos, você destinou períodos para lazer e diversão, assim como deixou uma lacuna para cobrir imprevistos. Por isso, caso alguém faça um convite irrecusável, verifique a possibilidade de aproveitá-lo nas horas separadas para relaxar e cuidar das outras áreas de sua vida. Viu só como passar em Medicina estudando sozinho é possível?

Escolher o curso que deseja fazer é uma fase importantíssima. Depois, é fundamental escolher a instituição de ensino que vai permitir que os seus objetivos comecem a ser realizados. Para isso, invista na preparação, e vale a pena aproveitar os diversos materiais que temos em nosso blog para ajudar você nessa jornada.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios