O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta semana, no Diário Oficial da União, o edital da prova do Enem 2024 com todo o cronograma da avaliação, que acontece nos dias 3 e 10 de novembro. A partir do desempenho no Enem, os candidatos podem realizar o tão sonhado ingresso no Ensino Superior, assim como ter acesso aos programas governamentais de assistência estudantil, como o Sisu, o Fies e o ProUni. Saiba como e quando fazer a sua inscrição!
Como me inscrever no Enem?
Para realizar a prova do Enem 2024, é necessário que o candidato se inscreva exclusivamente no site da Página do Participante, entre os dias 27 de maio e 7 de junho, por meio do link enem.inep.gov.br/participante. A taxa de inscrição é de R$85,00 e deve ser paga entre os dias 27 de maio e 12 de junho para ter a sua participação confirmada. O pagamento pode ser feito via boleto, PIX ou cartão de crédito.
Os candidatos isentos da taxa também precisam se inscrever?
Sim, mesmo os candidatos que possuem isenção da taxa, como os alunos da rede pública de ensino, precisam obrigatoriamente realizar a inscrição para ter o direito a fazer a prova do Enem, neste ano.
Quais as etapas da inscrição?
- Informe seus dados pessoais: Durante a inscrição, será necessário fornecer o número do CPF e a data de nascimento.
- Preencha seus dados de contato: Forneça um endereço de e-mail único e válido, assim como um número de telefone fixo e/ou celular válido. O Inep utilizará o e-mail fornecido para se comunicar com os candidatos e enviar informações primordiais sobre o exame.
- Escolha o local da prova: Indique o estado e município onde deseja realizar o exame.
- Língua estrangeira: Escolha entre inglês ou espanhol para realizar a prova de língua estrangeira.
- Caso esta seja a sua primeira vez na realização do Enem, crie seu cadastro e senha: Utilize o endereço https://sso.acesso.gov.br/ para criar um cadastro e senha de acesso, que serão necessários para acessar a Página do Participante.
- Não esqueça de anotar a sua senha em um local seguro, pois será necessária para todas as etapas do processo, como gerar o boleto da taxa, fazer alterações nos dados cadastrais, acompanhar a inscrição e acessar os resultados.
- Verifique seus dados e anexe sua foto: Certifique-se de preencher corretamente todas as informações solicitadas, incluindo o Questionário Socioeconômico. Lembre de anexar uma foto atual, nítida e individual, seguindo o passo a passo fornecido no site.
- Confirme os dados e acompanhe o status da inscrição: Após concluir a inscrição, verifique se todos os dados estão corretos.
Programação das provas
As provas do Enem serão realizadas em dois domingos: 3 e 10 de novembro, com a abertura dos portões programada para às 12h e fechamento dos portões às 13h, de acordo com o horário de Brasília.
Na primeira data da avaliação, 3 de novembro, a prova será composta de:
- 45 questões de linguagens (sendo 40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol, de acordo com a sua escolha realizada no ato da inscrição);
- 45 questões de ciências humanas;
- Redação.
Já no dia 10 de novembro, a prova incluirá:
- 45 questões de matemática;
- 45 questões de ciências da natureza.
Não esqueça que as provas têm início às 13h30, mas o término tem horários diferentes de acordo com a data. No primeiro dia de prova, 3 de novembro, o prazo do término é às 19h, já no dia 10 de novembro, a prova deve ser finalizada até às 18h30.
Confira o cronograma completo do Enem, divulgado pelo MEC, para não perder nenhuma data!
- Inscrições: de 27/5 a 7/6/2024
- Pagamento da taxa de inscrição: de 27/5 a 12/6/2024
- Pedido de tratamento pelo nome social: de 27/5 a 7/6/2024
- Solicitação de atendimento especializado: de 27/5 a 7/6/2024
- Resultado das solicitações de atendimento especializado: 17/6/2024
- Recurso para pedidos negados: de 17/6 a 21/6/2024
- Resultado do recurso: 27/6/2024
- Divulgação dos locais de prova: data a ser marcada
- Aplicação do Enem: 3 e 10/11/2024
- Divulgação do gabarito: 20/11/2024
- Divulgação do resultado: 13/1/2025