Sua nota do Enem pode garantir uma vaga na Faculdade

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Você sabia que a sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), pode garantir uma participação nos diversos programas do Governo Federal que ajudam no ingresso ao ensino superior, em instituições públicas e privadas?  Existem quatro possibilidades de ingresso utilizando sua nota, sem precisar prestar vestibular. 

SISU  

O SISU (Sistema de Seleção Unificada) é o sistema informatizado do Ministério da Educação, onde instituições públicas oferecem vagas para os candidatos com melhor classificação de acordo com suas notas no Enem.  

Em 2024, o SISU teve mudanças. Pela primeira vez, o programa acontecerá apenas uma vez ao ano – ainda que ofereça vagas para o segundo semestre. A classificação dos candidatos passa a seguir as normas da nova Lei de Cotas. E a lista de espera ganha uma duração estendida, valendo para o ano todo. 

Pelo site do SiSU, os interessados podem acessar as vagas disponíveis, as instituições e os cursos que participam do Sistema. Quando o prazo de inscrições for aberto, basta entrar no site e se inscrever. 

PROUNI 

O ProUni (Programa Universidade para Todos) é um programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudos em instituições privadas de ensino em todo o Brasil. As bolsas podem ser integrais (100%) ou parciais (50%) e são uma forma de incentivar o acesso ao ensino superior para pessoas de baixa renda. O candidato deve ter feito o Enem, ter alcançado uma média maior do que 450 pontos e não pode ter zerado a redação. 

FIES E P-FIES 

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) tem por objetivo facilitar, por meio de financiamentos, o acesso do estudante aos cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas.O programa foi dividido em Fies juro zero, financiado pelo governo federal e voltado para alunos cuja renda familiar bruta mensal por pessoa não ultrapasse três salários-mínimos, já o P-Fies, é a modalidade na qual o financiamento é obtido junto a bancos privados, o que implica na cobrança de juro. 

Entre as novas regras do Fies está a exigência de nota mínima igual ou superior a 400 pontos na prova de redação do Enem. A resolução prevê também que a média aritmética das notas nas cinco provas do Enem seja igual ou superior a 450 pontos. 

VESTIBULAR 

Instituições de ensino superior costumam aceitar a nota do Enem como forma de ingresso na substituição do vestibular e esse uso como forma de entrada se tornou uma das melhores alternativas. Prático e rápido, este formato permite que o ingresso seja feito de forma mais acelerada, garantido a eleição do candidato para o curso de seu interesse.  

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios