Pós-Graduação EAD: vale a pena fazer uma? Confira!

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Pós-Graduação EAD: vale a pena fazer uma? Confira!

Ao finalizar a graduação, o aluno pode escolher diversos caminhos a seguir, como tentar um concurso público, fazer um intercâmbio, buscar cursos específicos, como de idiomas ou aprimoramento em alguma ferramenta. Contudo, caso ele deseje se especializar em algum assunto específico visto durante a faculdade, a pós-graduação é ideal para investir. 

E nesta fase é comum surgir a dúvida: é melhor optar pela pós-graduação EAD ou seguir com o modelo tradicional? Pensando em te ajudar nisso, listamos algumas características dos dois modelos de ensino para você fazer a melhor escolha. Siga conosco e boa leitura!

Pessoa posando para foto em frente a mesa com chapéu de palhaDescrição gerada automaticamente com confiança média

Uma pós-graduação ead é perfeita para estudar onde estiver

Mas o que é Pós-Graduação?

Como o nome já diz, pós-graduação é um curso realizado depois que o estudante termina o ensino superior. Ela serve para que o egresso se aprimore num tema específico que estudou, como também, serve de ponte caso ele deseje mudar de área de atuação, mas não tem tempo para fazer uma nova graduação, ou ainda se atualizar para concorrer a cargos melhores no mercado de trabalho.

Existem dois tipos de pós: 

  • Lato Sensu: significa “sentido amplo”, no qual abrange as especializações, que são mais voltadas para o mercado de trabalho, e MBA, que é visado para quem busca se aprimorar na área de Gestão e Negócios;
  • Stricto Sensu: quer dizer “sentido estrito”. É mais focado para quem deseja seguir carreira acadêmica, como pesquisador ou professor. Nele, contemplam o Mestrado e o Doutorado. 

Tipos de modelos de ensino:

De maneira geral,  há dois tipos de modelo de ensino: a especialização presencial e a pós- graduação EAD, que acontece online. No entanto, antes de escolher seu curso, não esqueça de averiguar se a instituição de ensino que você escolheu é credenciada pelo MEC para ofertar o curso. 

Na Wyden, por exemplo, os alunos são plenamente atendidos tanto na oferta de cursos presenciais quanto à distância, e a instituição possui nota alta no MEC. 

Pós-graduação EAD ou presencial: Mas qual escolher?

Isso vai de acordo com a decisão do aluno. Alguns preferem o presencial, seja porque fez a graduação desse modo, seja por ter maior disponibilidade de tempo, dentre outros motivos.

Todavia, sabe-se que o dia a dia é corrido, e nem todos que desejam fazer uma especialização tem um tempo para o deslocamento até o campus, ou o valor destinado para o estudo não estaria de acordo com o preço das mensalidades.

Com isso, a pós-graduação EAD é indicada para quem deseja se especializar sem se preocupar com esses detalhes. Afinal, cada vez mais os afazeres cotidianos são online e uma pós digital irá harmonizar perfeitamente com sua rotina. 

Homem sentado em frente a mesa com computadorDescrição gerada automaticamente

A pós-graduação online agrega tecnologia com aprendizado, transformando em qualidade acadêmica

Por que fazer uma pós-graduação EAD?

Primeiramente, fazer uma pós-graduação já te coloca a frente no mercado de trabalho. De acordo com a pesquisa do Instituto Sempesp em 2021, 84% das pessoas que fizeram uma especialização estão empregadas, tendo um rendimento mensal acima da média do mercado.

Além disso, com a pós-graduação EAD, o egresso tem a flexibilidade para se dedicar ao curso, mesmo não tendo tempo viável para ir até o polo, seja por tempo de deslocamento, questões de trabalho, ou até mesmo por morar em outra cidade. No digital, ele consegue adaptar seus horários com as aulas, realizar os trabalhos acadêmicos, fazer estudos mais aprofundados sem se prender a um local físico, o que dá mais liberdade para estudar de onde estiver.

Ainda, o diploma do EAD é reconhecido pelo Ministério da Educação e tem sua abrangência nacional, ou seja, caso a pessoa precise terminar o ensino em outra localidade ou tentar um trabalho fora da cidade em que fez a pós, o seu diploma continuará valendo.

Já quanto ao conteúdo programático, ele é o mesmo que o da pós presencial, o que significa que você não perderá nenhuma informação, e o diploma tem o mesmo peso. Assim, o aluno que opta por esse modelo de ensino não fica em desvantagem.

Outro ponto interessante é que o valor das mensalidades da pós-graduação online são mais em conta que o presencial, pois o aluno não gasta com transporte e alimentação e ainda tem acesso a um estudo de qualidade.

Quanto ao tempo de formação, ela acontece dentro de um ano, o que é considerado um tempo relativamente curto para o nível de excelência que uma especialização fornece. Assim, você pode organizar sua rotina de estudos durante esse período, como também criar planos futuros para o âmbito profissional, como mudar de carreira, de empresa, tentar um aumento de salário, dentre outras possibilidades.

E onde fazer pós-graduação online?

Na Wyden, o aluno encontra a pós-graduação EAD que deseja, em diversas áreas como Gestão, Comunicação, Saúde, Tecnologia, Educação, Engenharia, dentre outras. 

Além disso, a instituição conta com professores renomados no mercado, que abordam tanto cases de sucesso quanto temas atuais, trazendo a vivência do mercado para dentro das aulas.

A especialização é dividida em 4 módulos que possuem um Case Integrador, no qual baseia-se na resolução de problemas de acordo com o conhecimento obtido em cada módulo. E ao final de cada um, são feitas aplicações de exercícios online para validar o conhecimento adquirido.  Ao todo, a pós-graduação EAD tem carga horária de 396 horas, conforme exigido pelo MEC.

Pós-graduação EAD da Wyden: conheça os diferenciais:

Como já dissemos, fazer uma especialização te dá acesso a inúmeras oportunidades. Mas a escolha da instituição de ensino é um fator importante para o sucesso dos seus estudos e carreira profissional. Na Wyden, entendemos a complexidade do mercado e por isso atuamos para o desenvolvimento completo dos nossos alunos. Confira os nossos diferenciais: 

  • Networking, com encontros entre alunos e professores, para divulgar o seu trabalho, trocar experiências, aprendizados e ainda ampliar seus contatos para futuras parcerias profissionais.
  • Encontros com especialistas que atuam no mercado, trazendo conhecimento e prática, para uma troca de vivência entre as partes aluno-especialista-professor.
  • Metodologia pensada para o universo digital, oferecendo múltiplas formas de aprendizado, como vídeos, podcasts, debates, fóruns, simulados e outros.

Como você pode ver, a pós-graduação EAD é perfeita para quem deseja fazer uma especialização e se destacar no mercado de trabalho, sem precisar sair de casa.Com qualidade acadêmica de alta performance, a pós-graduação online da Wyden tem todos os atrativos necessários para o seu plano de carreira e de estudo contínuo. Conheça nossos cursos de especialização EAD e dê um salto na sua profissão.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios