PROUNI: saiba como funciona o processo de inscrição

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A imagem contém um estudante que sabe quantas horas estudar por dia para o Enem.

O Programa Universidade para Todos (Prouni) tem se destacado como uma das principais oportunidades de acesso ao ensino superior para estudantes no Brasil. Possui o objetivo de oferecer bolsas de estudo parciais e integrais em instituições de ensino superior privadas.

Para mais informações você pode conferir o Cronograma Oficial do programa.

1. Primeiro Passo

Para iniciar sua inscrição no Prouni você vai precisar acessar o site oficial do ProUni e clicar em “Fazer a inscrição”. A opção de inscrição só estará disponível durante o período preestabelecido no cronograma, de 29 de janeiro a 01 de fevereiro de 2024.

2. Inscrição no PROUNI

Em seguida, você deve inserir o seu CPF juntamente com o número de inscrição e senha cadastrados no Enem do ano anterior. Caso não tenha esses dados em mãos, você pode encontrá-los no site oficial do Enem.

3. Confira seus dados

Ao preencher os dados de acesso o sistema irá automaticamente recuperar seus dados e sua nota obtida no Enem. Confira se os dados estão corretos e atualize as informações, caso necessário.

4. Responda o questionário

O próximo passo é preencher um questionário sobre a sua situação social, bem como dados sobre os membros da sua família.

5. Escolha as opções

Para encerrar o processo você deve escolher duas opções de cursos desejados, por ordem de prioridade, em uma ou mais instituições de ensino. É possível filtrar as opções por instituição de ensino, por curso ou por município. (Enquanto o período de inscrições estiver aberto você poderá alterar suas opções de curso).

Ao indicar os cursos escolhidos também é necessário escolher o tipo de bolsa pretendida – Cotas ou ampla concorrência. As cotas são voltadas para estudantes com deficiência, negros, pardos ou índios.

Também é importante lembrar que certos cursos possuem requisitos específicos para a matrícula. Um exemplo, citado no Portal do Prouni, é o curso de Ciências Aeronáuticas, que requer do estudante uma licença de piloto privado e algumas horas de voo.

É importante verificar se o curso ou instituição escolhida possui algo nesse sentido, pois alguns desses fatores podem levar à perda do direito à bolsa.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios