Após o término da graduação, não é raro que os estudantes tenham dúvidas do que fazer depois. Entre os questionamentos que permeiam essa fase, uma das principais é: “vale a pena fazer pós-graduação?”
Se este é o seu caso, fique tranquilo. Elencamos aqui os diferentes tipos de pós-graduação e as principais vantagens em ingressar em uma pós-graduação para você escolher sua especialização com maior segurança. Vamos lá?
O que é pós-graduação?
Como o nome sugere, a pós-graduação é um curso realizado após a conclusão da graduação, seja ela licenciatura, bacharelado ou tecnólogo, e tem o objetivo de aprofundar os conhecimentos dos alunos em sua área de atuação.
Tipos de pós-graduação
Existem diversos tipos de pós-graduação e elas são divididas em duas modalidades: lato sensu (que traduzido seria algo como “sentido amplo”, e abarca MBAs e cursos de especialização) e stricto sensu (“sentido estrito” e envolve mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado). Mas vamos entender um pouco sobre cada um deles:
MBA
MBA é a sigla para Master in Business Administration e é voltado para quem busca o aperfeiçoamento de modo mais profundo no campo de gestão e negócios. Por conta disso, os MBAs são bastante procurados por profissionais que já trabalham nessa área e desejam se especializar.
Especialização
Conferindo aos alunos o título de especialista, os cursos de especialização são considerados uma pós com foco bem amplo, diferente dos MBAs que são focados na área empresarial. É recomendado para profissionais que querem mudar de área, mas não querem fazer uma segunda graduação ou desejam ampliar os conhecimentos já adquiridos no ensino superior.
Mestrado
O mestrado, também conhecido como mestrado acadêmico, é um curso de pós-graduação com foco em formar pesquisadores e professores. Ele tem duração de 2 a 5 anos e confere ao aluno o título de mestre.
Mestrado profissional
Diferente do que foi citado acima, neste modelo de mestrado os estudantessão formados com vistas à atuação no mercado de trabalho e não na academia. Apesar disso, assim como o formato comum, o mestrado profissional também conduz uma investigação científica como um processo de produção de conhecimento e ao final, o aluno recebe o título de mestre.
Doutorado
Realizado após o mestrado, o doutorado é um curso de pós-graduação recomendado principalmente para quem deseja se aprofundar ainda mais e seguir na área de pesquisa científica ou acadêmica. Com duração entre 4 e 5 anos, o estudante se dedica unicamente a um objeto de estudo que traga novas perspectivas ou descobertas sobre o tema escolhido.
9 motivos que comprovam que vale a pena fazer pós-graduação
Cursar uma pós-graduação envolve horas de estudos e muita dedicação. Mas quais as principais vantagens ao investir em um pós?
Para lhe ajudar a entender as potencialidades que uma especialização oferece separamos os principais motivos que mostram o porquê vale a pena fazer pós-graduação. Confira:
1. Ser especialista na sua área
Ao fazer um curso de pós-graduação você terá a possibilidade de se aprofundar sobre determinado tema de seu interesse. Assim, o profissional pós-graduado é capaz de fazer análises sob outra ótica, fazendo provocações relevantes e diferenciadas, já que o curso confere ao aluno um repertório mais robusto e completo.
Desta forma, se você deseja ser uma referência no seu campo de estudo, vale a pena fazer pós-graduação.
2. Desenvolver habilidades
Diante de um cenário mercadológico tão competitivo, investir em uma pós-graduação é um diferencial. O mercado demanda profissionais qualificados, que saibam identificar problemas e sejam capazes de fornecer soluções aplicáveis- habilidades amplamente trabalhadas durante um curso de pós-graduação.
Há ainda outras soft skills que também são desenvolvidas ao longo do curso, tais como: oratória, liderança, criatividade, autoconfiança, autonomia, disciplina, comunicação e muito mais.
3. Diferencial no currículo
As exigências do mercado de trabalho têm sido cada vez mais altas e contar apenas com uma graduação pode não ser suficiente para se adequar a essas necessidades.
Além disso, as organizações valorizam profissionais que reconhecem a importância do lifelong learning (formação contínua) e que investem na própria qualificação.
Assim, ao cursar uma especialização, você terá mais chances de se destacar em seu currículo e alcançar sucesso em processos seletivos.
4. Concorrer a cargos melhores e mais altos
Além de valorizar o seu currículo, a pós-graduação também permite que você alcance patamares maiores na sua carreira que, só com a graduação, poderiam levar um tempo maior. Assim, tendo um pós, é possível que você já participe de cargos com posições mais altas logo de início e, consequentemente, tenha acesso a salários melhores.
5. Possibilidade de expandir a carreira
Como já dissemos, ao cursar uma especialização você desenvolverá habilidades que são reconhecidas e valorizadas no mercado de trabalho. Isso significa mais oportunidade de expandir sua carreira, seja conquistando a tão sonhada promoção ou assumindo novos cargos e desafios.
6. Estar por dentro das tendências e atualizar seus conhecimentos
A era da transformação digital a qual estamos vivendo mudou as dinâmicas do trabalho, tornando alguns processos obsoletos ao mesmo tempo que apresenta novas propostas e soluções.
E eis aqui mais um motivo porque vale a pena fazer pós-graduação:ao se especializar você terá acesso à novas ferramentas, recursos e conhecimentos atualizados sobre o assunto, estando à frente das principais mudanças e tendências do seu campo de atuação.
Para fazer gestão da carreira é necessário se manter atualizado com os assuntos relevantes à profissão que se está inserido. Algumas áreas exigem que se atualize quase que diariamente. O profissional deve ter uma visão generalista da sua atuação, mas também procurar se aprimorar em áreas mais específicas dentro de sua formação através de pós-graduações.
O profissional deve estudar as tendências de mercado, afinal é de suma importância ler e perceber o direcionamento que o mercado está dando para sua atividade profissional. Novas áreas, novas tendências e novas tecnologias, podem ser desvendadas e transformar completamente o rumo de uma atividade, determinando inclusive que o profissional se atualize rapidamente.
7. Mudar de área
Se você fez uma graduação e o curso não superou suas expectativas ou só quer respirar novos ares e trocar de área, optar por uma pós-graduação é uma forma segura e de qualidade para fazer isso.
Como já dissemos, a especialização expande o leque de conhecimentos do aluno, porém os conhecimentos são desenvolvidos com maior profundidade e bem mais direcionados. O resultado deste trabalho é a formação de um profissional completo e melhor preparado para lidar com os diferentes desafios.
8. Ampliar seu networking
Manter uma rede de contatos é fundamental para qualquer profissional, pois ela contribui para fortalecer relações comerciais e pode ser o diferencial na hora de buscar uma nova oportunidade de trabalho.
Por meio do networking é possívelgerar autoridade, participar de projetos e receber indicações de outros profissionais.
É por isso que a pós-graduação é extremamente vantajosa, já que ela permite que os alunos ampliem seu networking com profissionais qualificados e interessados na mesma área.
Cultivar e, sobretudo, desenvolver a rede de relacionamentos é uma ferramenta muito influente para a gestão de carreira de qualquer um, independentemente da área de atuação.
O fortalecimento da construção profissional é feita de “conexões” e não de apenas de contatos. Cursos e pós-graduações são considerados os melhores espaços para fazer essas interações. Pense que, ao invés de acumular contatos, deve-se construir pontes com o objetivo de estreitar laços e crescer em conjunto. Tudo é cíclico, um dia quem dá, no outro pode precisar”.
9. Ingressar na área acadêmica
Se a área acadêmica te interessa, saiba que a pós-graduação é o melhor caminho para começar, seja ela stricto sensu, que é mais voltada para a academia, mas também lato sensu, que tem o foco em atender as demandas empresariais.
Mas é preciso se atender a algumas regras: na modalidade lato sensu, o profissional só poderá atuar como professor universitário se sua especialização for na mesma área de sua formação original. Além disso, o cargo não poderá ser desempenhado em instituições de ensino públicas, já que um requisito mínimo para lecionar nesses locais é ter concluído o mestrado.
Como você pode ver, motivos que comprovam que vale a pena fazer pós-graduação não faltam! Desenvolva uma visão de médio e longo prazo e inclua a formação continuada entre os seus compromissos profissionais, mas busque por cursos de instituições que lhe garantam alta qualidade acadêmica, como é o caso da Wyden.