Conheça os diferentes tipos de graduação e como escolher a certa

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

O modelo de graduação presencial que conhecemos tem mudado com o passar dos anos acompanhando os avanços da tecnologia. Com isso, surgem novas ferramentas virtuais e novas modalidades de ensino superior: semipresencial e o digital.  

Dessa maneira, o aluno pode decidir como estudar e o que estudar. Sempre atendendo suas necessidades e horários. Pensando nisso, vamos apresentar para você um pouco dessas tantas opções que podem se encaixar com seu dia a dia e impulsionar sua carreira.  

TIPOS DE GRADUAÇÃO

As novas ferramentas tecnológicas criaram e adaptaram os modelos de graduação existentes. Agora um curso presencial pode contar com ferramentas virtuais como bibliotecas, portais de carreiras e até mesmo eventos online, bem como os cursos digitais podem ter interface com algumas possibilidades oferecidas no presencial. Confira os formatos existentes e seus benefícios:  

PRESENCIAL  

Formato tradicional conhecido por todos, onde as aulas e atividades acontecem diariamente nos espaços da instituição. Dessa maneira, o aluno precisa se deslocar para faculdade todos os dias e ter contato com seus professores e colegas. Neste formato existe um grande leque de cursos como: Medicina, Arquitetura, Direito, Engenharia, Fisioterapia.  

EAD  

Diferente do formato presencial, as aulas e atividades oferecidas nesta modalidade são 100 online, onde o aluno assiste suas aulas por plataformas virtuais usando dispositivos eletrônicos como tablet, smartphone ou computador.  

Seu deslocamento presencial só é necessário em casos específicos previamente agendados para não atrapalhar sua rotina, sempre priorizando sua agenda pessoal e o tempo disponível.  

Entre os benefícios de estudar a distância, podemos citar a autonomia para acompanhar as suas aulas, a possibilidade de montar sua rotina de estudos e o valor mais acessível das mensalidades, quando comparada ao presencial. Dentre os muitos cursos disponíveis, podemos citar: Administração, Pedagogia, Jornalismo, Serviço Social.  

SEMIPRESENCIAL 

Se você é o tipo de pessoa que gosta de misturar o virtual com o presencial, essa modalidade é feita pra você. Aqui você tem aulas online e até dois dias de aulas presenciais por semana. Aulas presenciais em laboratórios ou em sala de aula com professores e colegas para enriquecer as trocas de conhecimento.  

Você escolhe as disciplinas que quer cursar presencialmente a partir do segundo semestre. Para quem quer flexibilidade de horário, mas não abre mão da vivência e troca de experiências no campus.  

COMO ESCOLHER ENTRE TANTAS OPÇÕES?


Antes de tudo, uma graduação exige dedicação e planejamento de tempo, em qualquer formato escolhido, é necessário separar um momento para estudar e compreender cada passo do seu curso. Diante de tantas opções, você pode fazer algumas reflexões que podem lhe ajudar na hora de escolher o formato certo:  

  • Diante da sua rotina atual, é possível conciliá-la com um esquema de estudos fixo?  
  • Você possui disponibilidade de tempo para locomoção diária?  
  • Você prefere aprender por conta própria ou em comunidade?  
  • Seu estilo de estudo é mais reservado ou gosta de manter contato com pessoas?  
  • O curso desejado está disponível no formato escolhido?  
  • Você gosta de misturar atividades presenciais com o mundo digital?  

A escolha da carreira é um passo muito importante em nossas vidas, e ela precisa ser feita com cautela, sempre conciliando sua vocação e seu tempo disponível. Não esqueça que sempre estamos aqui para ajudar você nesta decisão.  

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios