Quem fez ou ainda vai fazer o Enem costuma ficar na maior expectativa para saber quando sai a nota. Mas é necessário ter paciência: o resultado esse ano, por conta da pandemia do Coronavírus, saiu apenas no final de março de 2021. Assim que o resultado é divulgado, o candidato consegue acessar o seu Boletim de Desempenho Individual de forma rápida e simples.
Hoje você vai ver como é fácil consultar a nota do Enem e ainda descobrir como conseguir uma vaga no ensino superior com sua nota. Confira!
Como consultar a nota do Enem?
Quem fez qualquer edição anterior do Enem, pode consultar sua nota rapidamente. Veja o passo a passo de como fazer:
- Acessar a página do participante do Enem.
- Informar o seu CPF.
- Digitar a sua senha.
- Entrar no link Boletim de Desempenho Individual: é lá que suas notas estarão disponíveis.
Quem ainda vai prestar o Enem, deve aguardar mais um pouco. A data de divulgação do resultado do Enem varia de um ano para outro. Em geral, as notas são divulgadas dois meses após as provas, normalmente no meio de janeiro.
A que horas sai o resultado do Enem?
O resultado com as notas do Enem costumava ser liberado às 9h, porém o Inep não especificou a que horas as notas finais seriam publicadas. Em 2021, as notas saíram na noite do dia 29 de março.
O que é o Boletim de Desempenho Individual?
É o documento que traz a relação com todas as notas alcançadas pelo candidato em cada prova do Enem. São informadas as notas das seguintes provas:
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
- Ciências Humanas e suas Tecnologias.
- Matemática e suas Tecnologias.
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
- Redação.
Candidatos que tiram nota zero na redação têm a oportunidade de saber o motivo pelo seu boletim.
O Boletim de Desempenho Individual serve para que o aluno possa comprovar a pontuação que alcançou no exame em processos seletivos como o Sisu, o ProUni, o FIES e o ingresso direto em faculdades particulares.
Consigo saber minha nota do Enem antes do resultado ser divulgado?
Não é possível. O boletim fica disponível somente a partir da data divulgada pelo MEC. Apesar disso, é possível conferir o gabarito do Enem e tentar calcular a sua nota.
Como funciona a nota do Enem?
O Enem trabalha com um sistema de avaliação chamado Teoria da Resposta ao Item (TRI), que mede o desempenho dos candidatos de uma forma bem complexa.
Diferente do modelo tradicional, o TRI não leva em conta apenas a quantidade de acertos. Ele qualifica a coerência das respostas.
Por exemplo, uma prova com muitos erros em questões fáceis e muitos acertos em questões difíceis é considerada como chute pelo sistema. Assim, ele atribui automaticamente uma nota menor para essas questões.
Dessa maneira, dois alunos com o mesmo número de acertos podem ter notas diferentes, uma vez que depende das questões específicas que cada um errou e acertou.
Por isso, é impossível saber com exatidão a nota do Enem apenas pelo gabarito: ele serve apenas para que você tenha uma noção do seu desempenho no exame.
Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade?
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Com a nota do exame, o candidato pode participar dos processos seletivos promovidos pelo governo federal ou entrar diretamente na faculdade particular sem fazer o vestibular. Saiba mais:
Conseguir uma vaga pelo Sisu
Com a nota do Enem, o aluno pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e tentar uma vaga nas universidades públicas participantes.
Conseguir uma bolsa de estudos pelo ProUni
Quem faz o Enem pode se inscrever no Programa Universidade Para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudos parciais ou integrais para estudar em faculdades particulares, em cursos e graduação presenciais ou a distância.
Conseguir um financiamento pelo FIES
Outra opção para quem faz o Enem é usar a sua nota para se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), o programa do governo federal que financia o pagamento do curso de graduação em uma instituição particular a juros baixos e prazo longo.
Matricular em faculdade particular pelo ingresso direto
Por meio do ingresso direto, o candidato pode entrar direto em faculdades particulares sem precisar fazer o vestibular. Para isso, ele deve apresentar a nota do Enem e, caso alcance o desempenho mínimo exigido, sua vaga já está garantida.
Em muitos casos, as faculdades aceitam as notas de qualquer edição do Enem a partir de 2010. É uma forma simples e sem burocracia de entrar rápido em um curso superior.
INSCREVA-SE COM A NOTA DO ENEM