Os Benefícios que a nota do Enem proporciona ao estudante

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

As vantagens em utilizar a nota do ENEM

Você sabia que pode usar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para entrar na universidade sem prova de vestibular, conseguir uma bolsa de estudos em instituição privada reconhecida pelo MEC e até financiamento para ajudar a pagar a faculdade particular? 

Criado em 1998 com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino médio no País, o Enem cresceu em importância e hoje em dia é a prova mais esperada do ano para milhões de estudantes em todas as regiões do Brasil. 

Isso porque fazer o Enem e conseguir uma boa nota abre muitas portas, principalmente em programas do Governo Federal de acesso ao ensino superior. Quem alcança um bom desempenho no Exame aumenta as chances de ter um futuro melhor e seguir a carreira dos sonhos sem precisar fazer o vestibular. 

Calendário Enem 2023 
 

Antes de saber como usar a nota do Enem, é importante ficar atento ao calendário da edição de 2023, para não perder nenhum prazo. A nota do Enem 2023 será divulgada no dia 16 de janeiro de 2024, na Página do Participante.  

 O passo a passo para acessar os resultados do Enem 2023 é o seguinte: 

  • Entrar na “Página do Participante” do Enem (mesma utilizada para fazer a inscrição); 
  • Inserir CPF e senha cadastrados para fazer o login; 
  • Selecionar as imagens solicitadas ou digitar os caracteres pedidos; 
  • Clicar em “Enviar”. 

Ao fazer isso, você terá acesso a todas as suas notas do Enem 2023, separadas pelas seguintes áreas do conhecimento: 

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias; 
  • Matemática e suas Tecnologias. 

1. Entrar na universidade pública com o Enem sem fazer vestibular

O Vestibular em universidades públicas não é fácil. Para entrar em alguns dos cursos mais concorridos, como Medicina, Direito e Engenharia, o candidato precisa praticamente “gabaritar” as provas e ainda torcer para que os outros concorrentes não tenham ido tão bem assim.

Mas o Vestibular não é a única porta de entrada para uma universidade gratuita. Desde 2010, quem faz o Enem pode tentar uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), um processo seletivo totalmente informatizado que classifica os candidatos usando unicamente o desempenho nesse Exame.

Quem é elegível para o SiSU precisa ter feito a prova do Enem no ano anterior — ou seja, para o SiSU 2023, você precisa fazer o exame em 2022. Além disso, não pode ter tirado nota zero na redação e não ter participado na condição de treineiro (candidato que não concluiu o ensino médio e participa do exame para fins de autoavaliação.) 

Desde 2024, o SISU teve mudanças. Pela primeira vez, o programa acontecerá apenas uma vez ao ano – ainda que ofereça vagas para o segundo semestre. A classificação dos candidatos passa a seguir as normas da nova Lei de Cotas. E a lista de espera ganha uma duração estendida, valendo para o ano todo. 

Os candidatos são classificados conforme as suas notas e desempenho no Enem. Para fazer a inscrição, é preciso acessar o Portal Único de Acesso, onde são encontradas todas as vagas e cursos disponibilizados pelas instituições de Ensino Superior do Brasil.  

As datas para o SISU 2024 já foram divulgadas: 

  • Inscrições — 22/01 a 25/01;
  • Resultado — 30/01; 
  • Matrícula dos selecionados — 01/02 a 07/02; 
  • Lista de espera — 30/01 a 07/02. 

2. Ganhar uma bolsa de estudos com o Enem em faculdade particular

O sonho de fazer uma faculdade particular de qualidade como bolsista fica muito mais próximo para quem faz o Enem.

Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado em 2005 e oferece bolsas de estudos parciais (50%) e integrais (100%) para estudantes brasileiros que ainda não tenham um diploma de nível superior. É um processo seletivo totalmente informatizado que utiliza o desempenho no Enem para classificar os candidatos a uma bolsa em universidade privada.

Para tentar uma bolsa do ProUni é obrigatório ter feito o Enem no ano anterior, com pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação. O Programa tem ainda alguns requisitos de renda e escolaridade. Podem participar estudantes que fizeram o ensino médio em escolas públicas (ou como bolsistas integrais de escolas privadas) com renda familiar mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa para as bolsas parciais e de até 1,5 salário mínimo por pessoa no caso das bolsas integrais.

As inscrições do ProUni são abertas duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre, e podem ser feitas gratuitamente no site oficial do Programa.

3. Obter financiamento estudantil com o Enem para pagar a faculdade privada

FIES é o programa de Financiamento Estudantil do Governo Federal. Com ele, é possível financiar entre 50% e 100% das mensalidades da faculdade particular a juros baixos, com taxa de 3,4% ao ano.

O estudante só começa a pagar a dívida um ano e meio depois de formado. Para participar é obrigatório ter feito o Enem a partir de 2010, com desempenho mínimo de 450 pontos na média geral das provas e nota maior do que zero na redação. A renda familiar máxima para participar é de 20 salários mínimos.

4. Outros benefícios do Enem

Acha pouco? Pois o Enem ainda oferece outras vantagens, confira:

  • Complementar a nota do vestibular para entrar em algumas universidades públicas.
  • Fazer a matrícula em faculdades privadas sem precisar fazer prova.
  • Obter o certificado de conclusão do ensino médio (nesse caso é obrigatório marcar essa opção ao se inscrever no Enem, ter no mínimo 18 anos completos até o dia da primeira prova e obter o desempenho de pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e 500 pontos na redação).
  • Conseguir intercâmbio universitário ou bolsa de estudos no exterior através do programa Ciência sem Fronteiras.

Continue por dentro dos principais assuntos e novidades do mundo universitário.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios