Como se dar bem na Faculdade? 8 dicas para começar com o pé direito

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Beautiful day at the campus

O primeiro dia de aula no Ensino Superior é um dos mais especiais. Afinal, aquele nervosismo de ver diversas novidades e a dúvida de como se dar bem na faculdade estão sempre presentes. 

Uma das coisas que mais se passam na cabeça do calouro na faculdade é saber como agir e como aproveitar o tempo na universidade da melhor forma. É por isso que estamos aqui para ajudar você a começar o curso com o pé direito. 

A seguir, confira 8 excelentes dicas de como se dar bem na faculdade logo de início! 

1. Compareça às aulas 

No Ensino Superior você não tem os pais ou professores obrigando você a ir às aulas. No entanto, não se pode confundir essa liberdade e deixar de participar das atividades universitárias. 

Além disso, lembre-se de que na graduação os conteúdos são passados de forma muito rápida. Assim, faltar em uma aula já pode fazer com que você perca vários assuntos. 

2. Organize seus horários de estudo 

Como visto, a faculdade aborda diversos conteúdos em pouco tempo. Por isso, quanto mais você se organizar, mais fácil para pegar o ritmo nos primeiros anos. Desse modo, um cronograma de estudos, com os horários bem definidos, vai ser uma ferramenta indispensável desde o começo do curso. 

3. Não deixe os trabalhos para a última hora 

A organização visa justamente evitar fazer as atividades do curso de última hora. Por mais que você domine muito bem o assunto, imprevistos podem acontecer e, quando não há mais tempo de resolvê-los, o prazo para entregar os trabalhos acaba se esgotando. 

Isso sem contar o estresse de fazer uma atividade na última hora. Desse modo, organize o seu roteiro de estudos para que seja possível fazer todos os trabalhos com tempo suficiente para entregá-los dentro do prazo. 

4. Leia bastante 

O hábito da leitura vai ser um dos seus melhores amigos na faculdade. Ele permite aprofundar os conhecimentos, tirar dúvidas e descobrir informações importantes para a sua formação. 

5. Questione 

Também não tenha medo de tirar as suas dúvidas. Aproveite o tempo na faculdade para trocar conhecimentos com os professores, monitores e colegas. Isso fará toda a diferença na hora de exercer a profissão. 

6. Cuide da sua saúde 

Outro erro muito comum dos calouros ao se deparar com a dinâmica acadêmica da faculdade é descuidar da saúde física e mental. No entanto, é importante sempre se lembrar de que um curso universitário serve para ajudar você e não para prejudicar o seu bem-estar. Por isso, saiba manter o equilíbrio entre todas as áreas da sua vida. 

7. Participe dos eventos da faculdade 

Os eventos que a faculdade oferece são ótimos para se engajar com atividades complementares, conhecer novas pessoas e encontrar áreas de interesse. Tudo isso contribui para o seu bem-estar, vida social e desenvolvimento profissional. 

8. Monte grupos de estudos 

Você não precisa passar pela experiência universitária só. Existem vários alunos que estão enfrentando os mesmos desafios que você. Uma maneira de compartilhar informações e aprendizados é por meio dos grupos de estudos. Assim, é possível ajudar um ao outro e tornar a vivência universitária ainda mais interessante. 

Agora que você sabe como se dar bem na faculdade, não deixe de aproveitar o tempo de estudos para se desenvolver na área que deseja. O Ensino Superior oferece diversas vantagens, mas por incrível que pareça, acaba muito rápido. Portanto, faça cada dia valer a pena! 

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios