Dia do Estagiário: saiba mais sobre a data

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Você sabia que o Dia do Estagiário está chegando? Ele é comemorado dia 18 de agosto e é um dia de reconhecimento a todos os estagiários que diariamente desenvolvem suas habilidades e conhecimentos para aperfeiçoar sua formação, adquirir experiências de mercado e até mesmo de vida. Saiba mais sobre a origem do dia e as funções de um estagiário!

Como surgiu o dia do estagiário?

O dia do estagiário foi criado quando o decreto n° 87.497 foi publicado em 18 de agosto de 1982, o qual foi revogado em 2019. Todavia, a data continua sendo comemorada no dia 18 de agosto.

A legislação que regulamenta e rege os estágios no Brasil prevê diversos direitos para a pessoa que atua como estagiária, como férias, pagamento de bolsa auxílio, auxílio transporte, e cargas máximas de horário no qual o estagiário deve cumprir suas obrigações. 

Onde um estagiário atua?

O estágio é uma etapa importante para os estudantes que querem iniciar sua carreira. Estagiários são responsáveis por executar tarefas de acordo com as necessidades da empresa. Essa experiência de trabalho ajuda os estudantes a desenvolverem habilidades profissionais e adquirirem conhecimento, enquanto obtêm uma experiência prática em sua área de estudo.

O estagiário pode atuar em diversas áreas, dependendo de seu curso de estudos. Por exemplo, um estudante de engenharia pode atuar em áreas técnicas, como projetos de novos produtos, desenvolvimento de software ou manutenção de sistemas. Enquanto isso, os estudantes de administração de empresas, por exemplo, podem trabalhar em áreas como finanças, marketing ou RH.

Quais os benefícios de fazer estágio?

Os estágios são uma ótima maneira de adquirir experiência no mercado de trabalho e colocar em prática o que foi aprendido na faculdade. Além de expandir seu currículo, os estágios podem oferecer outros benefícios. 

Um deles é o fato de que os estagiários têm a oportunidade de ganhar experiência prática em seu campo de estudo. Isso ajuda a melhorar as habilidades do estudante, que podem ser aplicadas no mercado de trabalho e ajudá-lo a se destacar entre os demais candidatos. 

Outro ponto positivo, é que os estágios podem ajudar os estudantes a conhecer melhor as diversas nuances do mercado de trabalho, aprendendo como as empresas funcionam e como elas lidam com problemas e oportunidades diárias
Além disso, os estágios também podem oferecer oportunidades únicas para o estudante conhecer profissionais em seu campo. Isso pode ajudá-los a estabelecer contatos importantes e conectar-se com os profissionais certos para ajudá-los a alcançar seus objetivos de carreira.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios