Entenda as novas regras de cotas do Sisu

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Mulher de ócilos com caderno na frente do notebook

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está com muitas novidades para a edição de 2024, que passa a ter uma única edição, e nós vamos te contar tudo de maneira simples e fácil de entender! O processo seletivo está marcado para este mês, janeiro, e trará mudanças importantes a partir da nova Lei de Cotas, que afetará as regras de distribuição e ocupação de vagas nas universidades federais a partir deste ano.

Como vai funcionar o Novo Sisu 2024

Agora, todos os candidatos do Sisu, independente de serem cotistas ou não, concorrerão inicialmente às vagas de ampla concorrência. Se você não conseguir a aprovação por esse caminho e se encaixar nos critérios de cotas, terá a chance de disputar as vagas reservadas. O Ministério da Educação (MEC) destaca que essas mudanças buscam promover maior equidade no acesso ao ensino superior, tornando o processo seletivo mais inclusivo e justo.

Cotas

Uma das novidades é a inclusão de cotas específicas para quilombolas, somando-se às já existentes para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. Essa medida tem como objetivo ampliar a representatividade e facilitar o acesso de grupos historicamente marginalizados ao ensino superior.

Mudanças importantes

Outra mudança importante é a redução do teto da renda bruta familiar mensal per capita para candidatos inscritos no Sisu na modalidade Lei de Cotas. Antes era um salário mínimo e meio, agora é um salário mínimo. Isso amplia as oportunidades para estudantes de baixa renda, permitindo que mais jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica possam alcançar a educação superior.

A nova legislação mantém a regra de que 50% das vagas em universidades e instituições federais de ensino técnico de nível médio devem ser reservadas para estudantes de escolas públicas. E dentro dessa cota, há subcotas específicas para grupos minoritários. Além disso, estudantes que se enquadram nas categorias de cotas podem concorrer tanto às vagas reservadas para baixa renda quanto às demais vagas de cotas, sem a necessidade de atender ao critério de renda mínima familiar.

O futuro da educação brasileira

Essas mudanças representam um passo importante para uma educação superior mais inclusiva e diversificada no Brasil. Elas mostram o esforço constante em garantir que o ensino superior seja acessível a todos os segmentos da sociedade.

A implementação dessas novas regras do Sisu, a partir de 2024, é um marco na história da educação brasileira, sendo uma evolução nas políticas de inclusão e diversidade nas instituições de ensino superior.

As alterações na Lei de Cotas e no Sisu visam criar mais oportunidades para todos e fortalecer o sistema educacional do país. Com essas mudanças, esperamos ver um aumento significativo na participação de estudantes de grupos sub-representados nas universidades, contribuindo para a formação de uma sociedade mais igualitária e justa. Fique por dentro e prepare-se para esse novo capítulo na jornada educacional!

Clique aqui para se manter ainda mais informado sobre os programas de ingresso e nota do Enem.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios