Flash card: saiba agora o que é e como fazer!

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Na hora de estudar, algumas estratégias são essenciais para focar nos conteúdos e, assim, obter um melhor rendimento. Nesse sentido, estratégias como método de Pomodoro, flash card, estudo intercalado, entre outros podem ajudar você a gerir seu tempo de dedicação, além de colaborar com a organização de cada conteúdo.

Neste artigo você conhecerá alguns métodos de estudo e como escolher o mais adequado para suas necessidades, a princípio. Em seguida, você saberá com mais detalhes tudo sobre o método de estudo de flash cards. Continue acompanhando a leitura e confira!

Quais são os métodos de estudo?

Métodos de estudos são tipos de estratégias que visam melhorar a produtividade e a absorção de um conteúdo ao estudar. Dessa forma, a partir de pesquisas e testes realizados por profissionais especialistas, geralmente psicólogos e psiquiatras, sobre o funcionamento do cérebro com relação a foco e concentração.

Assim, esses métodos de estudo têm sido amplamente usados, seja dentro de escolas e universidades ou mesmo para estudos individuais em casa. 

Alguns exemplos de métodos de estudo incluem:

  • Autoexplicação: leia em voz alta um conteúdo, como se estivesse dando aulas para você mesmo;
  • Estudo intercalado: organize diferentes disciplinas de forma intercalada para estudar durante um ciclo;
  • Estudo mnemônico: crie frases engraçadas ou paródias associando ao conteúdo;
  • Flash cards: faça resumos em forma de perguntas e respostas, revisando os conteúdos nesse formato periodicamente;
  • Método de Pomodoro: estude 25 minutos e pause por cinco;
  • Método Robinson (EPL2R): um conjunto de etapas que envolve explorar, perguntar, ler, rememorar e repassar;
  • Mapas Mentais: faça redes dinâmicas ao redor de um tema central, indicando conceitos relacionados com setas e figuras.

Como escolher o método de estudo ideal?

Escolher o método de estudo ideal envolve definir previamente seu objetivo e seus desafios para alcançá-lo. Por exemplo, se seu objetivo é conseguir uma boa nota no Enem, seus desafios poderão incluir ter maior foco e concentração ao estudar, além da falta de tempo.

Desse modo, após considerar objetivos e desafios, você precisa identificar quais os métodos de estudo podem ajudar você nesse processo. No entanto, você não deve se privar e escolher apenas um. Você pode combinar diferentes métodos de estudo e, assim, obter um desempenho melhor que o esperado.

A seguir detalharemos um pouco mais sobre o flash card, um método de estudo com foco na organização dos conteúdos e na fixação das informações.

A imagem contém uma estudante pesquisando em seu notebook como fazer flash card para estudar.
Você pode combinar um ou mais métodos de estudo para estudar de forma cada vez mais produtiva!

O que é flash card?

O flash card é um método de estudo que consiste em fazer revisões periódicas de conteúdos através de perguntas sobre um determinado assunto. Enquanto as perguntas vão na frente de um cartão ou ficha de papel, as respostas vão no verso.

O método tem como foco aumentar a memorização e, consequentemente, a fixação dos conteúdos. Assim, ao ler a pergunta, você deverá tentar acertar a resposta.

Esse é um método de estudo muito usado principalmente para o estudo de fórmulas matemáticas, mas também pode ser usado em outros temas como no estudo de idiomas, regras gramaticais e ortográficas e denominações geográficas, por exemplo.

Como fazer flash cards para estudo?

Para fazer flash cards para estudo é muito simples. Após ler os conteúdos e selecionar os trechos mais importantes, você deverá elaborar perguntas sobre esses pontos e, portanto, elaborar respostas para tais questões.

Os flash cards podem ser feitos em um documento no computador e depois impresso. O recomendado, no entanto, é fazê-los à mão em pedaços de papel em formato de fichas ou cartões. Afinal, o processo manuscrito é mais dinâmico, permitindo a adição de notas e grafismos, formatos que vão ajudar ainda mais na fixação.

A seguir, damos alguns detalhes que vão ajudar você nessa construção manual, ou, se preferir, na produção de flash cards online.

O que colocar nos flash cards?

Como já dito, a primeira orientação é para que você faça cartões de papel, anotando uma pergunta na frente e a resposta no verso. Escreva os conteúdos com suas próprias palavras, não faça cópias extensas dos livros e apostilas.

Se a resposta for muito longa, tente resumir, colocando apenas os pontos realmente mais importantes. Aqui é válido também adotar o formato de bullet points, organizando a resposta por tópicos.

A imagem contém um exemplo de flash card. No primeiro quadro está escrito "Quais são os quatro tipos principais de vegetação no Brasil? (frente)" e no segundo quadro, em tópicos, está escrito: Florestas Amazônica, Mata dos Pinhais e Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Campos"
Exemplo de flash card.


Qual papel usar para flash cards?

Como você irá manusear os flash cards muitas vezes, é preciso que o material dos cartões seja resistente. Assim, os tipos de papel recomendados para fazer flash cards são aqueles mais duros como cartolinas ou papel-cartão.

Uma dica para melhor conservar seus flash cards é encapá-los com papel contact transparente, um tipo de papel adesivo. 

Como fazer flash cards no Word?

Como dito anteriormente, o ideal é fazer flash cards de forma manual, mas, se preferir, também poderá fazer online. Nesse caso, uma das ferramentas que você pode utilizar é a ferramenta de texto Word. Para isso, basta seguir os passos a seguir:

  1. Abra o Microsoft Word e altere o tamanho da página , clicando em Layout da Página no topo da tela e clicando no botão Size abaixo dele. Selecione um tamanho, tal como 4 polegadas por 6 polegadas. O Word vai ajustar automaticamente o tamanho da página.
  2. Digite a pergunta do flash card e personalize o tamanho do texto, tornando-o fácil de ler. Você pode também alterar a fonte e a cor do texto se desejar.
  3. Pressione ” Ctrl” e “Enter” simultaneamente no teclado para adicionar uma quebra de página e um novo flash card em branco no documento.
  4. Digite a resposta. Selecione o texto e faça ajustes na fonte e na cor, se quiser.
  5. Clique em Arquivo e clique em Imprimir para imprimir as duas páginas com os flash cards.

Com as fichas impressas, encape-as com papel contact transparente a fim de conservar o material.

Como usar flash cards nos estudos?

Uma sugestão geral sobre como usar flash cards nos estudos é organizar as perguntas em três pilhas, de acordo com o grau de dificuldade em responder cada pergunta.

Para isso, faça uma primeira pilha com as perguntas as quais você acertou as respostas com mais facilidade. Em seguida, faça uma pilha com as perguntas que acertou as respostas, mas teve certa dificuldade. Por fim, organize uma pilha com as perguntas sobre as quais você errou a resposta.

Para cada pilha, dedique revisões em períodos diferentes. Para as perguntas que você errou, por exemplo, o recomendado é fazer revisões diárias. Outra dica é sempre embaralhar os flash cards para não correr o risco de decorar respostas em sequência.

Confira a seguir algumas dicas específicas para usar flash cards para estudar para o Enem.

A imagem contém um estudante preparado para fazer sua prova após estudar por meio de flash cards.
Usar flash cards é uma ótima estratégia para otimizar a fixação dos conteúdos!

Como usar flash cards para o Enem

Para estudar para o Enem, os flash cards ajudam a memorizar, principalmente, conceitos, fórmulas e datas históricas. Por isso, para ter um estudo para o Enem efetivo através do uso de flash cards, basta seguir o passo a passo já falado anteriormente, assim como as dicas a seguir:

  • use cores e imagens diferentes para cada flash card de acordo com o tipo de conteúdo;
  • organize os cartões de flash card por disciplina;
  • organize uma tabela de revisão e programe seus horários;
  • faça revisões periódicas dos conteúdos em horários dedicados apenas para essa memorização.

Além de ajudar você com a gestão do tempo de estudos para o Enem, o uso de flash card aumenta seu rendimento ao fixar ainda mais os conteúdos em sua memória.

Agora que você já sabe tudo sobre o método de estudo usando flash cards, o que acha de se desafiar com este quiz sobre métodos de estudo?

[qsm quiz=2]

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios