Flash card: conheça essa estratégia de estudo!

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 6 minutos

O flash card é uma das ferramentas mais utilizadas na preparação para vestibularEnem e, até mesmo, concurso público. A técnica de utilizar cartões permite que você consiga revisar rapidamente o conteúdo, focando nos pontos-chave para realizar uma boa prova.

Bloco de estudos
Pratique a memorização com esta técnica.

A memorização é um dos principais desafios desse tipo de exame. Por ser uma preparação de longo prazo, a tendência é que os conteúdos sejam esquecidos. É algo que acontece com todo mundo, e existem técnicas para minimizar esse problema.

Logo abaixo, vamos explicar como usar o flash card na sua rotina de estudos. Continue a leitura e aumente as suas chances de aprovação!

O que são flash cards?

Os flash cards são pequenos retângulos recortados em papel ou digitalizados, utilizados para associar uma informação colocada no anverso (parte da frente) com uma resposta no verso (parte de trás). Assim, ao ler a pista de um lado, o estudante deve adivinhar qual está do outro.

Na prática, esses cartões trabalham a capacidade de recuperar uma memória, a partir das questões que provavelmente cairão na prova. Isso é importante porque nossas memórias não são armazenadas como itens em uma caixa. Na verdade, para lembrá-las, sempre estamos reconstruído a informação a partir de fragmentos.

Além disso, a repetição é uma das técnicas de estudo que evita o esquecimento, tão presente nas preparações para provas de vestibular e Enem. Logo, como os cartões agilizam as revisões, eles otimizam os estudos e permitem mais tempo livre para se preparar para o seu exame.

Para que eles servem?

O flash card traz duas contribuições importantes para o estudo. A primeira é associar as informações contidas no cartão, lembrando de um conteúdo sempre que estiver em contato com o outro. Já a segunda é medir o próprio progresso por meio dos cartões.

Associar as informações

A redação de um flash card coloca sempre duas informações que precisam ser lembradas, uma em função da outra:

  • expressão técnica e significado;
  • palavra da língua estrangeira e a tradução;
  • objeto e suas características;
  • nome da fórmula e fórmula matemática;
  • pergunta e resposta;
  • termo e sinônimo (ou antônimo);
  • situação e regra;
  • conceito e exemplo (e/ou explicação).

Acompanhar o progresso

No estudo, como dito, é possível olhar a informação de um lado (pergunta) e tentar adivinhar a do outro (resposta). Consequentemente, quanto maior o número de cartões que decorar e resolver sem dificuldades, significa que mais você conseguiu absorver aquele conteúdo.

Tenha atenção ao fato de que os cartões não são utilizados para entender a matéria. É importante tirar as dúvidas e buscar explicações sobre os assuntos antes de colocá-los no flash card para serem memorizados.

LEIA TAMBÉM: 6 DICAS PARA PASSAR EM MEDICINA DE PRIMEIRA

Quais são as melhores estratégias para usar esses cartões?

O bom uso dos flash cards exige alguns cuidados na hora de elaborar os cartões. O ideal é fazer um conteúdo amigável com informações mais diretas, dando as condições para uma rápida revisão do conteúdo. Afinal de contas, o objetivo é estudar com facilidade, não é mesmo?

Use cores diferentes

Em primeiro lugar, pode-se usar as cores do cartão para transmitir informações. Não há uma regra, mas separar os cartões pela dificuldade ou pelo tipo de conteúdo são boas opções. Além disso, utilize desenhos e figuras que facilitem o entendimento da matéria.

Prepare textos diretos

Na preparação, utilize textos curtos e frases diretas. A lógica do flash card é que a resposta seja dada de pronto, sem recorrer a nenhuma consulta além da informação na frente do cartão. Logo, sempre que necessário, divida o conteúdo em vários cartões.

Organize uma tabela de revisão

Nas bordas de cada cartão, você pode colocar marcações com o número de vezes que ele foi revisado, facilitando o controle das revisões. Além disso, mantenha uma tabela, indicando quais conteúdos precisam ser repassados em cada sessão de estudos.

Crie um sistema

É importante que exista uma consequência para as respostas que você dá ao ler o cartão. O ideal é separar o flash card no qual houve erro para ser visto com mais frequência, até mesmo, colocando-o no fundo da pilha a fim de repassar o conteúdo imediatamente.

Tenha um gabarito

Também é importante que, para cada bloco, exista um resumo da matéria. Na hora de estudar, comece respondendo aos cartões e tentando recuperar as memórias. Depois, leia o conteúdo organizado e contextualizado nesse gabarito, a fim de entender o quadro geral, no qual as informações estão inseridas.

Quando usar os flash cards?

Os estudantes utilizam o flash card em momentos distintos. Algumas pessoas tentam criar o hábito de rever os cartões, associando a prática com um lugar ou momento do dia, como rever antes das aulas, no horário de almoço ou no transporte público.

Há também aqueles que preferem essa ferramenta em relação a outras técnicas, como mapas mentais ou autoexplicação. Se for o seu caso, você deve seguir o seu cronograma de estudos nas datas indicadas para revisar as matérias.

Uma terceira aplicação é usar o flash card como exercício. Nesse caso, os cartões são elaborados sem consulta, com o intuito de forçar o estudante a recuperar e organizar o conteúdo de uma leitura ou aula. Um bom ponto de partida é tentar fazer sem olhar o material e depois corrigir os cartões para usar nas revisões futuras.

Perceba, portanto, que a ferramenta pode ser um complemento da sua estratégia de estudo ou o método de revisão utilizado. O ideal é experimentar e perceber quais ferramentas você consegue aprender melhor.

Lembre-se, por fim, de que qualquer ferramenta de estudos só funcionará com uma rotina de estudos organizada. As revisões precisam ser feitas no momento certo, de modo que, pouco a pouco, o conteúdo se transforme em memória de longo prazo.

O flash card ajudará bastante principalmente para cumprir todas as atividades dentro do cronograma de estudos, considerando a velocidade com que é possível recapitular os pontos-chave da matéria. No entanto, o segredo mesmo é você se organizar e manter a disciplina durante a preparação.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios