Perdi o SISU, e agora?

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O que fazer se não for aprovado através do Sisu? Quais são as outras opções que o estudante tem para chegar à universidade até mesmo aproveitando o Enem? Hoje o vestibulando possui mais opções de ingresso no curso superior de sua preferência. Confira:

1 – Acesso direto
Enem 

É aceita a nota do Enem como forma direta de ingresso. Ou seja, o aluno que tiver um bom desempenho e apresentar sua nota na universidade, poderá fazer a matrícula sem precisar passar por Vestibular ou qualquer outro processo seletivo. Consulte nosso site ou fale diretamente com a Sala de Matrícula da instituição escolhida.

Vestibular

Aproveita o Enem como forma de ingresso em seus cursos de graduação. Combinado com provas no formato tradicional, onde o desempenho no Exame é válido como primeira ou segunda fase, ou ainda de forma integral, quando a pontuação do candidato no Enem é a única etapa do vestibular. 

2 – Acesso por financiamento

Prouni

Uma delas é o Programa Universidade para Todos (Prouni). Caso o candidato não seja aprovado em uma instituição pública através do Sisu, ele poderá tentar o Prouni para uma instituição particular. 

O programa concede bolsas de estudos que podem ser integrais ou parciais (100% e 50%). Isso será variável de acordo com a pontuação obtida pelo estudante no Enem. No entanto, para poder concorrer é necessário obter mais de 450 pontos no Exame e não zerar a redação.

Além do Enem, também é necessário preencher alguns requisitos, como ter estudado todo o ensino médio na rede pública de ensino ou na rede particular através de bolsa de estudos. No caso da bolsa integral do Programa, é necessário comprovar renda bruta de 1,5 salário mínimo por pessoa da família, já para bolsas parciais, a renda deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Saiba mais sobre o PROUNI.

Fies

Outra opção para o estudante é financiar parte dos estudos, no caso por exemplo de ser beneficiado com uma bolsa de 50% do Prouni. Ele poderá fazer isso utilizando o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que financia a graduação no ensino superior desde que o estudante esteja devidamente matriculado e cursando uma faculdade particular. Para participar é necessário que a instituição esteja cadastrada no programa, com cursos que tenham obtido avaliação positiva do Ministério da Educação (MEC).

Portanto, não fique triste se não obter a aprovação do Sisu, pois espaços não te faltam para ingressar no ensino superior utilizando ainda o seu desempenho no Enem. Aproveite as oportunidades e boa sorte!

Inscreva-se com a nota do Enem
Conheça nossos cursos
Calcule sua bolsa a partir do Enem

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios