Professora da Wyden cria rede do bem para capacitar e empoderar outras mulheres

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Transformação feminina já formou 78 empreendedoras

Foto: Pedro Guerreiro/ Agência Pará

Em um país como o Brasil, onde as mulheres enfrentam grandes correntezas para ter voz e ocupar o seu lugar de direito, não basta apenas ter força de vontade e determinação, mas é preciso arregaçar as mangas, ter resiliência e ir à luta. Foi com esse lema, e muita vontade de transformar o mundo em que vive, que a professora Samara Felipe, da Faci Wyden no Belém do Pará, deu inicio ao seu projeto de empreendedorismo feminino na cidade.

A inspiração para empoderar e transformar a vida de outras mulheres veio de casa. Samara conta que veio de uma família de mulheres fortes e sua história se confunde com a história do empreendedorismo feminino. “Minha avó era vendedora, minha mãe trabalhou na área informal e dentro de casa eu sempre via a questão do empreendedorismo por necessidade. Sou contadora e administradora, e sempre tive  vontade de aplicar os ensinamentos da minha ciência para transformar o mundo. Comecei nos negócios atuando com contabilidade, e consequentemente, entrei no fortalecimento dessa corrente potente de transformação feminina”, declara ela.

Foto: Pedro Guerreiro/ Agência Pará

Por que incentivar o empreendedorismo feminino?

Samara chega a se emocionar ao falar dos seus projetos na Wyden. “Quando olho ao meu redor vejo um monte de mulheres precisando desse auxílio. Às vezes é uma mulher que se separou do marido, às vezes é uma mulher que acabou de se formar depois de vinte anos parada. Lidando com as estudantes em sala de aula, jovens cheias de gás iniciando a vida, vi a necessidade de empoderar àquelas mulheres”.

O seu trabalho vem impactando muitas vidas no Belém. Apenas em 2022, 78 mulheres foram capacitadas, usando ferramentas simples, mas que tem feito toda a diferença na gestão dos seus negócios e na própria vida. “Muitas vezes é uma dona de casa que estava parada e conseguiu voltar ao mercado de trabalho comercializando produtos da Natura, Avon, simplesmente aplicando os conhecimentos adquiridos nos nossos cursos, por dicas compartilhadas. A partir do empoderamento ela retoma a  sua autoestima e o amor à vida. Não tem salário no mundo que pague a satisfação de ver que os seus ensinamentos estão dando retorno positivo para a vida das pessoas”, conta ela com a voz embargada.

Segundo a docente, o trabalho desenvolvido vai muito além da parte técnica. “Buscamos incentivar a autoestima dessas mulheres, essa potência que está adormecida em algum lugar, para desenvolver essa potência nas atividades que elas vão realizar”.

Semana do Empreendedorismo Feminino

Desde 2021, em novembro, a Faci Wyden promove, em comemoração ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, a Semana do Empreendedorismo Feminino, uma iniciativa aberta ao público que tem como objetivo preparar mulheres para gerenciar seus negócios. Os cursos, que acontecem ao longo da semana, visam também fortalecer a potencialidade feminina. “Buscamos justamente fazer com que essas mulheres descubram que elas podem ser vendedoras, contadoras, estudantes, dona de casa, se assim preferirem, podem ser o que quiserem, mas fazer essa mulher ter essa autoconfiança é um desafio”, conclui.

Foto: Pedro Guerreiro/ Agência Pará

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios