Qual a nota mínima do Enem para entrar na faculdade? Entenda

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é esperado ansiosamente por muitos estudantes que buscam um bom desempenho. Afinal, trata-se de uma das principais formas de ingresso no Ensino Superior e, também, do critério de classificação em muitos programas de bolsas e financiamentos estudantis. 
 
Se você se encaixa nesse grupo, é legal ter uma ideia de qual a nota mínima do Enem para entrar na faculdade. Assim, você pode reforçar os estudos e ter uma meta de pontuação em mente. Pensando nisso, preparamos este post com todas as informações que você precisa sobre o ingresso no Ensino Superior por meio do Enem. Confira!

Saiba tudo sobre o Enem 2023 aqui.

Por que o Enem é utilizado para entrar na faculdade? 

O Enem é utilizado para avaliar os conhecimentos do estudante acerca da matriz de conteúdo do ensino médio. E é justamente esse o objetivo dos vestibulares tradicionais! Assim, podemos dizer que o Enem cumpre a mesma função e ainda é mais acessível em vários sentidos. 

Muitos estudantes optam por ele em vez de se deslocarem para outras cidades para realizar o vestibular. Isso sem contar que, em vez de pagar a inscrição em vários processos seletivos, com o Enem há um gasto único e, ainda assim, o estudante pode usar sua média do Enem para concorrer a várias vagas de graduação. 

Qual a nota mínima do Enem para entrar na faculdade? 

A nota mínima para passar no Enem depende muito dos objetivos do estudante, já que cada processo seletivo tem suas condições e exigências. Porém, em geral, a tendência é considerar o mínimo de 450 pontos na média das provas de conhecimento gerais e nota maior que zero na redação — esses são os critérios do Prouni e do FIES

Agora, além da nota mínima, é preciso observar a nota de corte: a menor nota necessária para entrar no curso desejado. Por exemplo, se o curso de Administração tem nota de corte de 700 pontos, você só conseguirá uma vaga se tiver uma média maior que esse índice. 

Quanto mais concorrido é um curso, maior será sua nota de corte. Além disso, essa média varia conforme a instituição, a modalidade de ensino, a cidade e o turno. Ainda, há diferença na nota de corte de uma mesma opção de curso entre o ingresso por ampla concorrência ou por cotas raciais e sociais. 

Como entrar na faculdade com a nota do Enem? 

Cada instituição de ensino tem seus critérios em relação à nota do Enem como forma de ingresso. O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é uma das principais maneiras de entrar em uma instituição pública de ensino superior no Brasil. Promovido pelo Ministério da Educação, o programa utiliza a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar os alunos para as vagas oferecidas pelas universidades.  

O sistema teve mudanças em sua edição de 2024. Pela primeira vez, o programa acontecerá apenas uma vez ao ano – ainda que ofereça vagas para o segundo semestre. A classificação dos candidatos passa a seguir as normas da nova Lei de Cotas. E a lista de espera ganha uma duração estendida, valendo para o ano todo.   

Como entrar na faculdade com a nota do Enem? 

Cada instituição de ensino tem seus critérios em relação à nota do Enem como forma de ingresso. Quanto maior é a sua nota, maior será o desconto na mensalidade do curso, podendo chegar a 100%. Para conhecer as condições e os descontos aplicados, venha até a unidade e confira os regulamentos vigentes. 

Quem não fez o Enem pode fazer faculdade? 

Apesar de ser um importante caminho para o ingresso e a permanência no Ensino Superior, o Enem não é obrigatório. Então, caso você não tenha feito a prova, sem problemas! Há muitas outras formas de entrar na graduação. 

Por exemplo, a realização do vestibular online das universidades Wyden é independente da participação no Enem. Basta se inscrever no nosso site e fazer a prova online. Também dá para começar a segunda graduação sem realizar vestibular e, ainda, solicitar a transferência de outra faculdade para a nossa instituição. 

Com esta leitura, você descobriu qual a nota mínima do Enem para entrar na faculdade e viu que essa média pode variar de acordo com a instituição de ensino, o curso e outros critérios. Além disso, conheceu outras possibilidades de entrar na graduação. 

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios