Renegociação Fies: como pagar o Fies após a formatura

Tempo estimado de leitura: 5 minutos
Mulher de cabelos cacheados utilizando notebook

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) tem sido um aliado valioso para milhares de estudantes brasileiros na busca pela educação superior. No entanto, após a formatura, muitos graduados se veem diante do desafio de como quitar essa dívida de forma acessível e planejada. Felizmente, existem opções de renegociação e estratégias de planejamento financeiro que podem ajudar a aliviar o fardo do pagamento do FIES.

No novo FIES existem duas modalidades:

  1. Os beneficiários que possuírem uma renda per capita inferior a 3 salários mínimos, o pagamento do FIES será feito sem a cobrança de nenhum juro;
  2. Já os beneficiários que possuírem uma renda per capita entre 3 e 5 salários mínimos, o pagamento do financiamento será realizado levando em consideração os juros estabelecidos pela instituição financeira que fornece o crédito.

Quem pode renegociar?

A renegociação do FIES está disponível para os estudantes com contratos assinados com o FIES até 2017 e com inadimplência até 30 de junho do último ano, estes têm até maio de 2024 para renegociar as dívidas junto ao Banco do Brasil e à Caixa.

Porcentagens e condições

As porcentagens e as condições da renegociação podem variar dependendo da situação financeira do graduado e das políticas estabelecidas pelas instituições financeiras. Em muitos casos, é possível negociar prazos de pagamento estendidos, redução de juros ou até mesmo descontos para pagamentos à vista.

Contratos com débitos vencidos e não pagos há mais de 90 dias, em 30/6/2023:

  • desconto de 100% sobre encargos (juros e multas pelo atraso no pagamento) e de 12% sobre o valor financiado pendente, para pagamento à vista; ou
  • parcelamento em até 150 parcelas mensais e sucessivas, com desconto de 100% dos encargos, mantidas as demais condições do contrato (ou seja, ficam mantidas as condições de garantia e eventuais taxas de juros do contrato). 

Para contratos com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias, em 30/6/2023, cujos financiados estejam cadastrados no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021:

  • desconto de 92% sobre o valor total da dívida (valor financiado pendente + juros e multas por atraso no pagamento + juros do contrato), para pagamento total do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.

Para contratos com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias, em 30/6/2023, cujos financiados estejam cadastrados no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 e a data da última prestação prevista em contrato esteja em atraso superior há 5 anos:

  • desconto de 99% sobre o valor total da dívida (valor financiado pendente + juros e multas por atraso no pagamento + juros do contrato), para pagamento total do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas. 

Para contratos com débitos vencidos e não pagos há mais de trezentos e sessenta dias, em 30/6/2023, que não se enquadrem nas hipóteses 2 e 3 acima:

  • desconto de 77% sobre o valor total da dívida (valor financiado pendente + juros e multas por atraso no pagamento + juros do contrato), para pagamento total do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas. 

Para contratos com o pagamento em dia (adimplentes) na data da renegociação:

  • desconto de 12% sobre o valor total da dívida, para pagamento à vista do saldo devedor.

O que acontece caso não pague o Fies?

É fundamental compreender as consequências da inadimplência com o FIES. Além dos juros acumulados, a falta de pagamento pode resultar em restrições financeiras, como a inclusão do nome nos órgãos de proteção ao crédito, o que pode afetar negativamente a obtenção de crédito no futuro.

Planejamento para Pagar o FIES

Para aqueles que não têm direito à renegociação ou desejam evitar a inadimplência, é essencial criar um planejamento financeiro sólido. Por isso, reunimos algumas dicas úteis para te ajudar:

Orçamento detalhado: Faça um levantamento de todas as suas despesas e receitas para entender sua situação financeira atual.

Priorização de pagamentos: Coloque o pagamento do FIES como uma prioridade em seu orçamento, garantindo que você destine uma parte de sua renda para esse fim.

Redução de despesas: Procure maneiras de reduzir seus gastos mensais, cortando despesas desnecessárias ou encontrando alternativas mais econômicas.

Negociação de juros: Mesmo sem direito à renegociação formal, é possível entrar em contato com a instituição financeira e negociar taxas de juros mais baixas ou planos de pagamento mais acessíveis.

Planejamento de longo prazo: Estabeleça metas realistas e a longo prazo para pagar sua dívida do FIES, acompanhando regularmente seu progresso e ajustando seu plano conforme necessário.

A renegociação do FIES e um planejamento financeiro cuidadoso são ferramentas essenciais para garantir que os graduados possam pagar sua dívida de forma sustentável após a formatura. Ao tomar medidas proativas e buscar assistência quando necessário, é possível alcançar a independência financeira e seguir na busca da construção de um futuro sólido.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios