Como economizar na faculdade? 7 formas para poupar enquanto estuda

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Nem todos os universitários têm uma vida financeira tão “tranquila”, não é verdade? Muitos deles precisam tomar cuidado para não gastar demais e acabar dificultando a conquista do diploma. Por isso, preparamos um conteúdo especial para quem quer saber como economizar na faculdade.

Aliás, todo aprendizado sobre organizar suas finanças é útil e não deve ser desperdiçado. É comum que os jovens recebam ajuda da família enquanto estudam, mas saber cuidar das suas próprias economias é essencial para ter uma vida equilibrada no futuro.

Que tal conferir as dicas que destacamos? Se você quer ser mais econômico durante a faculdade, não deixe de acompanhar os tópicos a seguir!

1. Pegar livros na biblioteca

A leitura é uma atividade que faz parte de toda formação, e toda disciplina costuma ter materiais de referência para os alunos estudarem. Inclusive, alguns professores não só indicam como realmente pedem que determinados conteúdos sejam lidos.

Então, para economizar, o ideal é buscar os títulos na biblioteca da faculdade ou até em outros locais que emprestem livros. Na internet também é possível encontrar ótimas fontes de informação, sendo que vários livros são disponibilizados online ou podem ser mais baratos na versão e-book.

2. Procurar eventos gratuitos

Para aprender ou se divertir, os eventos são ótimas oportunidades para os universitários. Nessas ocasiões, cada um pode aproveitar ainda para fazer seu networking e conhecer outras pessoas da mesma área, ou outros profissionais que possam contribuir de alguma maneira com a sua trajetória.

Acontece que nem sempre esses encontros são gratuitos, e confirmar presença em alguns deles é capaz de comprometer o orçamento. Logo, vale a pena procurar por eventos gratuitos ou que ofereçam condições especiais para estudantes.

A dica é fazer uma boa pesquisa e decidir usar o seu tempo com eventos interessantes, que você consegue avaliar os benefícios. A falta de foco ao querer participar de tudo de uma vez só pode acabar afetando sua rotina e o seu bolso!

3. Aproveitar os descontos para estudantes

Há quem não saiba disso, mas os estudantes são privilegiados em muitos aspectos, e buscar esse tipo de informação é uma atitude importante para economizar na faculdade. A variedade de descontos é um fato que comprova essa ideia.

Normalmente, o seu “passe livre” para ter acesso a preços mais atrativos é a carteirinha de estudante da faculdade. Ou seja, não espere para fazer a sua logo que iniciar seu curso.

Shows, cursos, palestras, cinema e teatro são alguns dos locais onde você vai conseguir melhores condições de compra. Às vezes, até algumas lanchonetes ou restaurantes incentivam a fidelização dos alunos e facilitam o pagamento. Não tenha vergonha e peça desconto quando puder!

4. Ir atrás de bolsas de estudo

Em qualquer momento da vida, precisamos lidar com uma série de gastos, certo? Na faculdade não é diferente, e as despesas mensais podem pesar bastante no bolso do estudante ou da sua família.

Não desistir do sonho de conquistar um diploma e uma profissão reconhecida é certamente uma das maiores razões para buscar uma bolsa de estudo. Essa é uma boa alternativa para aliviar o valor das mensalidades ou, quem sabe, receber o benefício de estudar sem ter que pagar nada.

Nesse sentido, você pode procurar por programas do governo, como o Prouni (Programa Universidade para Todos), ou outros tipos de bolsas, incluindo iniciativas das próprias instituições de ensino. Aqui na Wyden, por exemplo, existem várias opções de bolsas e financiamentos para os alunos.

Conseguindo a total isenção dos custos ou apenas um desconto, o importante é que você continue firme no seu objetivo.

5. Comprar materiais usados

Nem só de livros vivem os estudantes. Outros materiais podem ser requisitados ao longo dos semestres para facilitar o aprendizado. Isso acontece muito em cursos que conciliam as aulas teóricas com a parte prática, demandando alguns recursos extras para que o estudante realize todas as atividades propostas.

Já que comprar tudo novo pode sair muito caro, uma solução é buscar por materiais usados e que estejam em bom estado de conservação. Esse “mercado interno” entre os alunos é comum e ajuda bastante, mas vale também procurar com pessoas de fora ou na internet para adquirir algo de que você precise com um preço melhor.

6. Repensar sua alimentação e meio de transporte

A modalidade de ensino presencial exige que os estudantes compareçam à faculdade para assistir às aulas, o que pode representar mais uma despesa relacionada com o fato de fazer faculdade. Além do transporte, comer fora de casa sai mais caro e gera um gasto recorrente no mês.

Para resolver essas questões de forma econômica, a dica é repensar seus hábitos e tentar montar um planejamento financeiro para não gastar mais do que você pode ou deve. Mesmo que tenha o dinheiro, é possível poupar um pouco no dia a dia e usar esse recurso para outros fins.

No caso da comida, preparar suas refeições em casa, com certeza, vai ajudar a economizar dinheiro. Você pode quebrar essa rotina de vez em quando para comer algo gostoso ou aproveitar a praticidade de comprar prontos. Sendo mais uma exceção do que uma regra, suas contas serão menores que o esperado.

Em relação ao transporte, analise quais são as opções mais baratas. Dá para ir a pé ou de bicicleta? Algum colega pode dar carona? Qual trajeto fica mais econômico? Faça um esforço para controlar as despesas cotidianas.

7. Procurar um estágio remunerado

Por fim, temos uma sugestão que vai apertar o seu tempo disponível para estudar, mas certamente oferece muitos benefícios. O estágio remunerado é uma oportunidade de fazer uma renda extra para lidar com os gastos mensais, enquanto você aprende todos os dias e desenvolve suas habilidades.

Essa é uma das formas de pagar a faculdade com uma ajuda que vem da sua própria dedicação. Pode parecer difícil e cansativo em alguns momentos, especialmente nos períodos de provas e entregas de trabalhos. Porém, conciliar as duas atividades não é impossível e só agrega valor ao seu perfil profissional. O segredo é gerenciar bem o seu tempo para cumprir todas as tarefas com responsabilidade.

Agora que você já sabe como economizar na faculdade, continue buscando conteúdos sobre esse assunto para ter uma vida financeira estável e bem-sucedida!

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios