Especializações em medicina: quanto tempo demoram?

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 6 minutos

As especializações em Medicina são algo que preocupam vários alunos. Afinal, ao se aproximar do fim da graduação, chega a dúvida: quais carreiras um médico pode seguir? Depois de concluir o curso, o aluno pode escolher continuar como clínico geral ou fazer um tipo de pós-graduação, que é a residência médica.

Medico
Ter uma especialização em medicina é um diferencial competitivo no mercado.

Como o curso de Medicina tem duração média de seis anos, sendo 2 anos para o ensino básico, 2 anos para os estudos clínicos e os 2 últimos para o internato, ter noção de quanto tempo dura a especialização é outro ponto importante para tomar a decisão.

Por esse motivo, queremos ajudar você a pensar melhor sobre o assunto com este post. Ao longo do artigo, você vai entender mais sobre a residência médica e sobre a duração de algumas especializações em Medicina. Acompanhe e não perca a oportunidade de tirar as suas dúvidas!

Importância da especialização em Medicina

A Medicina é uma área muito ampla; afinal, é preciso muito conhecimento para compreender como funciona a saúde humana e garantir o bem-estar dos pacientes. Por essa razão, a faculdade apresenta o conteúdo geral; no entanto, para aprofundar-se em uma determinada especialidade, é necessário dedicar-se mais alguns anos.

Ter uma especialização ainda oferece diversas vantagens para a carreira em Medicina, como diferencial no mercado, melhores salários, mais oportunidades de emprego e possibilidade de abrir o próprio consultório.

Por isso é tão importante pensar se vai optar por uma especialização em Medicina e qual área pretende escolher dentro das mais variadas alternativas. Afinal, isso é o que vai conduzir você ao longo de sua vida como um profissional médico.

Como funciona a residência médica

Essa outra dúvida é muito comum entre os estudantes após cursar Medicina: afinal, como funciona a residência médica? Semelhante ao internato, a especialização é voltada para adquirir conhecimentos práticos sobre a área escolhida.

No entanto, a diferença é que, na residência, o estudante de Medicina associa-se ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Por essa razão, passa a receber uma bolsa no valor bruto e fixo (não varia de acordo com a instituição nem com a especialidade) de R$ 3.330,43 para quem trabalha por 60 horas semanais — com os descontos provenientes da contribuição para a Previdência Social, a remuneração é algo em torno de R$ 2.964,13 por esse período trabalhado.

A carga horária é intensa, sendo necessárias 24 horas de plantão a cada semana, com 6 horas obrigatórias de descanso após 12 horas noturnas. O residente também recebe recesso de 30 dias consecutivos por ano e uma folga de 1 dia por semana.

No entanto, o maior desafio para a maioria dos médicos não é passar pela residência médica ou escolher uma especialidade, mas conseguir uma vaga para se tornar residente. O processo seletivo é tão complicado e concorrido (com cerca de 10 mil requisições para 7 mil vagas por todo o país) quanto o para entrar na graduação; por isso, será necessário muito empenho para alcançar esse objetivo.

O processo de seleção é composto por uma avaliação teórica e prática de aproximadamente 100 questões de conhecimentos básicos em Medicina, análise do currículo do candidato e, por fim, entrevista com os médicos e os diretores do hospital que administram cada especialidade.

LEIA TAMBÉM: 5 DICAS PARA LER MAIS RÁPIDO

Duração da especialização em cada área

Depois de realizar o processo seletivo e conseguir a aprovação para dar entrada à residência, o médico iniciará a sua especialização, que pode durar entre 2 e 5 anos, dependendo da área escolhida. É por isso que saber o tempo de duração é tão importante para escolher o destino de sua carreira.

Para ajudar nessa decisão, reunimos as especialidades mais procuradas pelos médicos e separamos as suas principais características. Confira mais detalhes a seguir!

Dermatologia

Um dermatologista é quem cuida de procedimentos clínicos e cirúrgicos nos tecidos superficiais do corpo, como pele, cabelos e unhas. Para essa especialidade, é importante gostar de lidar com o público e ter mais contato com o paciente.

Essa área oferece a oportunidade de trabalhar em diversos locais como hospitais, ambulatórios, consultórios e clínicas. A duração da residência médica, nesse caso, é de 3 anos.

Cardiologia

A Cardiologia é um dos ramos mais importantes da Medicina, tendo em vista que trata de um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Por isso, o seu trabalho envolve cuidados com o sistema circulatório, com a musculatura cardíaca e com o próprio coração. A residência dessa especialidade dura em torno de 2 anos.

Neurologia

A Neurologia também é uma especialidade que trata de outro órgão delicado e importante do corpo humano, que é o sistema nervoso. Por lidar com diversas doenças ligadas a essa área, a residência médica tem 3 anos de duração.

Cirurgia Plástica

O cirurgião plástico é o profissional apto para realizar alterações na aparência física, lidando com reparações, reconstruções de traumas, diversas patologias, assim como a área estética e questões psicológicas. A residência dessa especialidade também dura 3 anos. 

Ortopedia

A Ortopedia lida com regiões importantes para executar o movimento e realizar a sustentação do corpo, tratando de componentes como articulações, músculos, nervos, ligamentos, tendões e ossos. Nesse caso, será necessário um longo tempo de prática para desenvolver as habilidades manuais necessárias para exercer a profissão, com residência médica de até 3 anos.

Como você pôde ver, existem diversas especializações em Medicina, e escolher aquela com a qual você mais se identifica é fundamental para ter uma carreira de sucesso.

Além disso, é importante ir além da residência médica e participar, sempre que possível, de eventos, de congressos e de outras oportunidades para se manter atualizado. Afinal, essa é uma área que se desenvolve junto com a ciência e apresenta muitos avanços em bem pouco tempo. Por isso, estar por dentro das novidades é essencial para ser um ótimo profissional, independentemente da especialização em Medicina escolhida.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios