O que é EAD e por que ele é a melhor opção?

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 16 minutos

As contribuições das tecnologias para a educação a distância já não são mais uma novidade, mas muita gente ainda não sabe direito o que é EAD, especialmente quem nunca passou por essa experiência.

A verdade é que cada vez mais pessoas se interessam por essa oportunidade de aprendizado que elimina distâncias. Inclusive, o crescimento da modalidade EAD na pandemia foi favorecido devido às restrições e ao distanciamento social.

Que tal acompanhar um guia completo sobre esse assunto e descobrir as vantagens da EAD para a sua vida? Aqui na Wyden a gente acredita muito no poder desse formato de educação e preparamos um conteúdo exclusivo para você! Confira cada tópico a seguir.

O que é EAD?

A sigla se refere ao termo educação a distância, hoje propagada também como ensino digital. Dessa maneira, estamos falando de uma modalidade de estudo que acontece em plataformas virtuais, ou seja, por meio de um dispositivo eletrônico (como computador, tablet ou até smartphone) conectado à internet é possível acessar os conteúdos sem tem que estar presencialmente em uma sala de aula para aprender.

Isso pode ser feito de maneira livre, como quando fazemos uma pesquisa ou assistimos a um vídeo informativo. A diferença da EAD é completar uma formação específica, seguindo todas as etapas do processo de ensino-aprendizagem programado, como ao fazer uma graduação ou pós-graduação.

Em alguns casos, existem atividades presenciais obrigatórias, mesmo que sejam poucas, comparadas ao planejamento completo do curso. Por exemplo, algumas provas, aulas práticas e apresentação de trabalhos. Se a divisão das atividades presenciais e on-line é equilibrada, chamamos o curso de semipresencial.

No ensino digital, a maioria da programação acontece mesmo no ambiente virtual. Cada estudante acessa a plataforma de onde estiver e cumpre as tarefas previstas. Um detalhe importante é o suporte oferecido.

Como foi o crescimento da EAD no Brasil?

A EAD não surgiu no Brasil. Para muitos parece inacreditável, mas desde o século XVIII já se falava em educação a distância. Em 1728, na cidade de Boston (EUA), temos a primeira notícia de um curso feito por correspondência.

Então, a história da EAD vem evoluindo desde esses tempos, mas é claro que a internet foi um marco fundamental para transformar todo esse cenário.

Aqui no Brasil, no começo do século XX já eram oferecidos cursos de Datilografia a distância. O aluno recebia os materiais com todas as orientações para aprender e praticar em casa.

Depois, os canais de rádio e televisão desempenharam um papel importante na disseminação do conhecimento para mais pessoas. Se você lembra ou já ouviu falar do Telecurso 2000, provavelmente sabe que o aprendizado a distância não é uma novidade tão recente.

O que mudou foram as tecnologias utilizadas e o que elas permitem hoje. As aulas ao vivo são um exemplo disso. Uma pessoa em qualquer lugar do mundo pode transmitir uma aula em tempo real para os seus alunos, que também podem estar em locais distintos e distantes.

Além de eliminar as barreiras geográficas, o tempo é otimizado nesse novo modelo. A educação a distância por correspondência não conseguia ser tão eficiente, pois o envio dos materiais não era imediato. Agora, bastam alguns segundos para ter acesso a uma infinidade de conteúdos pela internet ou pela própria plataforma virtual de aprendizagem que a instituição de ensino disponibiliza.

Se por um tempo houve qualquer desconfiança sobre a EAD nas faculdades, o Ministério da Educação acabou com as dúvidas e passou a reconhecer oficialmente a modalidade quando criou a Secretaria de Educação a Distância, em 1996. A partir de então, novas políticas são estudadas e desenvolvidas para direcionar os estudos a distância no Brasil.

Além disso, a definição de parâmetros foi importante para garantir a validade do diploma de EAD nas faculdades, que não tem nenhuma diferença dos conquistados em formações presenciais, desde que o curso seja reconhecido pelo MEC.

Por que a EAD é a melhor opção?

É claro que cada formato de ensino tem prós e contras. O modelo presencial continua funcionando muito bem e garantindo a formação de milhões de estudantes todos os dias no mundo inteiro.

Porém, as novidades surgem com o objetivo de trazer benefícios para as pessoas, e com a EAD não foi diferente. Essa pode ser a melhor opção para você devido a algumas razões que contamos a seguir.

Flexibilidade

Uma das principais dificuldades de quem faz um curso presencial é ter que adequar toda a sua rotina para estar presente em um determinado local no horário marcado. Para os estudantes que trabalham ou têm outros compromissos, isso costuma ser uma tarefa ainda mais difícil.

Então, a EAD surge como uma alternativa mais flexível, permitindo que os estudos aconteçam de qualquer lugar com acesso à internet, sem precisar seguir uma programação tão rígida, perder tempo com deslocamento etc.

Além da flexibilidade relacionada à presença física, os horários também tendem a ser mais maleáveis. Quando não há uma atividade ao vivo, como aulas ou provas agendadas, o aluno consegue organizar a sua rotina de estudos.

Por exemplo, alguns não têm muito tempo livre durante a semana e deixam para estudar aos fins de semana. Outros não gostam de acordar tão cedo e preferem se dedicar ao curso à noite ou até de madrugada. Normalmente não há muitas regras, desde que cada um cumpra todas as tarefas propostas, podendo fazer isso do jeito que quiser.

Essa é apenas uma vantagem para muita gente, mas para outras pessoas é um fator essencial e justamente o que viabiliza a decisão de iniciar uma formação.

Preços Acessíveis

Poder economizar dinheiro é mais um benefício de optar por um curso a distância. Em primeiro lugar, as despesas rotineiras podem ser reduzidas, principalmente com transporte, alimentação fora de casa e materiais impressos.

A única exigência da EAD é ter acesso à internet, um gasto que já faz parte da vida da maioria das pessoas hoje em dia. Como tudo é disponibilizado pela plataforma virtual, não há a necessidade de gastar com livros, apostilas, impressões etc.

A economia em relação ao transporte é um ponto considerável, a não ser para quem consegue frequentar a faculdade sem custo nenhum, o que acontece com quem mora próximo ao local, por exemplo. Caso contrário, o transporte coletivo ou individual representa um custo extra no fim do mês.

Fora isso, as mensalidades da EAD são mais baratas. Isso não tem a ver com a qualidade dos cursos, mas com o fato de que as próprias instituições de ensino gastam menos para oferecer um curso online do que uma formação presencial.

A infraestrutura física é reduzida considerando aspectos como espaço, energia elétrica, manutenção, entre outros. O número de alunos também consegue ser maior, já que não existe a limitação da sala de aula. Logo, os custos são menores e acabam distribuídos, resultando em um preço de mensalidade mais acessível.

Possibilidade de fazer diversos cursos

A barreira geográfica por muito tempo foi um obstáculo para os estudantes. Pensamos nos custos de ter que se deslocar dentro de uma mesma cidade para ir até a instituição de ensino. Contudo, a realidade é que milhares de pessoas já precisaram se mudar para fazer o curso dos seus sonhos, e essa nem sempre é uma decisão simples.

A cidade ou região onde cada um mora, muitas vezes, não tem a formação desejada, sendo necessário ir para longe ou até desistir. Com a educação a distância, as oportunidades são multiplicadas pela facilidade de acesso que a internet permite.

Ficou muito mais fácil encontrar cursos de todas as áreas do conhecimento, passar pelo processo seletivo online e começar os estudos.

Desenvolvimento de autogestão

Essa é uma vantagem da EAD desconhecida por muitas pessoas, especialmente por quem nunca passou pela experiência de estudar a distância ou não tem contato com alunos dessa modalidade.

A flexibilidade precisa ser acompanhada de muita responsabilidade, o que favorece o desenvolvimento de diversas habilidades relevantes, como disciplina, organização, proatividade, entre outras.

A verdade é que o estudante desenvolve a sua capacidade de autogestão, isto é, de administrar os seus compromissos com autonomia. Não há um professor do seu lado em sala de aula cobrando o tempo todo sobre as tarefas, só que essa liberdade depende do comprometimento de cada um para alcançar bons resultados.

Inclusive, essas são qualidades muito valorizadas pelo mercado de trabalho. Ter foco, ser responsável, demonstrar iniciativa, saber gerenciar seu próprio tempo e se comprometer com suas tarefas são características valiosas para o profissional de qualquer área, concorda? O modelo de educação a distância acaba exigindo o desenvolvimento de tais habilidades.

Avanço de tecnologias

Dominar as tecnologias não é mais uma escolha. Algumas pessoas têm maior domínio sobre as ferramentas tecnológicas, e outras menos, mas esse é um conhecimento cobrado ao longo da vida.

Várias das nossas atividades cotidianas envolvem tecnologia, além do ambiente escolar e profissional. Por exemplo, antigamente os professores conseguiam dar suas aulas usando apenas livros, canetas e as famosas lousas. Agora, a realidade é outra e lidar com a tecnologia faz parte do dia a dia.

Fazer um curso EAD é aproveitar as facilidades que as tecnologias proporcionam e, ao mesmo tempo, aprender sobre elas a cada dia. Os alunos se tornam automaticamente usuários assíduos da internet e aqueles que ainda não têm tanto domínio sobre o mundo tecnológico acabam desenvolvendo esse lado. Já pensou em como isso pode facilitar a conquista de um emprego?

Quais cursos podem ser feitos no formato EAD?

Se você se interessou pela possibilidade de estudar EAD, a boa notícia é que o número de cursos oferecidos nesse formato vem crescendo cada vez mais e a variedade de graduações a distância é impressionante. Confira alguns deles:

  • Administração;
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Biomedicina;
  • Ciências Biológicas;
  • Ciências Contábeis;
  • Ciências da Computação;
  • Ciências Exatas;
  • Comércio Exterior;
  • Educação Física;
  • Engenharia Civil;
  • Engenharia de Produção;
  • Engenharia Elétrica;
  • Estética e Cosmética;
  • Farmácia;
  • Filosofia;
  • Gestão Ambiental;
  • Gestão de Recursos Humanos;
  • Gestão e Empreendedorismo;
  • Gestão Financeira;
  • Gestão Hospitalar;
  • História;
  • Jogos Digitais;
  • Jornalismo;
  • Letras;
  • Logística;
  • Marketing;
  • Nutrição;
  • Pedagogia;
  • Publicidade e Propaganda;
  • Tecnologias Educacionais.

Se você não encontrou sua área de interesse nessa lista, não se preocupe, pois existem muitas outras possibilidades! Aliás, a expectativa é que o número de cursos de EAD cresça nos próximos anos, assim como a quantidade de estudantes que escolhem esse formato.

Quais cursos ainda não podem ser ofertados nesse modelo?

Ainda existem restrições? Sim, pois garantir a qualidade do ensino e o desenvolvimento das habilidades necessárias em cada curso não é uma tarefa fácil.

O MEC e as instituições de ensino precisam trabalhar muito nos projetos de adequação do modelo presencial para a EAD, sendo que há limitações em algumas áreas. Por isso, nem todas as formações são oferecidas na modalidade a distância.

A faculdade de Medicina é um dos exemplos, mas que já vem sendo estudado depois que a EAD na pandemia foi imposta para a realização das aulas virtuais, pelo menos dos conteúdos teóricos.

A grande questão está na parte prática. É complexo simular todo tipo de experiência de aprendizado pela internet, até porque cada estudante vive uma realidade distinta. Muitas vezes, o contato direto com os objetos de estudo é necessário, e a instituição de ensino é quem fornece toda a infraestrutura para que isso aconteça.

Imagine os laboratórios de Engenharia ou de cursos das Ciências Biológicas, como Enfermagem, Medicina Veterinária e a própria Medicina. O acesso a todos os equipamentos, ferramentas e materiais disponíveis nesses ambientes ainda é um ponto de resistência para a educação a distância.

Que outras graduações também não são oferecidas na modalidade EAD? Além das que já citamos, podemos incluir mais exemplos: Direito (por enquanto, visto que o MEC já autorizou o ensino digital do curso, Biotecnologia, Psicologia, Odontologia, Moda e Engenharia de Petróleo.

Por que optar pelo EAD da Wyden?

Agora que você já sabe o que é EAD e conhece melhor esse formato de estudo, chegou o momento de descobrir as razões para apostar nos cursos de EAD da Wyden! Reunimos aqui as principais vantagens para tomar essa decisão. Não deixe de conferir cada uma delas!

Estude em uma das maiores marcas do Brasil

A Wyden tem mais de 700 mil profissionais formados em diversas áreas. Tradição e reconhecimento no mercado são pontos muito positivos para agregar valor ao seu currículo.

Alem de todo o aprendizado e de conquistar a capacitação necessária para exercer uma profissão no mercado de trabalho, você vai ter um diploma que abrirá muitas portas. O nome da Wyden é valorizado pela qualidade da instituição e é um diferencial a mais para a sua trajetória.

Conte com unidades em cada região do país

Já falamos aqui do privilégio que é poder fazer o curso que você deseja usufruindo de toda a praticidade da EAD. Reduzir as barreiras geográficas é um dos propósitos da Wyden, tanto que os polos de apoio estão espalhados por todo o Brasil.

São 11 unidades para chegar até os estudantes de todas as regiões do país. O método de ensino é unificado e a qualidade é mantida pelo sistema de gestão que conecta todos os pontos sob a mesma forma de conduzir o processo de ensino-aprendizagem.

Isso quer dizer que não importa se você está em São Paulo, no Amazonas, em Santa Catarina ou qualquer outro lugar. O curso é o mesmo porque a Wyden vai até você!

Tenha uma educação transformadora

A faculdade é uma das fases mais importantes da vida, de amadurecimento pessoal e profissional. Os cursos de pós-graduação também cumprem o importante papel de preparar o estudante para vencer os desafios do mercado e se destacar na área de atuação escolhida.

A educação transforma as pessoas e contar com uma instituição de ensino que se preocupa com isso é fundamental. Não é por acaso que a Wyden é exemplo de inovação e de esforços constantes para criar o melhor ambiente possível para a sua comunidade. A prioridade é oferecer ferramentas e estimular os alunos a cada dia na busca pelo sucesso das suas realizações.

Disponha de cursos nota 4 e 5 no MEC

O Ministério da Educação acompanha de perto todos os cursos credenciados pelo órgão, o que é uma forma de garantir a qualidade do que é oferecido aos estudantes e a validade do diploma.

São diversos os índices de avaliação do MEC, e entre os mais conhecidos estão o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e o IGC (Índice Geral de Cursos). O primeiro, por exemplo, varia de acordo com cada graduação, sendo 5 a nota máxima.

Essa é uma das maiores referências para quem está pesquisando os melhores cursos do mercado, e a Estácio tem um ótimo reconhecimento. Seus cursos têm nota 4 e 5, comprovando mais uma vez a qualidade da universidade.

Aproveite as possibilidades de intercâmbio

Tem o sonho de viajar para o exterior e fazer um intercâmbio? A Estácio sabe que esse é um desejo que passa na cabeça de muitos estudantes e faz o possível para facilitar essa missão. São vários convênios acadêmicos e profissionais com instituições famosas no mundo inteiro.

Essa é uma grande oportunidade de aumentar os conhecimentos adquiridos na vida universitária e ter contato com uma cultura diferente. Muitos participantes aprendem outro idioma, desenvolvem habilidades interpessoais e vivem a melhor experiências de suas vidas!

Melhor ainda é não ter que arcar com o custo do curso enquanto tudo isso acontece. O intercambista assume apenas as despesas da viagem (transporte, alimentação, acomodação etc.) e tem isenção das mensalidades tanto na Estácio quanto na instituição parceira.

Quer saber para quais partes do mundo você pode ir? Argentina, Chile, Colômbia, EUA, Espanha, Portugal, Reino Unido e Uruguai. Todas as instituições são muito reconhecidas e ter uma dupla certificação realmente é um enorme diferencial para o seu currículo.

Consiga bolsas e financiamentos

Estudar em uma universidade particular tem seus pontos positivos, mas não dá para negar que arcar com as mensalidades impacta o orçamento de boa parte dos estudantes e das suas famílias.

A intenção da Wyden é que isso não seja um grande problema, principalmente com as facilidades oferecidas. Algumas das opções são: ProUni, FIES e outros descontos especiais das bolsas de estudo.

Desfrute das facilidades de conseguir trabalho

Sem dúvidas, uma das maiores preocupações de um estudante universitário é conseguir um bom emprego e ter uma carreira de sucesso. É claro que algumas conquistas vêm somente com o tempo, mas fazer faculdade é como dar o primeiro passo para ser um profissional bem-sucedido.

No entanto, a Wyden faz muito mais do que oferecer educação de qualidade. Existe um departamento especial para mentoria de carreira que orienta os alunos (incluindo os recém-formados), disponibiliza treinamentos, promove o networking com empresas e faz a conexão com vagas adequadas ao perfil de cada um.

Precisa de ajuda ao se preparar para uma entrevista de emprego? A equipe da Estácio ajuda você! Além dos conteúdos exclusivos sobre o assunto, temos profissionais disponíveis para oferecer suporte.

Esse é um serviço diferenciado e que não se encontra em qualquer instituição de ensino, não é verdade? Acontece que a taxa de empregabilidade e o sucesso dos estudantes no mercado de trabalho é uma preocupação para a Wyden. Por isso, você pode contar com mais esse benefício.

Enfim, quem conhece o que é EAD percebe que o mais importante é escolher uma boa instituição para estudar, pois a validade e a qualidade dos cursos a distância são iguais a uma formação presencial. A diferença está nas vantagens que cada modalidade oferece.

Então, o que mais você está esperando para começar seu curso aqui na Wyden? Confira todas as nossas opções de graduação, escolha uma área preferida e comece sua jornada de desenvolvimento com a gente!

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios