Qual a diferença entre especialização e pós-graduação?

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Na hora de buscar aprimorar a jornada profissional e acadêmica, os estudantes se deparam com diversas opções, o que pode gerar bastante dúvidas se vale a pena investir em uma pós-graduação, MBA ou outro tipos de especialização.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te ajudar a entender melhor a diferença entre especialização e pós-graduação e assim, você optar com mais segurança para o formato de estudo que mais combina com o momento da sua carreira. Quer saber mais? Siga conosco!

Afinal, qual a diferença entre especialização e pós-graduação?

Ao entender a diferença entre especialização e pós-graduação, você terá mais segurança para dar um passo a mais na sua carreira.

O término do ensino superior vem acompanhado de um mundo de possibilidades. Há espaço para iniciar uma segunda graduação, mas também aprofundar os conhecimentos em alguma disciplina que você conheceu na universidade e teve mais afinidade, as chamadas pós-graduações.

Por definição, pós-graduação é um curso realizado depois do ensino superior e  serve para aprimorar o conhecimento, atualizar-se no mercado, direcionar a área de atuação, entre outros objetivos.

Isso significa que não é qualquer curso que pode ser considerado uma pós. Somente os cursos caracterizados como formação continuada é que se englobam nesta categoria. Geralmente eles são cursos de curta duração, bastante específicos e voltados para aplicação técnica imediata entre a área estudada e o ambiente de trabalho.

Sendo assim, pode-se dizer que um curso de pós-graduação e de especialização são sinônimos. Porém, o que acontece é que há diversos tipos de pós-graduação, e vamos conhecer um pouco delas logo abaixo.

Quando se fala em tipos de pós-graduação é preciso compreender também que elas são basicamente divididas em duas categorias: lato sensu e stricto sensu.

 O que é lato sensu?

Lato sensu significa “sentido amplo”. Desta forma, os cursos de pós-graduação que se encaixam nesta categoria são os que ampliam os conhecimentos vistos na graduação, atualizando e aperfeiçoando as informações já adquiridas.

Dentro da modalidade lato sensu estão os cursos de MBA e as especializações, que vamos entender mais adiante. Quanto ao tempo de curso, a pós-graduação lato sensu tem duração mínima de 360 horas.

O que é stricto sensu?

Stricto sensu significa “sentido estrito”. Deste modo, os cursos de pós-graduação stricto sensu são mais específicos e mais recomendados para quem quer seguir carreira acadêmica. Mestrado, mestrado profissional e doutorado são os tipos de pós-graduação que pertencem a essa modalidade. 

Assim, a principal diferença entre lato sensu e stricto sensu é que o primeiro é mais voltado para a formação de profissionais que atendam às demandas mercadológicas, enquanto o segundo tem o objetivo de formar interessados em seguir a carreira acadêmica, como professor ou pesquisador.

Tipos de pós-graduação

Há diferentes tipos de pós-graduação no mercado, e elas variam de acordo com o objetivo e proposta do programa

Como dissemos, há diferentes formas de se especializar no mercado e obter mais conhecimento. Estes tipos de pós-graduação se caracterizam por especificar determinada área ou tema para que o profissional possa desenvolver habilidades técnicas específicas para tal. Conheça alguns:

MBA

MBA significa Master in Business & Administration. Ou seja, em tradução para o português, Mestre em Negócios e Administração, que apesar do nome, não confere o título de mestre como o mestrado.

Há dois tipos de MBAs: o tradicional e o executivo. O MBA tradicional é mais recomendado para quem quer desenvolver alguma habilidade específica ou até mesmo trocar de área. Já o MBA executivo é indicado para profissionais que já ocupam cargos gerenciais ou buscam ascensão na carreira.

Inclusive, dependendo da instituição de ensino, ter experiência comprovada é um dos requisitos mínimos para ingressar no MBA Executivo. Por conta disso, empresários, executivos e gestores são os perfis que mais procuram por este tipo de curso.

Especialização

Com o objetivo de formar especialistas, a especialização é um tipo de pós-graduação voltado para o aprofundamento em uma das áreas vistas na graduação.  E assim como o MBA, a carga horária mínima do curso é de 360 horas e dura cerca de dois anos.

Então, qual a diferença entre MBA e especialização?

Apesar de terem alguns aspectos bastante comuns, os cursos têm características bem particulares. A principal diferença entre MBA e especialização é que, enquanto o MBA é mais nichado, se concentrando unicamente na área de gestão e negócios, a especialização envolve conhecimentos mais amplos de determinada área de formação.

Tanto a especialização quanto o MBA podem ser cursados imediatamente após o término da graduação e não existe uma regra do que é preciso estudar primeiro. Tudo vai depender da sua necessidade de instrumentalização e objetivos profissionais. Vale dizer também que ambas especializações podem ser feitas tanto após o mestrado ou doutorado.

Hoje já é possível fazer uma especialização de qualidade no conforto da sua casa, com as opções de ensino a distância

Mestrado

Com cerca de dois anos de duração, o mestrado é dividido em dois tipos:

  • Mestrado acadêmico: é a modalidade mais conhecida, voltada para quem deseja atuar na academia, seja trabalhando no ensino, pesquisa ou extensão.
  • Mestrado profissional: trazendo aplicações mais específicas, o mestrado profissional é mais direcionado às necessidades do mercado de trabalho.

Apesar dessa diferença, é importante ressaltar que tanto o mestrado profissional quanto o acadêmico são dedicados à pesquisa. Vale dizer também que, mesmo quem optar pelo mestrado profissional poderá seguir a carreira acadêmica, se assim preferir.

Desta forma, o mestrado tradicional pode ser uma ponte para o doutorado, pois as pesquisas podem ser continuadas nele, enquanto que no mestrado profissional, por conta da aplicação mais técnica, isso é dispensável.

Outros aspectos que diferenciam os dois tipos de mestrado é em relação a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC.

No mestrado tradicional, por exemplo, o mestrando deve pautar sua monografia no formato dissertativo e argumentativo sobre um único tema, explorando-o com profundidade. Dependendo do programa e instituição, poderá ser exigido até mesmo a produção de um artigo científico.

Já no mestrado profissional, o TCC é desenvolvido a partir de problemas reais identificados dentro do campo de atuação do aluno. 

Doutorado

Já o curso de doutorado, também chamado de PhD (Doctor of Philosophy), é focado em adquirir especialização dentro de seu campo de estudo e atuação, com duração de até quatro anos.

Nele, o profissional se torna um pesquisador da área. Durante o curso, é necessário se dedicar a uma pesquisa intensa sobre determinado tema escolhido. O objetivo é conseguir obter uma tese que deverá ser defendida ao final do curso. O doutorado pode ter um viés mais profissional ou acadêmico.

E agora, por qual opção seguir?

A verdade é que não existe certo ou errado quando se fala em escolher uma especialização ou mestrado. O que precisa ser levado em conta na hora da escolha é o seu momento profissional, pessoal e as suas expectativas a longo prazo.

Deste modo, faça uma análise cuidadosa sobre sua carreira, mas também se será possível equilibrar sua rotina com uma nova jornada de estudos.

E lembre-se, escolher uma instituição de ensino com alto grau de qualidade, que ofereça tecnologia de ponta aliada a profissionais qualificados e renomados no mercado também é importante para garantir o sucesso da sua aprendizagem. E nisso, a Wyden sabe como fazer, te ajudando a alavancar sua vida acadêmica e profissional, seja no modelo de ensino EAD e Presencial, proporcionando a melhor experiência de ensino.

Conseguiu esclarecer suas dúvidas quanto a diferença entre especialização e pós-graduação? Continue nos acompanhando para ver as notícias da Wyden e se manter bem informado!

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios