Como realizar sonhos e tirar os planos do papel?

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Realizar sonhos é um dos principais motivos pelos quais vale a pena se motivar para tomar boas decisões. Sabemos que alcançar metas não é uma tarefa fácil, porém, é algo extremamente satisfatório e que traz a sensação de sucesso. Por isso, é fundamental traçar objetivos e estratégias para atingi-los.

Há quem seja cético em relação aos sonhos, visualizando-os como expectativas que podem ser quebradas e trazer muito sofrimento e frustração. No entanto, existem pessoas que se arriscam a sonhar e a definir objetivos pessoais, como encontrar o emprego dos sonhos ou retornar aos estudos. São elas que mais se sentem realizadas na vida, principalmente quando conquistam os maiores desejos.

Entretanto, para saber aonde quer chegar, é preciso encontrar o caminho certo. Sabe dizer qual é o seu? Para ajudar você a tirar planos do papel, preparamos uma lista com dicas práticas. Acompanhe o post e confira!

Esclareça qual é o seu sonho

Para começar a trilhar o caminho ideal, é preciso saber qual é o seu destino. Afinal, você não entra em um ônibus sem saber qual é o ponto que deve descer, certo? Por esse motivo, o primeiro passo para ver os planos saindo do papel é ter em mente, muito bem esclarecido, qual é o seu sonho.

Você não precisa ter apenas um sonho. Vale definir grandes metas para diversas áreas da vida, desde que sejam algo que você realmente gostaria de vivenciar e conquistar ao longo de toda a sua trajetória.

Desse modo, tire um tempo para refletir quais são os seus maiores desejos. Observe também se eles realmente são sonhos que você gostaria de realizar ou se são apenas uma vontade passageira.

Algo que trará mais motivação é anotar os sonhos em um caderno de uso pessoal e deixá-lo em um lugar de fácil acesso. Assim, dá para vê-lo constantemente e se lembrar de quais sonhos ainda quer realizar.

Planning GIF by memecandy - Find & Share on GIPHY

Trilhe um caminho para chegar até lá

Para realizar sonhos, é necessário estabelecer estratégias. Muito raramente você vai ver algum caso em que a pessoa conquistou um objetivo sem ter passado por uma série de situações que proporcionaram isso.

O caminho que você vai trilhar para chegar onde deseja pode ser visto como um conjunto de decisões. Diariamente, precisamos realizar pequenas escolhas que, ao longo de nossa vida, tomam maiores proporções, assumindo uma importância significativa para a realização de nossos sonhos.

Por exemplo, se você quer ser um profissional de sucesso na área de Direito, é necessário definir cada passo a ser dado para chegar a esse objetivo.

Nesse caso, é importante estudar para o vestibular, encontrar uma instituição de ensino de qualidade, cursar a graduação e verificar quais são as próximas etapas até realizar o sonho. A decisão de passar por cada uma dessas fases é o que define o seu futuro.

Organize-se financeiramente para realizar o seu sonho

Muitos sonhos são interrompidos por falta de organização financeira. Em alguns momentos da trajetória, será necessário abdicar de horas de trabalho para estudar; em outros, vai ser importante se empenhar mais na vida profissional, por exemplo.

Para manter a estabilidade mesmo nos momentos mais difíceis e, assim, não perder o foco dos seus sonhos, é necessário fazer um planejamento financeiro e segui-lo adequadamente. Criar uma reserva de emergência, organizar as contas, pagar as dívidas e poupar são apenas algumas atitudes que devem ser feitas para evitar preocupações nessa área.

Crie objetivos de curto prazo

Visualizar por muito tempo uma meta de vida que você tem pode trazer a sensação de que a realização é algo muito distante. No entanto, quando você a divide em pequenos objetivos de curto prazo, é mais fácil acreditar que o sonho virará realidade.

Por esse motivo, é fundamental criar metas de curto prazo para acompanhar o progresso e se motivar para continuar a trilhar o caminho escolhido. Quer outro exemplo prático?

Imagine que você queira se tornar um professor universitário e trabalhar com pesquisas acadêmicas. Para isso, é necessário fazer a pós-graduação stricto sensu, como o mestrado e o doutorado.

No entanto, para ingressar em qualquer um desses cursos, é importante dominar pelo menos um idioma, além de português. Desse modo, ao estabelecer uma meta de aprender inglês, por exemplo, você cria um objetivo de prazo menor que o de ter um doutorado em determinada área de atuação.

Sendo assim, pense melhor sobre quais são os seus objetivos pessoais e profissionais e, com isso, veja o que está ao seu alcance no momento para torná-los mais próximos de serem alcançados. Em outras palavras, trata-se de subir um degrau por vez até chegar ao topo da escada.

Tenha foco

Lembra da dica que demos de escrever sobre os seus sonhos? Ela é fundamental para manter o foco em tirar os planos do papel, que, por sua vez, é algo imprescindível para se motivar diariamente a persistir no caminho escolhido.

Uma atitude que vai ajudar a manter o foco é trazer significado ao seu sonho. Por isso, pergunte-se: por que você deseja alcançar um objetivo de vida? O que isso trará de positivo para você ou para as pessoas em sua volta? O que move você a seguir em busca dessa meta?

Se o que planeja é uma mudança de carreira, é válido refletir sobre os motivos pelos quais essa troca é desejada. Além disso, é possível pensar em como um novo emprego vai ajudar, como aumento da remuneração, mais saúde mental, identificação com a nova área, entre outros fatores.  

Meça o seu progresso

Já pensou em focar mais os objetivos de curto prazo que foram cumpridos em vez de observar tudo o que ainda falta para realizar sonhos? Muitas vezes, parece que estamos estagnados em nosso caminho, e isso dá a falsa sensação de que nenhum progresso foi feito.

Ao estabelecer parâmetros para medir o seu progresso, você se sente mais confiante sobre a própria capacidade de concretizar os seus maiores planos. No entanto, é importante tomar medidas de acordo com a sua trajetória. Comparar-se com o desempenho de outras pessoas só vai trazer prejuízos em seus projetos.

Como visto, realizar sonhos é algo totalmente possível, desde que haja determinação e persistência. Além disso, na maioria das vezes, a educação é a porta de entrada para que desejos se cumpram. Portanto, não deixe de investir nos seus estudos.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios