Como fazer organização de estudos: passo a passo

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 8 minutos

Se você está se preparando para o vestibular ou para o Enem, ou mesmo já entrou para a graduação e precisa estudar para as provas do semestre, manter uma organização de estudos é essencial. Afinal, quando você se organiza, as chances de obter um melhor resultado são maiores.

Para isso, você pode adotar algumas estratégias, assim como ferramentas que vão ajudar na organização de estudos. De início, você precisa saber como começar a estudar, ou seja, o que fazer para ter um estudo mais eficiente. Sabemos que a organização de estudos é um ponto crucial nesse processo e, por isso, traremos detalhes sobre como você pode fazer isso.

Ao pensar em organização de estudos, uma estratégia fundamental é o roteiro de estudos. Com ele você organiza seu tempo e os conteúdos a estudar, aumentando seu rendimento. Continue a leitura deste artigo e saiba todas essas informações de forma completa.

O que é necessário para estudar?

A princípio, se você busca como estudar melhor, o primeiro passo é encontrar um local adequado para realizar seus estudos. Como local adequado, o essencial é que ele seja silencioso, com boa iluminação e que você possa se sentir confortável. 

Por isso, se seu quarto for silencioso o suficiente, este é um bom local, por exemplo. No entanto, se em casa não é o seu local ideal, você pode tentar estudar em uma biblioteca ou tentar na casa de amigas ou amigos.

Além disso, você pode contar com ferramentas de apoio, como aplicativos no celular, canetas marca-texto e post its, por exemplo, além dos cadernos ou blocos de notas pelo computador.

Saber o que é necessário para estudar ajuda na preparação para o momento. Com essas dicas de estudo iniciais, você já começa com foco total.

Como ter um estudo mais eficiente?

Após fazer a preparação inicial para os estudos, você precisa se organizar com relação aos conteúdos e ao tempo que você tem disponível para estudar. 

Dessa forma, tanto se você está estudando para o vestibular/Enem, para provas da faculdade ou mesmo para um concurso público, a organização de estudos é essencial.

O que é organização nos estudos?

Organização de estudos consiste em você conseguir definir horários de estudo para cada disciplina que precisa estudar, assim como dispor do local e ferramentas necessárias de forma organizada para que essa ação seja produtiva.

Organizar-se para os estudos, portanto, deve envolver tanto a organização em sua forma mais abstrata, como sua capacidade de disciplina com relação às tarefas e de gestão de tempo, por exemplo, quanto em sua forma física, ou seja, a organização do local de estudos e dos materiais que vai precisar.

A imagem contém estudantes na biblioteca.
As bibliotecas são lugares excelentes para estudar!

Qual a importância da organização nos estudos?

A organização de estudos é importante para você não se perder entre uma disciplina e outra. Qualquer que seja a finalidade dos seus estudos, sabemos que não é fácil decorar ou assimilar todas as informações. Por isso, algumas estratégias de organização de estudos podem ajudar você.

Além de uma organização de estudos mais abstrata, a organização dos seus materiais e do local onde você estuda também é importante. Afinal, com tudo organizado, você tem menos chances de se perder entre livros e cadernos, otimizando seu tempo e melhorando o fluxo de estudos.

Como organizar os seus horários de estudo?

Para organizar seus horários de estudo, você precisa, primeiramente, definir quanto tempo falta até a realização da prova. Além disso, você precisa considerar também as tarefas e compromissos fixos que você tem ao longo da semana. Também é fundamental definir um tempo para lazer, para que você possa relaxar um pouco e não chegar a exaustão. 

Com esses horários definidos, fica mais fácil estabelecer um horário específico para os estudos. Assim, a depender de suas tarefas fixas e do tempo para lazer, o período que sobra deve ser aproveitado de acordo com suas necessidades de estudo. Ou seja, é o momento de você distribuir as disciplinas entre os horários. Para isso você pode criar um roteiro de estudos para se organizar.

O que é um roteiro de estudos?

Um roteiro de estudos é uma forma de você organizar a distribuição e a ordem das disciplinas a serem estudadas. Isto é, o roteiro de estudos funciona como um cronograma pelo qual você irá se guiar. Assim, há várias formas de se fazer um roteiro de estudos. Você pode fazê-lo tanto de forma física quanto digital

Para a primeira opção, você pode construir o roteiro de estudos em um calendário de papel e colocá-lo na parede em frente à sua mesa de estudos ou na contracapa de seu caderno, por exemplo. Você também pode recorrer aos planners, um formato de agenda que contém seções específicas para cada tarefa e compromisso. 

No digital, você pode utilizar o Google Agenda, por exemplo, e organizar as disciplinas de acordo com o horário e o dia que selecionou para estudar. Essa ferramenta permite ainda que você receba lembretes das tarefas definidas, auxiliando ainda mais na organização de estudos.

A imagem contém uma estudante recorrendo ao Google Agenda em seu celular para fazer a organização de estudos.
Você pode fazer a organização de estudos por meio de aplicativos no celular!

Qual a importância do roteiro de estudos?

Um roteiro de estudos é importante para que você não só consiga organizar sua rotina, mas também para ter disciplina e conseguir seguir o que propôs. Afinal, de nada adianta apenas saber que faltam três meses para a prova do Enem, por exemplo, e saber quais são os conteúdos, se você não se organizar.

Por isso, o roteiro de estudos é tão importante: ele será seu amigo e conselheiro. É ele quem orientará seus estudos, tornando-os ainda mais produtivos.

Como montar um roteiro de estudos?

Embora você já tenha visto algumas dicas de como se preparar para estudar, assim como o que e quais são os tipos de roteiro de estudos ao longo dessa leitura, agora é o momento de criar um.

Para isso, seguem algumas dicas de como montar um roteiro de estudos que vai ajudar você a se organizar melhor para estudar e, consequentemente, ter mais produtividade.

1. Faça uma lista das tarefas e compromissos fixos da semana

Como já dito, o primeiro passo é se organizar quanto à sua rotina diária. Por isso, defina quais são as tarefas fixas, ou seja, aquelas que você tem todos os dias como, por exemplo, horário de almoço, ou mesmo período de trabalho.

Nesse momento é importante também selecionar períodos de lazer, já que estes períodos são essenciais para evitar que seu cérebro entre em pane.

2. Defina um objetivo a ser alcançado

Seu objetivo é passar no vestibular? Conseguir uma boa nota para o Enem? Atingir a média para ter aprovação em uma avaliação da faculdade? Qual é o seu objetivo? Estabelecer um objetivo ajuda você a especificar quais são os passos para atingi-lo. Por isso, tenha um objetivo claro a ser alcançado.

3. Estabeleça os conteúdos a serem estudados

Seja qual for a finalidade dos seus estudos, você precisa saber qual é o conjunto de disciplinas a estudar, para que possa distribuí-las melhor nos horários estipulados. 

Após definir todos os conteúdos, selecione quais são as prioridades, ou seja, quais disciplinas você tem mais dificuldade. Para elas, procure reservar períodos maiores de estudo, assim como revisões constantes.

4. Crie ciclos de estudos, lembrando-se de fazer pausas

Organize os conteúdos criando ciclos de estudos. Aqui, uma estratégia fundamental é a técnica dos estudos intercalados, na qual você distribui as disciplinas de forma intercalada. Ou seja, estuda um pouco de matemática, depois um pouco de biologia e, por fim, um pouco de língua portuguesa.

Nestes ciclos você pode adotar outra estratégia que é o método de Pomodoro. Através desse método de estudo você estuda por 25 minutos e pausa por cinco. Essa técnica ajuda o cérebro a ter um tempo para assimilar as informações, além de diminuir a exaustão trazida por um estudo sem pausas.

5. Defina o modo como você vai estudar

Avalie qual será o formato dos seus estudos. Alguns formatos são, por exemplo:

  • Estudo por leitura, áudio, vídeo-aula
  • Uso de marca-textos para grifar as partes mais relevantes
  • Resumos
  • Teste do conhecimento
  • Revisões Periódicas

6. Faça ajustes em seu roteiro de estudos conforme necessário

Por fim, ao longo dos seus estudos, vá ajustando seu roteiro de acordo com suas necessidades.

A imagem contém um infográfico com dicas de como construir seu roteiro de estudos. As dicas são as mesmas do texto, mas resumidas.
Construa seu roteiro de estudos com essas dicas matadoras!

Agora que você já sabe como começar e manter a organização de estudos, assim como como construir um roteiro de estudos e segui-lo com disciplina, é hora de colocar em prática.

Além disso, o que acha de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para que pessoas que têm dificuldade com organização de estudos também possam se organizar?

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios